ELEIÇÃO 2024
Balardin alcança Ghignatti
Nova rodada da Casa Brasil isola os dois candidatos em 1º na margem de erro
A eleição municipal do ano que vem em Cachoeira do Sul está polarizada entre o ex-prefeito Sérgio Ghignatti e o ex-vereador Leandro Balardin, isolados no primeiro lugar pela margem de erro na nova pesquisa da Casa Brasil, realizada com exclusividade para Jornal do Povo e Rádio GVC.fm. Ghignatti tem 29% contra 24% de Bala, em uma variação de até 5,77 pontos percentuais para cima ou para baixo.
A terceira colocada do levantamento feito nos últimos dias 20 e 21, a atual prefeita Angela Schuh, obtém 10%, não alcançando Balardin na margem de erro. A principal conclusão é que se os demais partidos não definirem seus nomes agora, correrão o risco de assistir no próximo ano apenas a movimentação do eleitorado em se dividir entre GG ou Bala.
Neste momento, os demais nomes não empolgam. Nem a inclusão do ex-prefeito Neiron Viegas para representar o PT no levantamento ergueu a esquerda da posição de coadjuvante, uma vez que o PSB, parceiro nacional do PT, teve zero indicações nesta nova pesquisa, representado por Neorildo Dassi. O Republicanos melhora quando Oscar Sartório substitui Azevedo da Susepe, mas só empata com o PT de Neiron.
ÓBVIO DA REJEIÇÃO
Em meio a um eleitorado bolsonarista, como mostrou o resultado da eleição presidencial de 2022 em Cachoeira do Sul, Neiron é o mais rejeitado. A rejeição dos demais candidatos ficam dentro da margem de erro. Hoje, Cachoeira tem 22% de eleitores indecisos para indicar um nome a prefeito. 26%, por sua vez, não tem restrição a nenhum dos candidatos propostos na pesquisa. Ou seja: há campo de crescimento para todas as candidaturas.
FICHA TÉCNICA
Pesquisa Casa Brasil
- Entrevistas feitas nos últimos dias 20 e 21 de novembro com 300 eleitores
- Margem de erro: 5,77 pontos percentuais para cima ou para baixo
- Intervalo de confiança de 95%. A cada 100 vezes que a pesquisa for feita em 95 este será o resultado
- Bairros abrangidos: Centro, Noêmia, Marina, Promorar, Habitar Brasil, Quinta da Boa Vista, Oliveira, Otaviano, Ponche Verde, Gonçalves, Santo Antônio, Beco dos Trilhos, Fátima, Carvalho, Rio Branco, Frota, Soares, Barcelos, Tupinambá, Bom Retiro, Rodoviária, Cristo Rei, Alto do Amorim e Funcap
REJEIÇÃO
Escolha múltipla
E em quais deles você não votará de jeito nenhum?
Neiron Viegas 30%Sér
gio Ghignatti 19%
Oscar Sartório 18%
Angela Schuh 14%
Luciano Lara 12%
Leandro Balardin 11%
Neorildo Dassi 11%
Votaria em todos 26%
GG tem mais problemas que Bala
Sérgio Ghinatti na campanha de 2020, frente ao JP de 1929 / fotos jrgn
Apesar de numericamente estar em primeiro, o ex-prefeito Sérgio Ghignatti tem bem mais problemas para resolver do que seu adversário direto na grenalização eleitoral, Leandro Balardin. O partido de GG sequer possui diretório formado, isto que existe em Cachoeira do Sul há três anos. Seus três vereadores eleitos têm atuação independente, mas estes são os menores problemas.
O maior obstáculo para GG é a posição dúbia do deputado estadual eleito pelo PL de Cachoeira do Sul Cláudio Tatsch. Embora publicamente Tatsch apoie GG, nas internas do partido trabalha a possibilidade dele, Tatsch, ser o candidato a prefeito, repetindo o que fez Marlon Santos em 2004, que se candidatou e venceu depois de eleito deputado estadual em 2002. Sem partido organizado e correndo o risco de ser eliminado do pleito em convenção, GG usará o verão para avaliar a conveniência de seguir no PL.
