EXCLUSIVO
Balardin cai 7 pontos, mas segue líder
Campanha oficial nas ruas fez todos os outros candidatos subirem nesta rodada da pesquisa eleitoral da Casa Brasil
O candidato a prefeito pelo PSDB, ex-vereador Leandro Balardin, caiu sete pontos na nova rodada da pesquisa da Casa Brasil neste ano eleitoral, realizada com exclusividade para o Jornal do Povo. Ele tinha 44% da preferência do eleitorado cachoeirense e agora mantém 37%, ainda 23 pontos à frente do batalhão perseguidor, faltando 27 dias para o pleito. Com a liberação da propaganda nas ruas e o início do horário eleitoral gratuito, todos os demais adversários subiram na preferência dos entrevistados. Ainda assim, 22% dos eleitores não responderam, estão indecisos ou estão propensos a votar em branco ou nulo. Na rodada anterior eram 25,5%.
Houve troca nas posições seguintes, mas dentro da margem de erro. O novo segundo colocado é o empresário Hilton De Franceschi, candidato do Republicanos, que subiu de 8% para 14%, passando o vereador Ronaldo Trojahn, do PL, que igualmente subiu, de 11,5% para 13%. A subida geral de opção de voto dos outros candidatos vem não apenas dos sete pontos de queda de Balardin, mas também da herança de 4,5 pontos percentuais que tinha o agora desistente Coronel Francisco, do Progressistas, além dos 3,5 pontos de diminuição do total de indecisos. Com isso, subiram Vinicius Cornelli, do PT, de 3,5% para 6%, e Paulo Schwab, do PRD, de 2,5% também para 6%. Mauro Falcão, recém-lançado pelo PDT, subiu de 0,5% para 2%.
REFLEXO DA CAMPANHA
A queda de sete pontos não deve afligir a campanha de Leandro Balardin, que acelerou o ritmo na última semana, faltando apenas uma maior presença nos bairros de seus candidatos a vereador, onde outras nominatas ocupam muito espaço, ajudando na reação de seus prefeituráveis. Faltam quatro finais de semana de campanha e diante da pouca força do horário eleitoral gratuito, a oposição precisaria de maior efeito de comparação com Bala a partir de debates e entrevistas na imprensa.
FICHA TÉCNICA
Pesquisa Casa Brasil Editores
Contratante: Jornal do Povo Ltda
350 entrevistas
Margem de erro: 5,34 pontos percentuais para mais ou para menos
Intervalo de confiança: 95%
Responsável técnico: Estatística Roselaine Baptista (Conre: 8225)
Número de identificação: RS-02650/2024
Datas da coleta de dados: 2 e 3 de setembro
Data de divulgação: a partir de 08/09/2024
Bairros pesquisados: Barcelos, Carvalho, Centro, Cohab, Fátima, Frota, Gonçalves, Rodoviária (representando os moradores do Interior), Marina, Marques Ribeiro, Mauá, Medianeira, Noêmia, Oliveira, Ponche Verde, Preussler, Promorar, Rio Branco, Santa Helena, Santo Antônio, São José, Soares, Tupinambá, Universitário e Volta da Charqueada.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Medicina não vem mais
Governo Lula cancela edital de novos cursos
Governo federal cancela edital para novos cursos de Medicina
Cachoeira perde a esperança após mobilização de três anos
Virou jogo de empurra para segunda balsa
Prefeito diz não ter como arcar com custos e entende que seja uma responsabilidade do Dnit
Governo Balardin diz que acessos para segunda balsa são responsabilidade do Dnit
Município respondeu a consulta feita pelo órgão federal
Vereador perde paciência com o prefeito
Acidente na mesma rua que Serginho Quoos pediu conserto urgente irritou o parlamentar
Cacisc cobra segunda balsa e organização de filas
Entidade afirma que cidade já sente prejuízos econômicos e que deve piorar com perdas no agro
Siprom ganha ação pela hora-atividade
Professores poderão ter atrasados a receber
Prefeitura terá concurso
Intenção consta em projeto de lei enviado à Câmara
Nova lei do transporte revoga 38 leis
Gratuidade será regrada
Município cria dois cargos de controlador interno
Prefeitura atualiza lei do Controle Interno após cobrança do Tribunal de Contas do Estado
Vereador pede MP no caso Corsan
Queixa inclui corte no abastecimento e buracos nas ruas
Prefeitura denuncia Corsan à Agergs
Companhia alega que foram problemas pontuais
