Peemedebistas abrem as negociações com outros partidos e quer figurar na chapa
PMDB cansou de esperar pelo PP
A 117 DIAS DO VOTO
O PMDB cansou da indefinição que assombra o PP, seu parceiro de aliança há pelo menos três anos, e abriu as negociações para os demais partidos do bloco de Oposição.
No próximo dia 19, uma pré-convenção ratificará este novo posicionamento e oficializará Luciano Figueiró, assessor do governador José Ivo Sartori, como negociador da aliança. O PMDB só tem uma exigência, presença na chapa majoritária.
Previamente, o diretório do PMDB já trabalha com três possibilidades de aliança, todas na cabeça de chapa: Ronaldo Trojahn, do PSB, Oscar Sartório, do PRB, e Leandro Balardin, do PSDB. "Não estamos desmanchando a coligação com o PP, mas abrindo o leque para escolher o melhor rumo. O próprio PP estará no rol das negociações", antecipa Marcelo Figueiró, presidente do PMDB/Cachoeira.
Os Figueiró não antecipam nada das conversações, mas fontes internas avaliam as chances de cada candidato de oposição para obter o apoio do PMDB. Trojahn já foi do PMDB e alguns apoiadores ainda hoje fazem parte do diretorio do partido. Há um grupo forte que deseja a coligação com Sartório. Um outro grupo, ligeiramente majoritário estaria mais inclinado por uma aliança com Balardin.
DOCUMENTO
"Vamos avaliar todas as possibilidades", explica Marcelo Figueiró. "O partido que deseja negociar com o PMDB deve enviar um documento oficializando o interesse e imediatamente será marcada uma reunião com Luciano Figueiró, nome que escolhemos para comandar as rodadas de conversações", revela o presidente do PMDB. Ele salienta que salienta que o contato oficial deve ser
Extraoficialmente, o PMDB já conversou com Sartório e Trojahn. Os contatos com Balardin foram mais superficiais.
O PP parece ter perdido o rumo. Nos últimos meses não reagiu à saída do candidato a prefeito Ronaldo Trojahn, lançou para imediatas desistências Pedrão Germano, Augusto Cesar e Antônio Trevisan e acabou se contentando com o desconhecido André Bessow.
Piorou sua situação ao descobrir que necessitará de uma coligação proporcional para repetir a bancada de cinco cadeiras de 2012. Agora pode estar perdendo a parceria do PMDB em razão de tantas indefinições.
IMPORTANTE
O PP percebeu tarde demais que não se preparou para a eleição para vereador. Tem pelo menos cinco nomes com potencial para mais de mil votos, mas somente 12 candidatos na nominata total. Para corrigir o problema, tentou uma coligação com o PSDB, exigindo, entretanto, a vaga de vice e a coligação proporcional. Os tucanos recuaram.
A operação, que desconsiderou a vaga de vice já prometida ao PMDB, acabou criando uma cisão na aliança, que pode se desfazer nos próximos dias, já que os peemedebistas também decidiram procurar seus próprios caminhos. O PMDB é o partido com o maior número de filiados, tanto na cidade, quanto no estado e no país.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Como pode?
Vinícius Severo em 06/06/2016 às 21h08Como pode o jornal se referir ao vice-presidente do PP, ex-presidente de um clube de Rotary desta cidade, como um desconhecido? Esta é uma opinião do Jornal do Povo? Se for, demonstra no mínimo desconhecimento acerca destas duas atividades do advogado. Se a intenção era dizer que André ainda não concorreu nas urnas, o jornal se saiu extremamente mal. O mesmo periódico que reclama a falta de novas lideranças na cidade usa esse modo de qualificar quando um nome diferente é lançado. Lamentável, profundamente lamentável.
Piracema restringe a pesca
110 pescadores registrados que receberão o seguro defeso
Balardin ignora sindicatos e cria Fórum do Faps com a Cacisc
Siprom lamenta decisão e diz que governo jamais quis o diálogo
Menos Bolsa Família em Cachoeira
Baixa de 6,8% e 478 eliminados
Balardin tranca pauta da Câmara
Não havia projeto para votar
Movimento por Uergs maior prepara agenda
Conversa será com vice-governador
Enfermeira Patricia Fagundes e professor Paulo Ricardo Félix são os negros do ano
Homenagem é tradicional na Câmara de Vereadores
Balardin volta atrás no vale-alimentação
Governo foi precipitado
Câmara de Vereadores vai comprar carro novo
GM Zafira de 2007 está com alta quilometragem e dando gasto elevado com manutenção, justifica presidente
