EXCLUSIVO
Balardin cai 7 pontos, mas segue líder
Campanha oficial nas ruas fez todos os outros candidatos subirem nesta rodada da pesquisa eleitoral da Casa Brasil
O candidato a prefeito pelo PSDB, ex-vereador Leandro Balardin, caiu sete pontos na nova rodada da pesquisa da Casa Brasil neste ano eleitoral, realizada com exclusividade para o Jornal do Povo. Ele tinha 44% da preferência do eleitorado cachoeirense e agora mantém 37%, ainda 23 pontos à frente do batalhão perseguidor, faltando 27 dias para o pleito. Com a liberação da propaganda nas ruas e o início do horário eleitoral gratuito, todos os demais adversários subiram na preferência dos entrevistados. Ainda assim, 22% dos eleitores não responderam, estão indecisos ou estão propensos a votar em branco ou nulo. Na rodada anterior eram 25,5%.
Houve troca nas posições seguintes, mas dentro da margem de erro. O novo segundo colocado é o empresário Hilton De Franceschi, candidato do Republicanos, que subiu de 8% para 14%, passando o vereador Ronaldo Trojahn, do PL, que igualmente subiu, de 11,5% para 13%. A subida geral de opção de voto dos outros candidatos vem não apenas dos sete pontos de queda de Balardin, mas também da herança de 4,5 pontos percentuais que tinha o agora desistente Coronel Francisco, do Progressistas, além dos 3,5 pontos de diminuição do total de indecisos. Com isso, subiram Vinicius Cornelli, do PT, de 3,5% para 6%, e Paulo Schwab, do PRD, de 2,5% também para 6%. Mauro Falcão, recém-lançado pelo PDT, subiu de 0,5% para 2%.
REFLEXO DA CAMPANHA
A queda de sete pontos não deve afligir a campanha de Leandro Balardin, que acelerou o ritmo na última semana, faltando apenas uma maior presença nos bairros de seus candidatos a vereador, onde outras nominatas ocupam muito espaço, ajudando na reação de seus prefeituráveis. Faltam quatro finais de semana de campanha e diante da pouca força do horário eleitoral gratuito, a oposição precisaria de maior efeito de comparação com Bala a partir de debates e entrevistas na imprensa.
FICHA TÉCNICA
Pesquisa Casa Brasil Editores
Contratante: Jornal do Povo Ltda
350 entrevistas
Margem de erro: 5,34 pontos percentuais para mais ou para menos
Intervalo de confiança: 95%
Responsável técnico: Estatística Roselaine Baptista (Conre: 8225)
Número de identificação: RS-02650/2024
Datas da coleta de dados: 2 e 3 de setembro
Data de divulgação: a partir de 08/09/2024
Bairros pesquisados: Barcelos, Carvalho, Centro, Cohab, Fátima, Frota, Gonçalves, Rodoviária (representando os moradores do Interior), Marina, Marques Ribeiro, Mauá, Medianeira, Noêmia, Oliveira, Ponche Verde, Preussler, Promorar, Rio Branco, Santa Helena, Santo Antônio, São José, Soares, Tupinambá, Universitário e Volta da Charqueada.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Daniela apresenta projeto para obrigar traves fixas em quadras esportivas
Proposta visa garantir segurança, para evitar queda das goleiras nas crianças
Prefeitura abre concessão onerosa de lotes no Aeródromo Nero Moura
Abertura de propostas será no próximo dia 25 de maio
Contas do Zé de 2023 rodam no T. de Contas
Insuficiência financeira
Disputa por espaço em comissões intensifica confronto na Câmara
Base e oposição divergem e reacendem debate sobre mudanças no regimento interno
TCE emite parecer desfavorável às contas de José Otávio em 2023
Principal motivo foi insuficiência financeira ao final do ano
Vereador Alex quer a volta dos Bombeiros à zona norte
Parlamentar fará encaminhamento ao governo estadual
Bate-boca na audiência do ônibus
Secretário acusa TNSG de não colocar ônibus nas ruas
Deputado Covatti garante R$ 500 mil para a saúde
Recurso será aplicado em cirurgias de traumatologia pelo HCB
