PANORAMA
Cachoeira é a 4ª do RS em casos de dengue
Cidade tem 50 casos confirmados e outros 67 em investigação. Prefeitura reage
Cachoeira do Sul é, no momento, o quarto município com mais casos de dengue em todo o estado do Rio Grande do Sul, com 50 pessoas infectadas pela doença causada pelo mosquito Aedes aegypti. A cidade de Viamão é a com maior número de registros da doença, 358. Com a tendência de crescimento de mais casos, a Prefeitura de Cachoeira do Sul reagiu com a reativação do Comitê Municipal de Enfrentamento às Arboviroses e criação do Centro de Operações de Emergência (COE).
A secretária municipal de Saúde, Camila Barreto, destacou as ações priorizadas no combate à dengue. “Trata-se de um desafio coletivo, num contexto de pré-epidemia, que só poderemos enfrentar com a participação efetiva dos cidadãos, através de cuidados práticos na rotina de cada um”, destacou a titular da SMS. A principal medida tem sido a adoção de mutirões de limpeza, como o realizado quinta-feira no Bairro Santa Helena, com a limpeza das áreas e eliminação de focos de água parada, tarefa que conta com acompanhamento de outras secretarias, além dos agentes de saúde.
SERVIÇO NOVO
A secretaria não descarta abrir um novo serviço de saúde central em turno estendido como forma de prevenção a uma possível superlotação da UPA. Além disso, o governo estuda a edição de decreto para agilizar processos para compra de materiais, além de revisar leis municipais para ter mais rigor na fiscalização de terrenos baldios e imóveis abandonados.
PARA SABER MAIS
Casos de dengue no RS
Cidade / Casos
Viamão 358
Planalto 61
Novo Hamburgo 57
Cachoeira do Sul 50
Santa Cruz do Sul 47
Fonte: painel de casos da dengue da Secretaria Estadual de Saúde
Mutirão combateu o mosquito no Santa Helena
Uma equipe de 30 servidores das secretarias da Saúde, Meio Ambiente e Infraestrutura Urbana participaram na quinta-feira do mutirão contra a dengue promovido no Bairro Santa Helena, na zona norte da cidade. A ação de combate ao Aedes aegypti vistoriou 145 imóveis e eliminou 63 criadouros do mosquito, envolvendo os moradores dos imóveis nos cuidados essenciais que irão conter a disseminação da doença em Cachoeira do Sul.
Como o andamento do mutirão acabou sendo prejudicado pela chuva (que compromete a aplicação de produto em pastilhas para eliminação dos vetores nas áreas infectadas), a previsão é de que o trabalho no bairro seja concluído na próxima semana, em data a ser definida a partir da previsão do tempo.
TRABALHO DE CAMPO
Ao todo, 17 agentes de combate às endemias estiveram envolvidos nas visitas aos domicílios, auxiliados por mais nove servidores da Saúde e outros quatro fiscais do Meio Ambiente e Infraestrutura. No contato com os proprietários dos imóveis, a equipe repassou orientações para prevenção e controle da doença, principalmente a limpeza das áreas externas e o acúmulo de água parada. Um caminhão percorreu as ruas visitadas para fazer o recolhimento dos entulhos.
RAIO X
Mutirão no Santa Helena
Imóveis visitados: 145
Imóveis fechados (sem acesso): 47
Criadouros eliminados: 63
Encontrou algum erro? Informe aqui
Avatar 3 chega ao Cine Via Sete com duas sessões diárias
Filme dá continuidade à saga dos habitantes de Pandora
Cantata de Natal da Secretaria de Cultura é nesta quinta-feira
Servidores da secretaria de Cultura e do Atelier Livre Municipal se apresentam às 20h30min
Brotos cumprem missão social
Ações de solidariedade da corte encerram na noite deste domingo
Prefeitura encerra terceiro turno da Saúde após queda nos atendimentos
Secretaria da Saúde já havia reduzido o turno extra em setembro.
Mercado UFFA inaugura nesta sexta-feira
Com loja aberta 24h, UFFA oferecerá itens limpeza, padaria, hortifrúti e lanches
Última operação de retirada de fios do ano acontece nesta quarta-feira na Saldanha Marinho
6ª etapa da remoção de cabos em desuso deve seguir nesta quinta-feira, em parceria com operadoras de telecomunicações e RGE
TJ retira direito de resposta do prefeito
Desembargador reconheceu legitimidade da interpretação feita pelo Jornal do Povo sobre lei de Balardin
Cacisc quer liberação da Rua Coberta em horário comercial
Entidade sugere que carros de passeio possam transitar
Bloco Boca Cheia escolhe sua corte neste sábado
Até o momento, são três candidatas inscritas. Inscrições seguem abertas até quinta-feira.
Processo seletivo do IBGE inscreve até quarta-feira
São sete vagas para a unidade de Cachoeira do Sul