EMOÇÃO NA CATEDRAL
Abençoa a família
Missa da Família tem lotado a Conceição
É dentro de casa que a família ensina aos mais novos a respeitar e a ser respeitado, a amar e a ser amado, a ser justo e verdadeiro. Na família se aprende a conviver em sociedade. Na igreja católica, os pedidos a Deus para que os núcleos familiares sejam abençoados são diários. A importância de valorizar os laços familiares é tão essencial que motivou o padre Rudinei Lasch a criar a Missa da Família, uma celebração mensal que vem lotando a Catedral Nossa Senhora da Conceição, a principal igreja católica de Cachoeira do Sul.
Ordenado padre em janeiro de 2011, na catedral, Rudinei é um dos sacerdotes mais queridos dos católicos. No final do ano passado ocorreu a posse canônica na catedral e ele se tornou o pároco da Nossa Senhora da Conceição. Em maio deste ano, quando Cachoeira do Sul e centenas de cidades gaúchas foram castigadas pela enchente, ele decidiu instituir a Missa da Família, que é celebrada sempre no primeiro domingo de cada mês. “Iniciamos no período das enchentes para fortalecer a esperança do povo que estava sofrendo pela catástrofe climática”, destaca o sacerdote.
IGREJA LOTADA
Ele recorda que a sua vocação de padre nasceu de sua família, que sempre o incentivou a participar da Igreja. “A Missa da Família foi inspiração minha, mas com apoio do bispo Dom Edson Batista de Melo, que aprovou a proposta e sentia a necessidade de fazer algo a mais para trazer as famílias e a juventude para a catedral”, frisa Rudinei. Logo a celebração se tornou um sucesso, lotando a catedral. A próxima será neste domingo, às 18h30min, quando novamente a igreja deve estar lotada. A capacidade é para cerca de 800 pessoas sentadas.
4 PERGUNTAS PARA
Padre Rudinei Lasch, pároco da Catedral Nossa Senhora da Conceição
O senhor imaginava que a Missa da Família se tornaria um sucesso?
“No primeiro momento foi um desafio organizar, preparar as equipes para ajudar, fortalecer a divulgação e realizar uma pregação que tocasse o coração das famílias. No meu coração e nas minhas orações tinha esta confiança que as famílias viriam participar.”
Qual o diferencial da Missa da Família para outras celebrações?
"A Missa da Família é voltada para toda a família que vem agradecer e pedir graças a Deus. No início da missa entram as crianças, os jovens, as famílias e a imagem da Sagrada Família, com cantos que nos levam a rezar animados pelo Encontro de Casais com Cristo. A pregação é feita a partir da Palavra de Deus voltada, em especial, à restauração das famílias que estão fragilizadas. A Eucaristia é o centro da missa, o alimento espiritual para os cristãos. São distribuídas velas para serem abençoadas com bênção do Santíssimo Sacramento e no final os pães para as crianças e o encerramento acontece com a canção da ‘Oração pela Família’.”
O senhor já pensa em outra novidade para implantar na paróquia?
“A paróquia é muito dinâmica e exigente. Já realizamos muitas iniciativas, por exemplo, a Missa da Família, o Terço dos Homens, a Investidura dos coroinhas, martinhas e acólitos, fortalecemos os grupos de orações, movimentos, pastorais e conselhos. Criamos mais um grupo de jovens na catedral, tendo como padroeiro o Beato Carlo Acutis. A novidade é fortalecer este trabalho nas comunidades da paróquia, na catequese e com os jovens.”
Teremos uma Missa da Família especial?
“Para o dia 1º de dezembro, iremos realizar a Missa da Família na frente da catedral, com mateada para as famílias, apresentações artísticas às 17h e a missa campal às 19h, dentro da programação da novena da padroeira Nossa Senhora da Conceição."
TESTEMUNHOS
Palavra dos fiéis
INTENSA
Família Hermes: Rodrimara e Maurício com a filha Ana Maria
A professora Rodrimara de Barros Hermes, 42 anos, e o seu esposo, o funcionário público Maurício Hermes, 46 anos, participam há 17 anos das missas da catedral. “A missa tem uma importância muito grande para nós católicos, pois ela é o memorial da morte e ressurreição de Jesus Cristo e nela nos alimentamos do corpo e sangue dele. Fizemos de tudo para estar presentes em pelo menos uma missa no final de semana”, frisa Rodrimara, que ao lado do esposo coordena o grupo Jovens Conectados com Cristo.
De acordo com Rodrimara, a Missa da Família “é mais viva, alegre e festiva e a espiritualidade muito mais intensa, pois ela toca no fundo da alma, já que ressalta a importância da família e do viver em comunidade”. Ela acrescenta que para o católico, a família “é a primeira comunidade, mais básica e elementar”. Durante a celebração, ela considera mais importante a adoração ao Santíssimo com o acender das velas, momento de bastante emoção na catedral. Ela e Hermes são acompanhados em todas as missas pela filha Ana Maria, 13 anos. “Quando pode, a minha mãe, Marisa, que mora em Santa Maria, vem para nos acompanhar”, observa. Eles também são integrantes do Encontro de Casais com Cristo da paróquia.
EMOÇÃO
Adão Neto com a família: Missa da Família é emocionante
Há 19 anos o representante comercial Adão Neto e a esposa Ana Cláudia Nunes participam das missas na Catedral Nossa Senhora da Conceição. “Ir à missa é muito importante, pois é o nosso momento de estar em comunhão com Deus. Não ir na missa dá a sensação de que a semana não foi completa. Receber a Eucarístia é fundamental para todo católico”, frisa Adão Neto.
Ele destaca que a Missa da Família foi uma grande novidade idealizada pelo padre Rudinei Lasch na Catedral. “Não sei se é uma diferença, mas o fato de ser feito por famílias para outras famílias torna essa celebração muito especial”, observa.
Para Adão Neto, o momento mais importante da missa é quando recebemos “Jesus Eucarístico, é o ápice. Nessa missa tem também o momento da bênção do Santíssimo, onde o Santíssimo Sacramento é levado pelo padre no meio do público para abençoar todos, realmente é sempre muito emocionante”, enfatiza. Ele e Ana Cláudia participam da missa com os filhos Mariah, Luís Antônio e Manuela.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Cachoeira do Sul ganha franquia da Quiero Café
Empreendimento abriu com 25 empregos
Vídeo de sexo em parada de ônibus viraliza em Cachoeira do Sul
Cena foi gravada no Bairro Fátima
Histórias de sucesso
Projeto Protagonistas da Revista Linda vai inspirar dezembro pelas lentes de Veri Stoll
Quatro escolas municipais terão disputa pela direção. Em outras 20 será com chapa única
Eleição em 24 colégios está marcada para o dia 16 de dezembro
Escola Liberato inscreve para ter turma de primeiro ano
Interessados devem procurar escola nesta semana
Anime de O Senhor dos Anéis estreia quinta-feira no Cine Via Sete
A Guerra dos Rohirrim terá duas sessões diárias
Apae de Cachoeira vai dançar no Rio
Etapa nacional do concurso Nossa Arte vai acontecer na próxima semana, entre segunda e quinta-feira
Novos soldados na guerra às drogas em Cachoeira do Sul
Brigada Militar formou 357 estudantes no Proerd
Bom Retiro promoverá jantar-baile no sábado
Evento marca o encerramento da temporada