Consultas com clínico geral agora só de dia e com hora marcada
Plantão 24 Horas do SUS fecha as portas neste sábado
ECONOMIA DE R$ 200 MIL
A partir das 7h deste sábado, o Plantão 24 Horas do SUS, também chamado de Pronto Atendimento (PA), fecha as portas, depois de mais de 40 anos de atividades. O espaço físico vai virar uma extensão da Unidade Básica de Saúde 1 (UBS 1), que funciona no andar de cima, ao lado da agência do INSS.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Roger Gomes, em média, a economia será de R$ 180 mil a R$ 200 mil para os cofres do município. O cálculo inclui os R$ 107 mil que eram pagos mensalmente à empresa Multisaúde, que era responsável pelos médicos, além de horas extras e adicional noturno dos 23 servidores municipais que faziam parte da equipe, e a despesa com medicamentos, que girava entre R$ 30 mil e R$ 40 mil mensais. Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) o município paga R$ 600 mil pelo atendimento completo, inclusive medicamentos.
Antes a demanda era livre no Plantão do SUS, por ondem de chegada, agora os atendimentos no local precisam ser agendados. O horário de funcionamento será das 7h30min às 12h, e das 13h30min às 17h, como as demais UBSs do município.
DEMANDA ABSORVIDA
Parte da demanda do Plantão 24 horas será absorvida pela UPA, e o restante pelo Hospital de Caridade e Beneficência (HCB), que recebe R$ 125 mil por mês da Prefeitura para manter um médico de plantão 24 horas no seu setor de emergência. “O PA custava muito caro para o município, e não tinha resolutividade. Tradicionalmente, a maior parte dos casos terminava sendo reencaminhada para o HCB, salvo casos que dependiam exclusivamente de medicamentos.
O secretário de Saúde ainda frisa que uma pesquisa feita pela coordenadora do PA, Isaíra Pereira da Rosa, mostrou que 90% dos atendimentos do Plantão 24 horas eram casos típicos de Unidades Básicas de Saúde, e não de unidades de emergência e emergência.
“Acreditamos que não haverá sobrecarga na UPA ou HCB, pois apenas 10% dos atendimentos eram de urgência ou emergência. O restante será diluído pelas Unidades Básicas de Saúde e Estratégias de Saúde da Família”, avalia Roger Gomes.
Encontrou algum erro? Informe aqui
PLANTAO FECHADO
Jose Gilnei Machado Rodrigues em 29/09/2017 às 21h35Como assim vai fechar! O prefeito sempre jurou de pés junto que independente da abertura da Upa, o plantão 24 horas do Inss não fecharia, cade o cumprimento da palavra dada ?
Proposta de Cachoeira não se enquadrou no Prepara RS
Município tem prazo de recurso aberto até terça-feira
Ryan defende imóveis públicos para projetos sociais e geração de empregos
Norma aprovada passa a exigir contrapartida social em todos projetos que repassem imóveis
Governo oferece o Hospital da Liga para o Iffar
Sob pressão, prefeito anuncia cedência
Prefeitura obtém liminar para TNSG adequar o transporte coletivo
Decisão em primeira instância impede a empresa de abandonar o serviço
Ministro vistoria Ponte do Fandango que funcionará em pare e siga domingo
Obra está em fase final, com colocação de asfalto
Prefeitura oferece prédio do Hospital da Liga para instalação do Iffar
Anúncio foi feito depois do prefeito ser cobrado pelo deputado federal Paulo Pimenta
Ponte do Fandango pronta
Tráfego será liberado já neste domingo, anuncia Paulo Pimenta
Prefeitura abre processo contra uma servidora
Fiscal ambiental disse que governo não escuta setores técnicos
Ponte do Fandango será liberada neste domingo
Deputado Pimenta vistoriou a obra nesta quarta-feira e celebrou investimento
Governo Balardin abre processo contra servidora por comentário em rede social
Fiscal ambiental disse que governo não escuta setores técnicos
Vereadora vai investigar as impositivas
1º foco será a emenda das próteses dentárias
