FOLIA 2025
Aldeanos está fora do Carnaval
Falta de dinheiro leva escola a fazer pausa e focar em uma sede própria
Não basta apenas vontade para colocar uma escola na passarela do samba. É preciso dinheiro para bancar os custos de um desfile e sem o recurso para pagar as despesas a Aldeanos do Samba anunciou que está fora do Carnaval 2025 em Cachoeira do Sul. Será a primeira vez que a Azul e Branco não colocará as suas alas, passistas e carros alegóricos na cadência da bateria Trovão Azul desde o seu retorno ao sambódromo em 2011. Nesta história recente, a Aldeanos venceu duas vezes o Carnaval, sempre com temas para reverenciar talentos da literatura de Cachoeira. Em 2014, o homenageado foi Airton Ortiz e no ano seguinte veio o bicampeonato com Célia Maria Maciel.
De acordo com a presidenta da Aldeanos, Patricia Maciel, o custo hoje para colocar a escola na avenida gira na casa dos R$ 150 mil, recurso que a agremiação não possui. O passo inicial seria o aluguel de uma sede para os ensaios, o que também depende de dinheiro. Assim, a diretoria se reuniu e optou por não desfilar no próximo ano, prometendo retornar para a passarela do samba em 2026.
“MUITOS DESAFIOS”
“Apesar de todo o sucesso e reconhecimento, as escolas de samba enfrentam inúmeros desafios. A falta de financiamento adequado, a burocracia. Além disso, há uma pressão crescente para que os desfiles se mantenham inovadores e competitivos, o que exige recursos criativos significativos”, observa Patricia. Ela enfatiza que 2025 será um ano para concentrar forças para a Aldeanos do Samba ter a sua própria sede. “Não é um adeus, é um até logo. Pois precisamos nesse momento nos fortalecer mais ainda”, frisa Patricia.
UMA PERGUNTA
A Escola Aldeanos do Samba anunciou que não participará do Carnaval em 2025. Isso afeta de alguma forma a organização do Carnaval de Cachoeira do Sul?
A futura secretária municipal da Cultura, Dariely de Barros Gonçalves, observa que “nos encontramos em processo de transição recentemente iniciado. No momento estamos apenas dialogando e recolhendo informações. Precisaremos de outras reuniões e dados para definirmos as ações. O Carnaval, diante de sua importância e de tudo que simboliza, precisa ser tratado com o devido cuidado e respeito que merece, da mesma forma que as tradicionais escolas de samba de Cachoeira do Sul - Aldeanos do Samba e Unidos da Vila, dignas representantes de uma das expressões culturais mais relevantes no nosso município, vez que traduzem as raízes históricas do nosso povo e do seu desenvolvimento político, econômico e social”.
MEMÓRIA
No Carnaval deste ano, a Unidos da Vila venceu a Aldeanos dos Samba por uma diferença de 2,6 pontos para se tornar pentacampeã. A Unidos da Vila só ficou atrás da Aldeanos no quesito de mestre sala e porta-bandeira. As escolas empataram em bateria, samba-enredo e tema-enredo. A Vila abriu diferença em alegorias e adereços, comissão de frente, evolução, fantasia e harmonia.
TRÊS PERGUNTAS PARA
Ana Falcão, presidenta da Escola de Samba Unidos da Vila
Que tipo de consequência esta desistência gera para o Carnaval de Cachoeira do Sul?
“Nós entendemos que o Carnaval é muito mais do que uma disputa entre escolas de samba, é uma festa da cultura, que leva diversão e alegria gratuita aos que, por vezes, não têm condições financeiras para participarem de eventos pagos, viagens de férias ou qualquer outro tipo de lazer que implique em custos. Carnaval para nós, Unidos da Vila, se faz o ano inteiro. Terminamos um desfile e já começamos a planejar o próximo. Claro que a desistência da Aldeanos do Samba em participar do Carnaval 2025, conforme anunciado em nota oficial nas redes sociais, terá consequências, como uma agremiação a menos para abrilhantar o desfile. Perde o Carnaval e perde Cachoeira, mas compreendemos a decisão da nossa coirmã e aguardamos por seu retorno em 2026.”
A falta de disputa pode acabar tirando um pouco do brilho do Carnaval?
“Sim. As escolas de samba são os destaques do Carnaval. O público aguarda por horas, se necessário, para assistir a esses espetáculos. Em princípio, com a desistência da Aldeanos do Samba, seremos a única escola de samba a desfilar em 2025, mas com um esforço máximo para que a comunidade que estará nos prestigiando não perca por um só instante o brilho no olhar ao ver a Unidos da Vila passar.”
Muda algo no planejamento da Unidos da Vila?
“Não. Nosso desfile já está formatado, inclusive com o samba-enredo pronto, a ser lançado na primeira quinzena de dezembro. Os ensaios da bateria já iniciaram, alguns dos destaques já estão definidos e as alas estão na reta final de inscrições. Está praticamente tudo pronto para a Unidos da Vila colocar na passarela do samba o que começou a planejar há oito meses.”
Encontrou algum erro? Informe aqui
Três escolas terão disputa para diretor
Listão tem duas chapas indeferidas, mas ainda em fase de recurso
Ponte do Iruí ganha mais 120 dias para a reforma
Mudança no projeto foi rejeitada, mas a obra conseguiu prazo até abril
Remate de ovinos supera expectativa
Todas fêmeas à venda foram comercializadas
Remate de ovinos supera expectativa
Todas fêmeas à venda foram comercializadas
Conceição sai do chão
De Três Vendas a Brasília, a escola investe em pesquisa e colhe os frutos