A entrega do prédio ocorreu na manhã de quarta-feira no Bairro Funcap
Prefeitura recebe a chave da nova creche
Escola infantil
A construtora Prade e Bonilla entregou hoje, dia 3, o prédio da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Júlia Tavares, construída no bairro Funcap, para a Prefeitura de Cachoeira do Sul.
O prédio possui 564,50 metros quadrados de área construída e teve um investimento de R$ 808.742,58, patrocinados pelo Governo Federal. A cerimônia de entrega teve início às 9h30min, com a chegada do prefeito Neiron Viegas, e terá sua inauguração oficial no dia 4 de março.
Entre discursos e homenagens, a comunidade se manteve presente e, ao final, conheceu as dependências da escola infantil que receberá as crianças a partir do dia 7 de março.
Alessandra Santos era uma das mães que prestigiaram o evento. Acompanhada pela filha, Kahuany Santos Pohlmann, de 2 anos, Alessandra estava ansiosa e contente com a nova escola. “Eu pretendo trabalhar e, com a escolinha, eu sei que a minha filha vai estar bem cuidada”, disse.
Enquanto Alessandra conversava com as outras mães, Kahuany aproveitava para correr, brincar e fazer novas amizades com as crianças que também foram conhecer o prédio. Com o olhar sempre acompanhando os passos da filha, Alessandra contou que sempre passava pelo local e ficava curiosa para ver a obra finalizada. “E ficou muito lindo”, comentou a mãe de Kahuany.
Mas, a preocupação não está somente na fachada da Escola Professora Júlia Tavares. A secretária municipal de Educação, Cláudia Severo, explicou que toda a infraestrutura foi desenvolvida para acolher as crianças e facilitar seu acesso as diferentes partes do prédio.
Por conta disso, o prefeito Neiron Viegas garantiu que o espaço público recém construído é o mais qualificado da cidade. “Esse espaço vai acolher o bem mais precioso de um pai e uma mãe: os filhos. Por isso, ele precisa ser preservado com muito carinho”.
Além disso, o prefeito também pediu consciência da população no cuidado com as crianças: “Elas são o futuro. O que dermos para elas é o que elas darão para a sociedade. Ninguém dá o que não aprendeu”.
O presidente da Associação de Moradores do Bairro Funcap, Julio Cesar Barros Vicente, também fez alguns pedidos e foi aplaudido pelo público ao pedir respeito aos moradores do bairro. “A Funcap não é uma favela e não tem apenas marginais. Essa obra é da comunidade, então precisamos nos esforçar para manter isso. Eu quero que nós sejamos referência de gente que cuida do que tem”, explicou.
Após os pronunciamentos e a entrega da chave, a comunidade foi convidada para entrar na escola e conhecer cada uma das salas. Kahuany, que já estava ansiosa, foi uma das primeiras. Contente, a menina puxava a mãe e os irmãos pela mão para ver o banheiro, a cozinha e todo o resto. “Tá muito lindo!”, repetiu para todos que passaram por ela.
Para saber mais
Cáudia Severo, Secretária de Educação, explicou que esse foi apenas o primeiro passo: a entrega da obra para a Prefeitura. Desta quinta-feira, dia 11, até o dia 17, estarão abertas as inscrições para quem deseja matricular os filhos na Escola Municipal de Educação Infantil Professora Júlia Tavares.
Os critérios de preferência para as 120 vagas são: idade das crianças e zoneamento, para priorizar os moradores do Bairro Funcap. O horário para as inscrições começa às 7h30min e se encerra às 10 horas. Para os pais que não podem comparecer nesses horários, será feito um turno especial entre às 17h30min às 19h30min.
Quem foi Júlia Tavares
Professora, vereadora em Cachoeira do Sul, entre 1993 a 1996, ex-secretária municipal de Educação em 1989 e líder comunitária no Bairro Tupinambá – onde morou boa parte da vida – foram algumas das funções exercidas por Júlia Tavares.
Júlia foi homenageada tendo seu nome na fachada da nova escola infantil de Cachoeira do Sul. Durante a cerimônia de entrega do prédio, a vida da professora foi lembrada e mencionada com carinho, pelo prefeito Neiron Viegas. “Se ela estivesse aqui, já estaria emocionada, chorando e dançando”, brincou. Júlia Tavares faleceu em 2015.
A escola oferece:
- Quatro salas de aula com sanitários
- Uma sala multiuso/informática
- Solarium em todas as salas
- Cozinha
-Lavanderia
- Sala dos professores
- Lactário
- Sanitário para funcionários
- Castelo d’água com capacidade para 10 mil litros de água
- Anfiteatro externo para pequenas apresentações
- Espaço para praça de brinquedos
- Pátio interno com parte calçada e parte gramada
- Acessibilidade
- Rua calçada em frente à escola
Encontrou algum erro? Informe aqui
Ótima notícia
Edson Bonine em 04/02/2016 às 09h21Muito embora tenhamos uma demanda maior que a oferta de vagas públicas, a inauguração desta nova creche em um bairro popular da cidade é uma ótima notícia. O que me intrigou até agora, é que ainda não apareceu nenhum urubu transvestido conterrâneo por aqui.
ÓTIMA NOTÍCIA
Lia Inês Silva de Menezes em 03/02/2016 às 20h06Precisamos atender toda a demanda da educação infantil, principalmente a partir dos 4 anos de idade (obrigatoriedade). Mais um avanço, com a inauguração dessa escola. Justa homenagem à profª Julia Tavares!
Quatro filmes seguem em cartaz no Cine Via Sete
Programação vai até quarta-feira
Vem, poeta, mostrar teu talento
Prêmio Paulo Salzano Vieira da Cunha de Poemas recebe inscrições até 23 de junho
8.449 vacinados contra gripe
No sábado tem horário especial
Alunos da Favo de Mel visitaram a Biblioteca Pública
120 alunos assistiram à apresentação lúdica
Hora de tecer solidariedade
Quadradinhos de Amor está de volta
Médiuns de psicografia em Cachoeira
Palestras e cartas consoladoras agendadas para este sábado e domingo
Investimento de R$ 1,3 milhão em esgoto beneficiará 1,2 mil pessoas
Serão três mil metros de canalização no Bom Retiro e no Barcelos
3º BE Cmb treina com novas embarcações
Unidade recebeu quatro barcos para montagem de pontes
Posse da ATC no aniversário do PL Delfino Carvalho
Jantar-baile será nesta quarta-feira, no CTG Os Gaudérios
Aberta a agenda de eventos do JP
Maior agenda de atividades de Cachoeira tem os leitores como protagonistas
Brotos arrecadam bolsas
Campanha contemplará mães que vivem em situação de pobreza