EXCLUSIVO

Balardin cai 7 pontos, mas segue líder

09/09/2024 00:05 - por José Ricardo Gaspar do Nascimento jp@jornaldopovo.com.br

Campanha oficial nas ruas fez todos os outros candidatos subirem nesta rodada da pesquisa eleitoral da Casa Brasil

O candidato a prefeito pelo PSDB, ex-vereador Leandro Balardin, caiu sete pontos na nova rodada da pesquisa da Casa Brasil neste ano eleitoral, realizada com exclusividade para o Jornal do Povo. Ele tinha 44% da preferência do eleitorado cachoeirense e agora mantém 37%, ainda 23 pontos à frente do batalhão perseguidor, faltando 27 dias para o pleito. Com a liberação da propaganda nas ruas e o início do horário eleitoral gratuito, todos os demais adversários subiram na preferência dos entrevistados. Ainda assim, 22% dos eleitores não responderam, estão indecisos ou estão propensos a votar em branco ou nulo. Na rodada anterior eram 25,5%.

Houve troca nas posições seguintes, mas dentro da margem de erro. O novo segundo colocado é o empresário Hilton De Franceschi, candidato do Republicanos, que subiu de 8% para 14%, passando o vereador Ronaldo Trojahn, do PL, que igualmente subiu, de 11,5% para 13%. A subida geral de opção de voto dos outros candidatos vem não apenas dos sete pontos de queda de Balardin, mas também da herança de 4,5 pontos percentuais que tinha o agora desistente Coronel Francisco, do Progressistas, além dos 3,5 pontos de diminuição do total de indecisos. Com isso, subiram Vinicius Cornelli, do PT, de 3,5% para 6%, e Paulo Schwab, do PRD, de 2,5% também para 6%. Mauro Falcão, recém-lançado pelo PDT, subiu de 0,5% para 2%.

REFLEXO DA CAMPANHA
A queda de sete pontos não deve afligir a campanha de Leandro Balardin, que acelerou o ritmo na última semana, faltando apenas uma maior presença nos bairros de seus candidatos a vereador, onde outras nominatas ocupam muito espaço, ajudando na reação de seus prefeituráveis. Faltam quatro finais de semana de campanha e diante da pouca força do horário eleitoral gratuito, a oposição precisaria de maior efeito de comparação com Bala a partir de debates e entrevistas na imprensa. 

FICHA TÉCNICA
Pesquisa Casa Brasil Editores
Contratante:
Jornal do Povo Ltda
350 entrevistas
Margem de erro: 5,34 pontos percentuais para mais ou para menos
Intervalo de confiança: 95%
Responsável técnico: Estatística Roselaine Baptista (Conre: 8225)
Número de identificação: RS-02650/2024
Datas da coleta de dados: 2 e 3 de setembro
Data de divulgação: a partir de 08/09/2024

Bairros pesquisados: Barcelos, Carvalho, Centro, Cohab, Fátima, Frota, Gonçalves, Rodoviária (representando os moradores do Interior), Marina, Marques Ribeiro, Mauá, Medianeira, Noêmia, Oliveira, Ponche Verde, Preussler, Promorar, Rio Branco, Santa Helena, Santo Antônio, São José, Soares, Tupinambá, Universitário e Volta da Charqueada.

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!
19/03/2026 17:12

ADMINISTRAÇÃO

Prefeitura pede renovação emergencial de 174 contratos emergenciais

Projeto de lei foi encaminhado em regime de urgência

19/03/2026 15:03

BOA NOTÍCIA

Heitor Schuh garante R$ 800 mil para Cachoeira

Valores foram anunciados ao prefeito, durante sua viagem a Brasília esta semana

19/03/2026 00:00

PREFEITURA EM BRASÍLIA

Saúde pede ampliação do teto MAC

18/03/2026 00:05

REVOGAÇÃO

Empresas perdem com fim do decreto

Fiscalização é de terceirizada do Dnit

17/03/2026 00:06

ATENDIMENTO 12H

Ana Paula Melo luta por plantão pediátrico no HCB

Custo seria de R$ 30 mil mensais

17/03/2026 00:05

PASSIVO DO MANDATO

TCE revela débitos de ex-prefeitos

Apontamentos em relatórios

17/03/2026 00:00

SUPOSTA OFENSA

Na despedida, Alvaro critica deputado Tatsch

16/03/2026 19:01

DECISÃO

Governo revoga decreto das prioridades da balsa

Governo ingressou no MPF por segunda embarcação e vai a Brasília cobrar governo

14/03/2026 00:04

RISCO DE DESEQUILÍBRIO FISCAL

TCE alerta para crise do Faps

Contas do fundo mostram insolvência futura

13/03/2026 16:19

PELAS PONTES

Prefeito viaja a Brasília pelas pontes do interior

Prefeito conseguiu agenda com a Defesa Civil Nacional

13/03/2026 16:03

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Câmara vai inaugurar Banco Vermelho neste sábado

Estrutura é símbolo internacional de enfrentamento à violência contra as mulheres

13/03/2026 15:54

DISCUSSÃO

Audiência tenta resolver problemas da Corsan na cidade

População só pôde se manifestar ao final do encontro