MEIO AMBIENTE

Urgência no uso racional da água

19/05/2022 00:03 - por José Ricardo Gaspar do Nascimento

É preciso consciência para evitar o desperdício dos recursos

Mais de 70% da superfície terrestre é composta por água. Embora seja um recurso muito abundante, apenas uma pequena quantidade dessa água pode ser aproveitada para consumo humano, já que a maior parte é salgada ou está em locais de difícil acesso, como em geleiras, o que dificulta seu uso. Em Cachoeira do Sul, onde a seca se fez presente nos últimos três verões, o Rio Jacuí, um dos maiores do cone sul, baixou tanto de nível, que dificultou até a captação de água pela Corsan, a administradora da água e do saneamento básico no município.

Sendo um recurso limitado, é necessário fazer uso racional da água, ou seja, evitar desperdício, não usando água tratada para lavagem de carros ou calçadas. Uma alternativa ainda pouco utilizada no Brasil seria a construção, por indústrias, condomínios ou residências, de sistemas de captação de água da chuva. Seria utilizada onde não se exigisse água tratada. Essa medida pode gerar grande economia no consumo de água, o que compensaria os investimentos na construção dos sistemas, além de contribuir com a preservação da água.

Muitas cidades enfrentam problemas com o abastecimento de água em época de seca, pois os mananciais que são alimentados pela água das chuvas têm o seu nível reduzido. Cenário comum em Cachoeira é, em tempos de seca, as comunidades do interior serem abastecidas por caminhões-pipa vindos da zona urbana. Isto que a Corsan tem espalhado pelos núcleos principais forma de distribuição de água tratada e implantação de caixas d’água.

CONSUMO RACIONAL
Como não é possível controlar o clima, fazendo chover mais, é muito importante haver um consumo racional da água, pois, se os reservatórios chegarem a níveis críticos e não houver expectativa de chuva, só restará adotar o racionamento, liberando água apenas alguns dias na semana para a população. Esse é, obviamente, um recurso que as prefeituras só utilizam em último caso, por ser uma medida extremamente impopular. Cachoeira ainda não enfrentou esse problema, mas no Rio Grande do Sul é comum até em municípios grandes, como Bagé.

 

UMA PERGUNTA
É possível purificar a água coletada?

Sim. A Corsan ensina em seu site, www.corsan.com.br, métodos de purificação doméstica da água:

- Ferver a água de um a cinco minutos.
- Colocar de uma a duas gotas de hipoclorito de sódio (cloro de uso doméstico) por cada litro de água clara. A proporção dependerá da concentração de cloro existente. Misturar bem e esperar 30 minutos antes de beber.
- Utilizar pastilhas de cloro, se puder consegui-las, pedindo sempre instruções para o uso.
- A água tratada deve ser acondicionada em recipientes bem fechados. É recomendável purificar somente a água que será utilizada para beber e preparar os alimentos.
- Deve-se verificar se as conexões, os aparelhos sanitários e depósitos de água estão em bom estado. É recomendada a limpeza permanente, do contrário, ocorrerá contaminação.
Fonte: Corsan

 

DICAS JP


Como usar a água de forma racional

TORNEIRAS
A manutenção das torneiras elimina um grande desperdício. Acredita-se que um filete de água é capaz de desperdiçar cerca de mil litros em um mês. Já o gotejamento, 400 litros. Torneira aberta, em um minuto, gasta três litros de água. Uma torneira gotejando gasta 46 litros de água em um único dia.

VAZÃO
Esta é uma boa dica para empresas. Instalar sistema de vazão ou fechamento automático, que regule o tempo em que as torneiras ficam abertas, evita o desperdício. O mesmo vale para a família em casa. Manter as torneiras fechadas enquanto escova-se os dentes, por exemplo, pode reduzir o gasto excessivo. Chuveiro aberto por 15 minutos gasta 60 litros de água.

JARDIM
Para irrigar as plantas do jardim, o melhor é o uso de regadores. Eles podem ser encontrados no mercado, em diferentes tamanhos. Utilizar mangueira para molhar as plantas pode consumir, aproximadamente, 186 litros de água em apenas 10 minutos. 

CISTERNAS
A instalação de cisternas e sistemas de captação permite reter a água da chuva, que poderá ser reaproveitada para a limpeza. 10 milímetros por metro quadrado como reservatório equivale a 10 litros de água.

DESCARGAS
Enquanto as descargas de modelos antigos utilizam, em média, de 10 até 30 litros de água, as acopladas reduzem o gasto para apenas seis litros. Dessa forma, os novos modelos de descarga são capazes de garantir uma redução de quatro a 24 litros a cada vez que for acionada.

LAVAGEM
Uma mangueira aberta por mais de 30 minutos é capaz de gastar 200 litros de água. Uma dica é recorrer à lavagem a seco. Evite também que as crianças brinquem de tomar banho com mangueira.

Fonte: Ética Ambiental Consultoria

Faça seu login para comentar!
30/04/2024 09:20

Trânsito

Chuva abre cratera e bloqueia a BR 290 em Charqueadas

Caminho para Porto Alegre pela 287 também está bloqueado

30/04/2024 00:03

PROTESTO DOS HOSPITAIS

HCB vai suspender os eletivos pelo IPE

Prejuízo com nova tabela é de R$ 1 milhão

30/04/2024 00:00

Mortes

30/04/2024 00:00

TRADICIONALISMO

CTG Estância é campeão em Venâncio Aires

29/04/2024 22:17

Muita chuva

Smed suspende aulas na zona rural de Cachoeira do Sul

Estradas estão alagadas em vários pontos do interior

29/04/2024 18:28

Protesto

HCB vai suspender atendimentos eletivos pelo IPE Saúde

Prejuízo é estimado em R$ 1 milhão por ano com nova tabela de serviços

29/04/2024 14:33

FALECIMENTOS

Obituário

29/04/2024 14:04

Crianças de talento

CTG Estância do Chimarrão é campeão de rodeio em Venâncio Aires

Invernada mirim foi a melhor nas danças tradicionais

29/04/2024 11:47

CONTEÚDO DO JP IMPRESSO

Liliane é reeleita patroa no CTG José Bonifácio

Patronagem foi aclamada para novo mandato

29/04/2024 00:00

Mortes

28/04/2024 13:55

FALECIMENTOS

Obituário

27/04/2024 00:06

REVOLTA DE OPERADOR

Protesto atravessa colheitadeira na 153

Gabarito foi fechado na Ponte do Fandango