EXCLUSIVO

Balardin cai 7 pontos, mas segue líder

09/09/2024 00:05 - por José Ricardo Gaspar do Nascimento jp@jornaldopovo.com.br

Campanha oficial nas ruas fez todos os outros candidatos subirem nesta rodada da pesquisa eleitoral da Casa Brasil

O candidato a prefeito pelo PSDB, ex-vereador Leandro Balardin, caiu sete pontos na nova rodada da pesquisa da Casa Brasil neste ano eleitoral, realizada com exclusividade para o Jornal do Povo. Ele tinha 44% da preferência do eleitorado cachoeirense e agora mantém 37%, ainda 23 pontos à frente do batalhão perseguidor, faltando 27 dias para o pleito. Com a liberação da propaganda nas ruas e o início do horário eleitoral gratuito, todos os demais adversários subiram na preferência dos entrevistados. Ainda assim, 22% dos eleitores não responderam, estão indecisos ou estão propensos a votar em branco ou nulo. Na rodada anterior eram 25,5%.

Houve troca nas posições seguintes, mas dentro da margem de erro. O novo segundo colocado é o empresário Hilton De Franceschi, candidato do Republicanos, que subiu de 8% para 14%, passando o vereador Ronaldo Trojahn, do PL, que igualmente subiu, de 11,5% para 13%. A subida geral de opção de voto dos outros candidatos vem não apenas dos sete pontos de queda de Balardin, mas também da herança de 4,5 pontos percentuais que tinha o agora desistente Coronel Francisco, do Progressistas, além dos 3,5 pontos de diminuição do total de indecisos. Com isso, subiram Vinicius Cornelli, do PT, de 3,5% para 6%, e Paulo Schwab, do PRD, de 2,5% também para 6%. Mauro Falcão, recém-lançado pelo PDT, subiu de 0,5% para 2%.

REFLEXO DA CAMPANHA
A queda de sete pontos não deve afligir a campanha de Leandro Balardin, que acelerou o ritmo na última semana, faltando apenas uma maior presença nos bairros de seus candidatos a vereador, onde outras nominatas ocupam muito espaço, ajudando na reação de seus prefeituráveis. Faltam quatro finais de semana de campanha e diante da pouca força do horário eleitoral gratuito, a oposição precisaria de maior efeito de comparação com Bala a partir de debates e entrevistas na imprensa. 

FICHA TÉCNICA
Pesquisa Casa Brasil Editores
Contratante:
Jornal do Povo Ltda
350 entrevistas
Margem de erro: 5,34 pontos percentuais para mais ou para menos
Intervalo de confiança: 95%
Responsável técnico: Estatística Roselaine Baptista (Conre: 8225)
Número de identificação: RS-02650/2024
Datas da coleta de dados: 2 e 3 de setembro
Data de divulgação: a partir de 08/09/2024

Bairros pesquisados: Barcelos, Carvalho, Centro, Cohab, Fátima, Frota, Gonçalves, Rodoviária (representando os moradores do Interior), Marina, Marques Ribeiro, Mauá, Medianeira, Noêmia, Oliveira, Ponche Verde, Preussler, Promorar, Rio Branco, Santa Helena, Santo Antônio, São José, Soares, Tupinambá, Universitário e Volta da Charqueada.

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!
12/02/2026 00:03

FRUSTRAÇÃO COMUNITÁRIA

Medicina não vem mais

Governo Lula cancela edital de novos cursos

11/02/2026 07:42

MOBILIZAÇÃO

Governo federal cancela edital para novos cursos de Medicina

Cachoeira perde a esperança após mobilização de três anos

11/02/2026 00:03

PONTE DO FANDANGO TRANCADA

Virou jogo de empurra para segunda balsa

Prefeito diz não ter como arcar com custos e entende que seja uma responsabilidade do Dnit

10/02/2026 18:34

PONTE BLOQUEADA

Governo Balardin diz que acessos para segunda balsa são responsabilidade do Dnit

Município respondeu a consulta feita pelo órgão federal

09/02/2026 00:02

INCÔMODO

Vereador perde paciência com o prefeito

Acidente na mesma rua que Serginho Quoos pediu conserto urgente irritou o parlamentar

06/02/2026 19:00

PONTE BLOQUEADA

Cacisc cobra segunda balsa e organização de filas

Entidade afirma que cidade já sente prejuízos econômicos e que deve piorar com perdas no agro

04/02/2026 00:04

JUSTIÇA

Siprom ganha ação pela hora-atividade

Professores poderão ter atrasados a receber

03/02/2026 00:06

PROJEÇÃO PARA MARÇO

Prefeitura terá concurso

Intenção consta em projeto de lei enviado à Câmara

03/02/2026 00:00

ESTÁ NA CÂMARA

Nova lei do transporte revoga 38 leis

Gratuidade será regrada

02/02/2026 15:33

Nova lei

Município cria dois cargos de controlador interno

Prefeitura atualiza lei do Controle Interno após cobrança do Tribunal de Contas do Estado

28/01/2026 00:06

EDIMAR GARCIA

Vereador pede MP no caso Corsan

Queixa inclui corte no abastecimento e buracos nas ruas

27/01/2026 00:05

FALTA DE ÁGUA

Prefeitura denuncia Corsan à Agergs

Companhia alega que foram problemas pontuais