Em constantes melhorias, portal ficou com nota 9,8 em avaliação do Ministério Público
Site da Prefeitura dá show em transparência
ACESSO À INFORMAÇÃO
Enquanto a Câmara de Vereadores enrola-se na tentativa de finalmente abrir os contracheques de seus servidores para a comunidade, a Prefeitura cumpre com louvor a lei da transparência.
E mais: o portal do executivo cachoeirense deu show na segunda versão do estudo do Ministério Público Federal e do Ministério Público Estadual sobre a divulgação de informações públicas nos sites das 5.568 prefeituras de todo o país.
Em uma escala de zero a 10, a Prefeitura ficou com nota 9,8, a mesma nota de outros 10 municípios gaúchos. No ranking estadual da transparência, a Prefeitura ficou na 48ª posição entre 496 municípios. 9,8 foi a segunda maior nota da avaliação.
A pontuação máxima, 10, foi atingida por 47 cidades do Rio Grande do Sul, entre elas Candelária e Agudo, que são vizinhas de Cachoeira do Sul.
Em constante melhorias providenciadas por servidores do Centro de Processamento de Dados da Prefeitura, o portal do executivo cachoeirense, no ano passado, tinha recebido nota 5,7 na avaliação, a 307ª maior do estado.
Com os ajustes feitos nos últimos meses, o site deu um salto em acesso à informações públicas e superou as médias do Rio Grande do Sul (7,36) e do Brasil (5,15) no estudo.
O exame levou em conta 16 itens e teve como proposta medir o grau de cumprimento da legislação das prefeituras. A checagem nos sites foi feita de 11 de abril a 25 de maio de deste ano.
Entre as avaliações estiveram a disponibilidade, de forma pública e acessível, de dados como despesas, receitas, contratos, licitações, remuneração dos agentes públicos e gastos com diárias e passagens.
A proposta do Ministério Público é estimular o cumprimento espontâneo pelos entes públicos da Lei de Acesso à Informação.
Contudo, com o resultado da segunda etapa do projeto, será avaliada a necessidade de se adotar medidas extrajudiciais ou judiciais para o cumprimento das normas de transparência pública.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Parabéns
Lucas Silva em 10/06/2016 às 09h32Por um acaso, o site está muito bom mesmo. O JP poderia seguir o exemplo e dar uma atualizada pra tornar o site mais moderno. Essa história de não poder fazer CTRL+C CTRL+V data do milênio passado. Obrigado.
Resposta
Francisco Bastos em 09/06/2016 às 20h53Há controversias sobre este show... pois quando da instalacao do COMUDE, na condicao de Presidente do Lions Clube Cachoeira do Sul, solicitei informañcao ao Senhor Prefeito através deste site, ed até nao recebi nenhnuma resposta.
Preparem sua rua, vizinhos
Moradores estão convidados a fortalecer laços de amizade em seus bairros
Fundos sociais têm 1,8 milhão nos cofres
Valor deste ano ainda não entrou
Aníbal assume a Intersindical
15 lideranças de sindicatos representam trabalhadores urbanos e rurais
Luís Aníbal Machado assume presidência da Intersindical de Cachoeira do Sul
Ele foi eleito por unanimidade