EXCLUSIVO
Balardin cai 7 pontos, mas segue líder
Campanha oficial nas ruas fez todos os outros candidatos subirem nesta rodada da pesquisa eleitoral da Casa Brasil
O candidato a prefeito pelo PSDB, ex-vereador Leandro Balardin, caiu sete pontos na nova rodada da pesquisa da Casa Brasil neste ano eleitoral, realizada com exclusividade para o Jornal do Povo. Ele tinha 44% da preferência do eleitorado cachoeirense e agora mantém 37%, ainda 23 pontos à frente do batalhão perseguidor, faltando 27 dias para o pleito. Com a liberação da propaganda nas ruas e o início do horário eleitoral gratuito, todos os demais adversários subiram na preferência dos entrevistados. Ainda assim, 22% dos eleitores não responderam, estão indecisos ou estão propensos a votar em branco ou nulo. Na rodada anterior eram 25,5%.
Houve troca nas posições seguintes, mas dentro da margem de erro. O novo segundo colocado é o empresário Hilton De Franceschi, candidato do Republicanos, que subiu de 8% para 14%, passando o vereador Ronaldo Trojahn, do PL, que igualmente subiu, de 11,5% para 13%. A subida geral de opção de voto dos outros candidatos vem não apenas dos sete pontos de queda de Balardin, mas também da herança de 4,5 pontos percentuais que tinha o agora desistente Coronel Francisco, do Progressistas, além dos 3,5 pontos de diminuição do total de indecisos. Com isso, subiram Vinicius Cornelli, do PT, de 3,5% para 6%, e Paulo Schwab, do PRD, de 2,5% também para 6%. Mauro Falcão, recém-lançado pelo PDT, subiu de 0,5% para 2%.
REFLEXO DA CAMPANHA
A queda de sete pontos não deve afligir a campanha de Leandro Balardin, que acelerou o ritmo na última semana, faltando apenas uma maior presença nos bairros de seus candidatos a vereador, onde outras nominatas ocupam muito espaço, ajudando na reação de seus prefeituráveis. Faltam quatro finais de semana de campanha e diante da pouca força do horário eleitoral gratuito, a oposição precisaria de maior efeito de comparação com Bala a partir de debates e entrevistas na imprensa.
FICHA TÉCNICA
Pesquisa Casa Brasil Editores
Contratante: Jornal do Povo Ltda
350 entrevistas
Margem de erro: 5,34 pontos percentuais para mais ou para menos
Intervalo de confiança: 95%
Responsável técnico: Estatística Roselaine Baptista (Conre: 8225)
Número de identificação: RS-02650/2024
Datas da coleta de dados: 2 e 3 de setembro
Data de divulgação: a partir de 08/09/2024
Bairros pesquisados: Barcelos, Carvalho, Centro, Cohab, Fátima, Frota, Gonçalves, Rodoviária (representando os moradores do Interior), Marina, Marques Ribeiro, Mauá, Medianeira, Noêmia, Oliveira, Ponche Verde, Preussler, Promorar, Rio Branco, Santa Helena, Santo Antônio, São José, Soares, Tupinambá, Universitário e Volta da Charqueada.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Presidente em análise
Sindicato critica subsídio da tarifa
Câmara debate lei para as motos elétricas
Debate teve origem em uma indicação da presidenta Juliana Spolidoro para que o Executivo implante regras
Tarifa de ônibus deveria ser 7,48
Licitação definitiva pode estabelecer reajuste de até 31%
Prefeitura terá de subsidiar pelo menos R$ 170 mil por mês para nova empresa de ônibus
Valor é calculado com base no custo da empresa por quilômetro rodado
Empresa de SC se apresenta para o lugar da TNSG
Valor cobrado pelo quilômetro rodado ficou apenas um centavo abaixo do custo-limite
Empresa de Santa Catarina se apresenta para substituir a TNSG
Valor cobrado pelo quilômetro rodado ficou apenas um centavo abaixo do custo-limite, de R$ 9,67
Presidenciável Renan Santos dá entrevista à GVC.fm
Candidato do Missão está em roteiro pelo Rio Grande do Sul
Valores retroativos do vale-alimentação estão sob revisão
Pagamento a ser feito nesta quarta-feira não contempla os valores retroativos
Iffar reenviou projeto para vir para Cachoeira
Novos campi estão para ser anunciados
Corede Jacuí Centro confirma as propostas para a Consulta Popular
Cachoeria precisa garantir apenas 65 votos para assegurar recursos