DIREITA BOLSONARISTA
A direita bolsonarista já procurou Ghignatti para um entendimento. Com um capital eleitoral de mais de 60% dos votos locais, a direita não tem um partido específico, mas conseguiria uma sigla para GG, se necessário, e organizaria o partido. O principal nome desta articulação é o maior líder da direita na cidade, Scopel de Morais, que tem grande influência sobre o eleitorado de direita, que vem dando vitórias nas urnas de Cachoeira para o ex-presidente Jair Bolsonaro. A primeira providência GG já tomou: descolou-se totalmente do PT.
O CARTEL
79.197 votos de GG em Cachoeira
9.231 para prefeito em 1992
17.530 para prefeito em 2004
25.493 para prefeito em 2008, eleito
17.728 para prefeito em 2016, eleito
9.215 para prefeito em 2020
FONTE: ARQUIVO JP
Águas tucanas estão tranquilas
Leandro Balardin na campanha de 2020, na mesma sala
Enquanto GG, incrivelmente, corre o risco de ser preterido por seu partido, Leandro Balardin trabalha há quatro anos exclusivamente em sua candidatura a prefeito, participando de todos os eventos que pode e com direito a selfies nas redes sociais . Com o partido extremamente organizado e uma ala feminina liderada pela professora Dulce Lopes com grande capacidade de campanha, Bala colhe os frutos da reeleição do governador Eduardo Leite, mas também por isso terá de atuar rápido contra as fake news.
A principal delas é que, uma vez prefeito, tomará as mesmas medidas de Leite, que praticamente liquidou com o plano de carreira do magistério estadual. Enquanto o Siprom, em Cachoeira, luta para transformar o piso nacional do magistério em básico do plano de carreira, o Cpers mal consegue impedir sucessivos cortes salariais, segundo o próprio sindicato sugere nos contatos com a imprensa.
RELAÇÃO DIFÍCIL
Outro ponto de difícil administração dentro do PSDB são os permanentes relatos, nunca confirmados oficialmente, de desgaste de Balardin com outras lideranças tucanas na cidade. Alguns choques, entretanto, ocorreram em reuniões oficiais já em 2023. Se são fake news ou não, estes bastidores ajudam a manter a imagem de brigão que o candidato carrega há três eleições em três derrotas consecutivas. Controlando este fluxo de informações, antes que se transforme em um prejuízo irreversível, tem grande chance de virar o ano como favorito ao pleito municipal de 6 de outubro.
O CARTEL
33.265 votos de Bala em Cachoeira
1.276 para vereador em 2004, eleito
4.423 para deputado estadual em 2006
1.367 para vereador em 2008, eleito
2.811 para deputado estadual em 2010
5.188 para prefeito em 2012
9.755 para prefeito em 2016
8.345 para prefeito em 2020
FONTE: ARQUIVO JP
Encontrou algum erro? Informe aqui
Novo papa é de EUA e Peru
Robert Francis Prevost escolheu o nome Leão XIV. Era próximo de Francisco
Construtores avaliam pedido de reajuste de trabalhadores
Diretores avaliam os pedidos das categorias
Cartório Eleitoral foi reinaugurado em novo endereço
Prédio foi alugado por R$ 5.500,00
Inscrições para o Festival de Cinema já iniciaram
Curtas-metragens e videoclipes tem até 20 de junho para se inscrever
Premonição 6 estreia sexta-feira no Cine Via Sete
Filme com visões trágicas tem novo capítulo
Cachoeira confirma primeiro caso de influenza A do ano
Paciente é do sexo feminino, de 74 anos e apresentando comorbidades, não vacinada contra a doença em 2025
Sem fumaça branca na eleição do papa
Bispo pede orações dos cachoeirenses
Diretoria da OAB tomou posse nesta quarta-feira
Advogado Claiton Maurício Schütz assume como presidente
Associação dos Policiais Militares elegerá presidente no dia 16
Inscrições pode ser feitas até sábado
Instituto João Neves recebe kit de robótica
Escola teve projeto selecionado para o Hackatchê Robotics 2025