Camada de pavimento com resíduo de asfalto compactado foi colocada e tráfego será liberado nos dois sentidos
Obras no desvio do Dnit foram concluídas nesta segunda-feira
PONTE INTERDITADA
A Della Pasqua Engenharia concluiu no final da tarde desta segunda-feira (1º) as obras emergenciais contratadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no desvio feito na BR-153, ao lado da ponte da Várzea do Castagnino, interditada deste o dia 27 de dezembro.
Foi colocada uma camada de pavimento com resíduo de asfalto compactado, e também placas de sinalização nas laterais ao longo de todo o desvio. Com isto, o prefeito Neiron Viegas disse que o tráfego fica liberado pelo Dnit nos dois sentidos, a partir de amanhã, dispensando a presença dos agentes de trânsito da Prefeitura destacados para controlar o tráfego no local, um de cada lado, antes das cabeceiras da ponte.
Foram trazidas 25 caçambas, com 10 metros cúbicos cada, de material fresado (resíduos) de Santa Maria para fazer o pavimento que se assemelha a asfalto. "Essas sobras pertencem ao Dnit, e são oriundas de trechos onde estava sendo feito recapeamento. A máquina tira da pista as sobras de asfalto, que são recolhidos e colocados máquina que faz a fresagem. Isto é, vai batendo e triturando até se transformar em asfalto de novo", explica o engenheiro Alessandro Bone, da Della Pasqua.
O trabalho de pavimentação com a camada de material fresado teve início segunda-feira pela manhã e se estendeu até o final da tarde. Na medida em que as caçambas com resíduos de asfalto chegavam de Santa Maria, uma motoniveladora espalhava o material, seguida por um rolo compactador e um caminhão que molhava a pista com água. Outra equipe da Della Pasqua trabalhou na sinalização do trecho.
NOVA PONTE - Segundo o engenheiro que supervisionou a obra, o material empregado tem durabilidade suficiente para aguentar o fluxo de veículos pesados, como ônibus e caminhões, até a conclusão da construção da nova ponte que será construída no local - período estimado entre seis meses e um ano - desde que não haja novas enchentes.
"Com o calor do verão e o tráfego constante, o material vai se compactando e fica cada vez mais parecido com asfalto. Se houver novas enchentes, daí provavelmente seja necessário algum reparo, do contrário não haverá problemas até que a nova ponte seja erguida", avalia Bone.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Área de dominio
sandro tatsch em 02/02/2016 às 23h38Existe farta legislação a respeito de área de domínio do DNIT, uma interessante é o Manual de procedimentos para a permissão especial de uso de faixas de domínio de rodovias federais- 2008 A área de domínio é de 80 metros e é marcada a partir do eixo da pista sendo 40 m para cada lado, Quem planta nestas áreas publicas paga arrendamento para o DNIT? Não sou topografo mas acho que o desvio do DNIT é dentro da área de domínio do próprio DNIT, não necessitando assim ressarcir nenhuma pessoa.
Proprietário de acordo?
Gilberto Albuquerque em 02/02/2016 às 18h35A pergunta que fica: e o proprietário da terra, está de acordo com esse asfaltamento? Sim, pq esse trecho vai ficar imprestável para cultivo. Ele será ressarcido?
Grupo encara calor para protestar contra a violência
Manifestação ocorreu na Rua Júlio de Castilhos
Sábado dos destaques
26 personalidades e empresas serão reconhecidas em 13 categorias
Cartinhas de Natal esperam adoção
165 pedidos estão na vitrina da rádio
Brotos ajudam o Noel
Corte de Cachoeira fará ações sociais de Natal até o próximo dia 21
Praia Nova é aprovada para o banho pela Fepam
Primeiro boletim do Programa Balneabilidade saiu nesta sexta-feira
Rua Coberta abre programação oficial de Natal nesta sexta-feira
Evento terá distribuição de picolés, show musical e abertura oficial do Natal 2025.
Dnit vai colocar tachões na Volta da Charqueada
Medida visa reforçar a sinalização após dois acidentes
Cavalgada do Bem é neste sábado em Cachoeira do Sul
Concentração dos cavalarianos será no Posto Marina
Gosto e odor da água continuam incomodando os cachoeirenses
Mesmo informando que a água está 100% potável, leitores do JP cobram esclarecimentos da Corsan
25 vagas no camping da Praia Nova
Inscrições estão abertas