PANORAMA

Cachoeira é a 4ª do RS em casos de dengue

15/03/2025 00:05 - por Vinícius Severo vinicius@jornaldopovo.com.br

Cidade tem 50 casos confirmados e outros 67 em investigação. Prefeitura reage

Equipe do mutirão: servidores das secretarias da Saúde, Meio Ambiente e Infraestrutura

Cachoeira do Sul é, no momento, o quarto município com mais casos de dengue em todo o estado do Rio Grande do Sul, com 50 pessoas infectadas pela doença causada pelo mosquito Aedes aegypti. A cidade de Viamão é a com maior número de registros da doença, 358. Com a tendência de crescimento de mais casos, a Prefeitura de Cachoeira do Sul reagiu com a reativação do Comitê Municipal de Enfrentamento às Arboviroses e criação do Centro de Operações de Emergência (COE).

A secretária municipal de Saúde, Camila Barreto, destacou as ações priorizadas no combate à dengue. “Trata-se de um desafio coletivo, num contexto de pré-epidemia, que só poderemos enfrentar com a participação efetiva dos cidadãos, através de cuidados práticos na rotina de cada um”, destacou a titular da SMS. A principal medida tem sido a adoção de mutirões de limpeza, como o realizado quinta-feira no Bairro Santa Helena, com a limpeza das áreas e eliminação de focos de água parada, tarefa que conta com acompanhamento de outras secretarias, além dos agentes de saúde.

SERVIÇO NOVO
A secretaria não descarta abrir um novo serviço de saúde central em turno estendido como forma de prevenção a uma possível superlotação da UPA. Além disso, o governo estuda a edição de decreto para agilizar processos para compra de materiais, além de revisar leis municipais para ter mais rigor na fiscalização de terrenos baldios e imóveis abandonados. 

PARA SABER MAIS

Casos de dengue no RS

Cidade / Casos
Viamão 358
Planalto 61
Novo Hamburgo 57
Cachoeira do Sul 50
Santa Cruz do Sul 47

Fonte: painel de casos da dengue da Secretaria Estadual de Saúde

Mutirão combateu o mosquito no Santa Helena

Uma equipe de 30 servidores das secretarias da Saúde, Meio Ambiente e Infraestrutura Urbana participaram na quinta-feira do mutirão contra a dengue promovido no Bairro Santa Helena, na zona norte da cidade. A ação de combate ao Aedes aegypti vistoriou 145 imóveis e eliminou 63 criadouros do mosquito, envolvendo os moradores dos imóveis nos cuidados essenciais que irão conter a disseminação da doença em Cachoeira do Sul.

Como o andamento do mutirão acabou sendo prejudicado pela chuva (que compromete a aplicação de produto em pastilhas para eliminação dos vetores nas áreas infectadas), a previsão é de que o trabalho no bairro seja concluído na próxima semana, em data a ser definida a partir da previsão do tempo.

TRABALHO DE CAMPO
Ao todo, 17 agentes de combate às endemias estiveram envolvidos nas visitas aos domicílios, auxiliados por mais nove servidores da Saúde e outros quatro fiscais do Meio Ambiente e Infraestrutura. No contato com os proprietários dos imóveis, a equipe repassou orientações para prevenção e controle da doença, principalmente a limpeza das áreas externas e o acúmulo de água parada. Um caminhão percorreu as ruas visitadas para fazer o recolhimento dos entulhos.

RAIO X

Mutirão no Santa Helena

Imóveis visitados: 145
Imóveis fechados (sem acesso): 47
Criadouros eliminados: 63

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!
13/02/2026 00:00

EM 24 HORAS

Nível do Jacuí subiu mais de um metro

13/02/2026 00:00

1º DIA DE DESFILE

As Virgens abrem o Carnaval

Arrastão traz ainda outros três blocos de salão

12/02/2026 16:28

EVENTO

Segunda Semana Crioula movimenta a Fenarroz

Provas se estendem até o sábado

12/02/2026 15:58

Ensino superior

Listão do Vestibular 2026 da UFSM será divulgado nesta sexta-feira

UFSM/Cachoeira teve exatamente 100 candidatos inscritos para ingresso

12/02/2026 15:44

Sem ponte

Balsa carregada desce o Rio Jacuí

Embarcação parou na margem, mas voltou a operar minutos depois

12/02/2026 13:48

Conteúdo do JP impresso

O Morro dos Ventos Uivantes estreia nesta quinta no Cine Via Sete

Sucesso da literatura ganha nova adaptação para o cinema

12/02/2026 11:06

Sem ponte

Balsa passa trabalho para transportar caçambas de pedras

Rio baixo aliado ao peso teria feito Deusa do Jacuí encostar em banco de areia

12/02/2026 00:00

COOPERATIVA DA COMUNIDADE

Celetro reforça parceria com a BM

12/02/2026 00:00

LISTA ABERTA

Convocação para espera do Sisu já começou

Uergs tem 152 aguardando o chamado

11/02/2026 21:31

Cinema

Animação Um Cabra Bom de Bola estreia quinta-feira

Cine Via Sete acompanha o lançamento nacional do filme

11/02/2026 21:14

Educação

Prefeitura aluga prédio pronto para escola no Bairro Drews

Investimento mensal será de R$ 20 mil pela estrutura da Carinha de Anjo

11/02/2026 19:30

Deusa do Jacuí

Caminhão quebrado gerou fila na Deusa do Jacuí

Caminhão quebrou na hora de embarcar na balsa