CONTRATO DA ÁGUA

Ação contra Aegea perto de uma decisão

11/07/2024 00:00 - por Robson Neves robson@jornaldopovo.com.br

Ex-Governo GG esperam liminar

A ação popular ajuizada pelo ex-secretário de Indústria e Comércio, Ronaldo Tonet, contra a Prefeitura para contestar o contrato assinado pelo Executivo renovando a concessão dos serviços de água e esgoto para a Corsan/Aegea está prestes a ter uma decisão liminar da juíza Lilian Astrid Ritter. O processo tramita na 1ª Vara Cível do Fórum de Cachoeira e está concluso para análise da magistrada.

O advogado Leonel Slomp Gonçalves, que preparou a ação, espera que a Justiça suspenda os efeitos do novo contrato e mantenha o antigo. Quando Tonet foi secretário durante a gestão do ex-prefeito Sergio Ghignatti, Leonel era o procurador jurídico da Prefeitura.

Na ação, Tonet argumenta que a assinatura de contrato foi prejudicial aos interesses de Cachoeira, citando comparações econômicas do novo contrato com o acerto anterior, além de apontar falta de transparência em relação ao procedimento, por não ter sido precedido de passagem pela Câmara de Vereadores.  A Prefeitura sustenta que a análise pelo Legislativo não é necessária.

FUNDO DA ÁGUA
Um dos pontos citados por Tonet é a extinção do fundo da água, que destinava cerca de R$ 2,5 milhões por ano para a Prefeitura. A Aegea observa que isso era possível apenas com o vínculo entre entes públicos, o que deixou de ocorrer quando a Corsan foi privatizada. 

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!
21/11/2025 18:06

PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Justiça condena agente cultural por desviar recursos da Casa da Aldeia

Recursos que deveriam ter custeado restauro do imóvel foram usados para manter entidade e ex-presidente

21/11/2025 00:04

SECRETARIA DA SAÚDE

Prefeitura atrasa diárias de motoristas

Profissionais estão há 35 dias sem receber a indenização das viagens

21/11/2025 00:00

FALTA DE FISCALIZAÇÃO

Superfaturamento no lixo de Zé, diz o TCE

20/11/2025 15:37

TRIBUTOS

Prefeitura arrecadou R$ 20 milhões de IPTU

10 mil carnês não foram quitados ainda

19/11/2025 00:01

REFORMA DO FAPS

Simcasul contra revisão de aposentadorias

Sindicato distribuiu nota pública

18/11/2025 00:03

REFORMA DO FAPS

Siprom contra parcelamento

Presidenta criticou posição autoritária do prefeito

17/11/2025 00:02

MOIBILIZAÇÃO

Mariana quer comissão pelo ensino superior

Pedirá que prefeito crie grupo

15/11/2025 09:24

CONTEÚDO DO JP IMPRESSO

Decreto de Balardin deve reduzir salário de aposentados

Medida é efeito do processo das contribuições previdenciárias indevidas, que serão devolvidas e afeta o cálculo das aposentadorias

15/11/2025 00:03

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Decreto de Balardin mexe com os aposentados

Medida é efeito do processo das contribuições previdenciárias indevidas, que serão devolvidas e afeta o cálculo das aposentadorias

15/11/2025 00:02

SUCATA

Prefeitura anuncia leilão de inservíveis

Maioria dos itens são veículos e máquinas

14/11/2025 18:21

Legislativo

Prefeitura regra serviços de copa em complexos esportivos

São três espaços esportivos que poderão ser assumidos para venda de bebidas e lanches

14/11/2025 00:00

AÇÃO DE 2019

Professores cobram terço de férias

Decisão judicial favorável já saiu