PANORAMA
Cachoeira é a 4ª do RS em casos de dengue
Cidade tem 50 casos confirmados e outros 67 em investigação. Prefeitura reage
Cachoeira do Sul é, no momento, o quarto município com mais casos de dengue em todo o estado do Rio Grande do Sul, com 50 pessoas infectadas pela doença causada pelo mosquito Aedes aegypti. A cidade de Viamão é a com maior número de registros da doença, 358. Com a tendência de crescimento de mais casos, a Prefeitura de Cachoeira do Sul reagiu com a reativação do Comitê Municipal de Enfrentamento às Arboviroses e criação do Centro de Operações de Emergência (COE).
A secretária municipal de Saúde, Camila Barreto, destacou as ações priorizadas no combate à dengue. “Trata-se de um desafio coletivo, num contexto de pré-epidemia, que só poderemos enfrentar com a participação efetiva dos cidadãos, através de cuidados práticos na rotina de cada um”, destacou a titular da SMS. A principal medida tem sido a adoção de mutirões de limpeza, como o realizado quinta-feira no Bairro Santa Helena, com a limpeza das áreas e eliminação de focos de água parada, tarefa que conta com acompanhamento de outras secretarias, além dos agentes de saúde.
SERVIÇO NOVO
A secretaria não descarta abrir um novo serviço de saúde central em turno estendido como forma de prevenção a uma possível superlotação da UPA. Além disso, o governo estuda a edição de decreto para agilizar processos para compra de materiais, além de revisar leis municipais para ter mais rigor na fiscalização de terrenos baldios e imóveis abandonados.
PARA SABER MAIS
Casos de dengue no RS
Cidade / Casos
Viamão 358
Planalto 61
Novo Hamburgo 57
Cachoeira do Sul 50
Santa Cruz do Sul 47
Fonte: painel de casos da dengue da Secretaria Estadual de Saúde
Mutirão combateu o mosquito no Santa Helena
Uma equipe de 30 servidores das secretarias da Saúde, Meio Ambiente e Infraestrutura Urbana participaram na quinta-feira do mutirão contra a dengue promovido no Bairro Santa Helena, na zona norte da cidade. A ação de combate ao Aedes aegypti vistoriou 145 imóveis e eliminou 63 criadouros do mosquito, envolvendo os moradores dos imóveis nos cuidados essenciais que irão conter a disseminação da doença em Cachoeira do Sul.
Como o andamento do mutirão acabou sendo prejudicado pela chuva (que compromete a aplicação de produto em pastilhas para eliminação dos vetores nas áreas infectadas), a previsão é de que o trabalho no bairro seja concluído na próxima semana, em data a ser definida a partir da previsão do tempo.
TRABALHO DE CAMPO
Ao todo, 17 agentes de combate às endemias estiveram envolvidos nas visitas aos domicílios, auxiliados por mais nove servidores da Saúde e outros quatro fiscais do Meio Ambiente e Infraestrutura. No contato com os proprietários dos imóveis, a equipe repassou orientações para prevenção e controle da doença, principalmente a limpeza das áreas externas e o acúmulo de água parada. Um caminhão percorreu as ruas visitadas para fazer o recolhimento dos entulhos.
RAIO X
Mutirão no Santa Helena
Imóveis visitados: 145
Imóveis fechados (sem acesso): 47
Criadouros eliminados: 63
Encontrou algum erro? Informe aqui
A banda vai passar no Arrozão
Evento deste domingo começa às 13h30min e tem entrada gratuita
Cachoeira na final do Enart
São dois grupos de danças e 10 representantes nas modalidades individuais ou par
Sonhos sobre rodas na SRB
Escola de patinação promove neste domingo seu espetáculo anual
67 de Cachoeira no domingo de Enade
Alunos da Uergs e Ulbra farão o exame de avaliação
Estudante atropelado na ERS 403
Acidente foi com um VW Gol
Vaquinha virtual é criada após incêndio em casa
Família quer ajuda para comprar utensílios e eletrodomésticos
Arrozão recebe 17º Festival de Bandas Marciais neste domingo
Evento começa às 13h30 e tem entrada gratuita.
Sonhos Sobre Rodas se apresenta neste domingo
70 alunas sobem ao palco da Sociedade Rio Branco, com participação da escola Deslize
Domingo de almoço e baile no CTG Os Gaudérios
Atividades começam com bailinho às 10h
Promessômetro já foi a 13 milhões
JP ranqueia as promessas feitas a Cachoeira do Sul pelos deputados
Mãe pede ajuda para o filho
Rafael precisa de 10 mil
