CARNAVAL FORA DE ÉPOCA
A Júlio te espera, Cachoeira
Com sete desfiles, espetáculo começa às 20h deste sábado
A passarela do samba da Rua Júlio de Castilhos espera por Cachoeira do Sul neste sábado para os desfiles do Carnaval de 2023, que acontece fora de época este ano. Serão sete desfiles, mas dois deles disputando o título de campeão da cidade, a Escola Aldeanos do Samba e a atual campeã, Escola de Samba Unidos da Vila.
O espetáculo inicia às 20h, mas o trânsito já estará fechado desde as 18h, da rotatória das Cinco Esquinas até o cruzamento da Juvêncio Soares, onde ocorrerá a dispersão. O cronômetro será acionado a partir do cruzamento da Rua Duque de Caxias. Todas as demais transversais nesse trajeto também serão bloqueadas com cones. Servidores da Prefeitura estarão no local dando orientações. O pedido é que os motoristas não deixem seus veículos nessas ruas a partir desses horários.
PALANQUE
Cada uma das escolas da parte competitiva terá uma hora para fazer o percurso. O palanque oficial e dos jurados ficará na Praça da Caixa d’Água. O mestre de cerimônias será o servidor da Secretaria Municipal de Administração Dilon Gularte Costa Junior. Além dos competidores, a festa terá desfiles das alas show das escolas Imperadores do Samba (Porto Alegre) e Embaixadores do Ritmo (Rio Pardo) e dos blocos cachoeirenses Banda Veterana, Cachoeira Mil Grau e Aquece/Bar do Preto.
.jpg)
Trovão Azul, bateria da Escola Aldeanos do Samba, quer levantar a Rua Júlio
OS DESFILES
Sábado de Carnaval em Cachoeira do Sul
20h
- CORTE DO CARNAVAL E BANDA VETERANA
20h40min
- ESCOLA IMPERADORES DO SAMBA
A Imperadores trará de Porto Alegre cerca de 70 integrantes, sendo 30 deles ritmistas, um no cavaco e dois intérpretes. Velha guarda, ala das baianas, mestre-sala e porta-bandeira e porta-estandarte estão confirmados.
21h20min
- BLOCO CACHOEIRA MIL GRAU
22h
- ESCOLA EMBAIXADORES DO RITMO
A Embaixadores vem de Rio Pardo com aproximadamente 100 integrantes. Somente na bateria são cerca de 40. A comissão de frente, porta-estandarte, mestre-sala e porta-bandeira, passistas e ala das baianas estão entre eles. Vão apresentar as fantasias e o tema do desfile deste ano.
22h40min
- ESCOLA ALDEANOS DO SAMBA
Escola vice-campeã do Carnaval de 2020, a Aldeanos do Samba trará três carros alegóricos, que serão inspirados no enredo “Entre o céu e a terra, a luta do bem contra o mal”, do carnavalesco Cássio Maciel. Anjos e demônios estarão nas alas, explorando a guerra dos anjos, Lúcifer e os mistérios entre o céu e a terra, prometeu a presidenta Patrícia Maciel. Os carros:
- Tripé: “O trono de Deus – O mal nunca vencerá”
- Carro abre-alas: “A besta da Mazela e a dor”
- Carro fecha-alas: “A humanidade – Religiosidade e fé”
23h40min
- BLOCO AQUECE/BAR DO PRETO
0h20min
- ESCOLA DE SAMBA UNIDOS DA VILA
A Escola de Samba Unidos da Vila falará sobre mudança com três carros alegóricos, anunciou a presidenta Ana Falcão. Conforme o carnavalesco Luciano Scherer, “são diversos assuntos, mudança de emprego, de aparência, mudanças no mundo pelas guerras, pessoas que se mudam, como retirantes nordestinos e refugiados das guerras”, exemplificou. Os carros:
- Tripé: “Carregadores de mudança”
- Carro abre-alas: “Construção, reforma, metamorfose, transmutação e mudança”
- Carro fecha-alas: “Guerra”
POR DENTRO
Carnaval de Rua de Cachoeira do Sul
REFORÇO DA ILUMINAÇÃO
- Obtido através de um gerador da Empresa Embralux.
PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO
- A área da alimentação poderá ser composta apenas por comércio que não utilize a rede elétrica (churrasquinhos, algodão doce ou bebidas em isopor), com exceção do Digo’s Lanches, que ficará instalado em seu ônibus na Rua Melvin Jones (Travessa da Praça da Caixa d’Água) e contará com gerador próprio. Um distribuidor de bebidas vai puxar energia da RGE por possuir concessão de um poste.
PASSARELA DE BRANCO
- Neste Carnaval, como em anos anteriores, a passarela está pintada de branco em frente ao palanque dos jurados para realçar as cores das fantasias. A pintura começa na travessa da Melvin Jones.
BANHEIROS
- São 21 banheiros químicos, incluindo femininos, masculinos e para pessoas com deficiência. Os banheiros estarão distribuídos entre as esquinas das ruas Dona Hermínia (2 femininos e 2 masculinos), Duque de Caxias (2 femininos e 2 masculinos), Praça da Caixa d’Água (4 femininos, 4 masculinos e 1 para pessoas com deficiência) e esquina da Juvêncio Soares (2 femininos e 2 masculinos).
ASSISTÊNCIA
- A pista total tem 900 metros, protegidos por grades de contenção, isolando a passarela. Não haverá arquibancada, mas os assistentes podem levar cadeiras.
APURAÇÃO
- O resultado será dado neste domingo, às 16h, na UAB/Cachoeira, na curva da Rua Júlio de Castilhos.
UMA PERGUNTA
Quais quesitos estarão em julgamento no Carnaval de Cachoeira do Sul?
Os quesitos que serão avaliados nos desfiles por 10 jurados:
- Tema-enredo
- Samba-enredo
- Fantasia
- Alegorias
- Adereços
- Comissão de frente
- Bateria
- Harmonia
- Conjunto
- Evolução
MEMÓRIA
A última edição do Carnaval de Rua de Cachoeira do Sul foi em 2020. Participaram Unidos da Vila, Aldeanos do Samba e Inovação. A campeã foi a Unidos da Vila, pela terceira vez consecutiva. Nos últimos dois anos, o desfile de rua não foi realizado em virtude das medidas de prevenção à pandemia do coronavírus.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Com que roupa?
O que usar para o 57º Jantar dos Destaques
Corsan investiga cheiro da água
Água gera reclamações em Cachoeira, até mesmo em roupa lavada
Ainda dá tempo de adotar uma cartinha para o Papai Noel
169 pedidos esperam padrinhos e madrinhas na vitrina na GVC.fm
Mostra Pedagógica da Escola Antônio Vicente será aberta à comunidade
"AVF na Rua" será nesta quinta-feira, 9h30min às 16h, em frente à instituição
Uma semana de festa e cultura
Tradicional evento saúda padroeira Conceição e elevação de Cachoeira a cidade
Marina Preuss é princesa do Broto RS 2025
10 candidatas disputaram as faixas
Espírito de Natal chega a Cachoeira
Cidade recebe iluminação e novos pontos decorados
Marina Preuss foi eleita princesa do Broto RS
10 candidatas disputaram as faixas em evento ocorrido em Lajeado
Natal mais cedo para todos
Campanha do Jornal do Povo e GVC.fm acelera na cidade
Rua Coberta fechada prejudica os comerciantes
Vereadora Ana Paula Melo ouviu mais de 40 lojas, que atestaram queda nas vendas
Troféu Zumbi e Dandara deve retornar em 2026
A atual gestão também estuda alterar o nome da premiação