TRABALHO VOLUNTÁRIO
4 ONGs na luta pela causa animal
Além da Prefeitura, Cachoeira conta com abnegados pelo bem-estar animal
Cachoeira do Sul tem um time de voluntários incansáveis na defesa de cães, gatos e até cavalos, muitos deles abandonados ou resgatados de maus-tratos. São quatro organizações não governamentais que atuam na causa: Associação Amigos dos Animais (AME), Matilha, Pelo Amigo e SOS Animais. Somente entre essas entidades, mais de 50 voluntários contribuem diariamente com campanhas, arrecadação de alimentos, oferta de lares temporários e cuidados aos animais.
Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente, André Silveira, “tanto as ONGs quanto as protetoras voluntárias realizam um trabalho fundamental em áreas onde o poder público não atua ou não oferece determinado serviço”. Apesar do trabalho eficaz das organizações, o problema com o abandono de animais persiste, alertou André.
CEMPRA E CASTRAMÓVEL
O Centro Municipal de Proteção Animal (Cempra), criado em 2014, é o principal serviço da Prefeitura voltado ao acolhimento de animais. Localizado no distrito de Três Vendas, o espaço abriga atualmente 241 cães, seis cavalos e um burro. Cerca de R$ 1 milhão é investido anualmente no Cempra, cobrindo custos com ração, atendimentos veterinários e salários dos servidores que atuam no local.
O castramóvel funciona diariamente no Departamento de Vigilância Sanitária (DVS), realizando de seis a oito castrações gratuitas por dia. O serviço tem se mostrado eficaz, com um tempo médio de espera entre a solicitação e a realização da castração variando de 7 a 10 dias. Segundo André, somente nos primeiros 90 dias deste ano, foram recebidos 537 pedidos de castração e chipagem, dos quais 297 já foram atendidos. A castração e a microchipagem gratuitas são mantidas pelas ONGs, de animais em lares temporários ou pertencentes a tutores inscritos no Cadastro Único.
QUEM É QUEM
Conheça as ONGs e seus representantes:
Associação Amigos dos Animais (AME)
. Presidenta: Lidiane Bergamo
. 20 voluntários
. Atua em parceria com a Prefeitura e o DVS na proteção e bem-estar dos cães em situação de abandono e maus-tratos. A ONG atua desde maio do ano passado e tem realizado um papel essencial na procura por lares para animais, sendo responsável pelas adoções do Cempra e do projeto Grito da Adoção.
Pelo Amigo
. Presidenta: Érica Lyandra Silva de Oliveira
. 20 voluntários
. O maior foco da ONG é a castração e desde sua fundação, em 2015, já foram castrados 2 mil animais. A organização ainda atua no resgate de animais, no auxílio ao Cempra, na promoção de adoções e nos lares temporários para gatos e cães.
Matilha
. Presidenta: Maiara de Oliveira Carvalho
. 10 voluntários
. Fundada em 2015, a ONG Matilha atua na proteção animal, promovendo o enfrentamento de práticas de negligência e o trabalho educativo, com foco na conscientização. Além de atuar no resgate e atendimento de animais, a ONG oferece suporte a tutores que não têm condições financeiras de arcar com tratamentos veterinários e também colabora com pequenos abrigos, fornecendo ração e medicamentos. Seu financiamento principal vem do programa Nota Fiscal Gaúcha e de emendas impositivas de vereadores locais.
SOS Animais
. Presidenta: Waldivia Toledo
. Atuam no resgate de cães e gatos, auxiliam na obtenção de medicamentos e cuidados veterinários, realizam a divulgação para adoção, ajudam na arrecadação de alimentos e prestam assistência a animais abandonados ou em situação de rua.
Encontrou algum erro? Informe aqui
1ª Feira Mulheres que Movem ocorreu neste sábado
Evento contou com mais de 30 expositoras
Audiência pública sobre enfermagem será nesta segunda-feira
Coordenada pelo deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), encontro será na Câmara de Vereadores
Festa de aniversário
Quem puxa os parabéns é a banda Sem Reznha, neste sábado, na SRB
Febre chikungunya chegou
Não houve notificação da doença em 2024 nem em 2025 até agora
Deputada Laura Sito esteve em visita a Cachoeira
Deputada realizou encontros com moradores, pais atípicos e professores na cidade