PANORAMA

Cachoeira é a 4ª do RS em casos de dengue

15/03/2025 00:05 - por Vinícius Severo vinicius@jornaldopovo.com.br

Cidade tem 50 casos confirmados e outros 67 em investigação. Prefeitura reage

Equipe do mutirão: servidores das secretarias da Saúde, Meio Ambiente e Infraestrutura

Cachoeira do Sul é, no momento, o quarto município com mais casos de dengue em todo o estado do Rio Grande do Sul, com 50 pessoas infectadas pela doença causada pelo mosquito Aedes aegypti. A cidade de Viamão é a com maior número de registros da doença, 358. Com a tendência de crescimento de mais casos, a Prefeitura de Cachoeira do Sul reagiu com a reativação do Comitê Municipal de Enfrentamento às Arboviroses e criação do Centro de Operações de Emergência (COE).

A secretária municipal de Saúde, Camila Barreto, destacou as ações priorizadas no combate à dengue. “Trata-se de um desafio coletivo, num contexto de pré-epidemia, que só poderemos enfrentar com a participação efetiva dos cidadãos, através de cuidados práticos na rotina de cada um”, destacou a titular da SMS. A principal medida tem sido a adoção de mutirões de limpeza, como o realizado quinta-feira no Bairro Santa Helena, com a limpeza das áreas e eliminação de focos de água parada, tarefa que conta com acompanhamento de outras secretarias, além dos agentes de saúde.

SERVIÇO NOVO
A secretaria não descarta abrir um novo serviço de saúde central em turno estendido como forma de prevenção a uma possível superlotação da UPA. Além disso, o governo estuda a edição de decreto para agilizar processos para compra de materiais, além de revisar leis municipais para ter mais rigor na fiscalização de terrenos baldios e imóveis abandonados. 

PARA SABER MAIS

Casos de dengue no RS

Cidade / Casos
Viamão 358
Planalto 61
Novo Hamburgo 57
Cachoeira do Sul 50
Santa Cruz do Sul 47

Fonte: painel de casos da dengue da Secretaria Estadual de Saúde

Mutirão combateu o mosquito no Santa Helena

Uma equipe de 30 servidores das secretarias da Saúde, Meio Ambiente e Infraestrutura Urbana participaram na quinta-feira do mutirão contra a dengue promovido no Bairro Santa Helena, na zona norte da cidade. A ação de combate ao Aedes aegypti vistoriou 145 imóveis e eliminou 63 criadouros do mosquito, envolvendo os moradores dos imóveis nos cuidados essenciais que irão conter a disseminação da doença em Cachoeira do Sul.

Como o andamento do mutirão acabou sendo prejudicado pela chuva (que compromete a aplicação de produto em pastilhas para eliminação dos vetores nas áreas infectadas), a previsão é de que o trabalho no bairro seja concluído na próxima semana, em data a ser definida a partir da previsão do tempo.

TRABALHO DE CAMPO
Ao todo, 17 agentes de combate às endemias estiveram envolvidos nas visitas aos domicílios, auxiliados por mais nove servidores da Saúde e outros quatro fiscais do Meio Ambiente e Infraestrutura. No contato com os proprietários dos imóveis, a equipe repassou orientações para prevenção e controle da doença, principalmente a limpeza das áreas externas e o acúmulo de água parada. Um caminhão percorreu as ruas visitadas para fazer o recolhimento dos entulhos.

RAIO X

Mutirão no Santa Helena

Imóveis visitados: 145
Imóveis fechados (sem acesso): 47
Criadouros eliminados: 63

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!
11/11/2025 18:36

Programa federal

66 famílias de Cachoeira do Sul já foram beneficiadas pelo Programa Compra Assistida

Famílias atingidas pela enchente de 2024 estão comprando novas casas com apoio do Governo Federal

11/11/2025 18:14

Pesquisa científica

Marista Roque realiza Mostra de Itinerários Formativos

Estudantes transformaram suas pesquisas em artigos científicos

11/11/2025 17:45

Obra em andamento

71% da reforma está pronta na Ponte do Fandango

Não existe data definida para o bloqueio do tráfego

11/11/2025 16:09

Diversão e lazer

Cachoeira do Sul tem grupo de jogos de tabuleiro

Reuniões ocorrem uma vez por semana

11/11/2025 15:08

OBRAS

Prefeitura segue revitalização da pintura na Júlio de Castilhos

Tintas foram doadas por empresas locais e servidores da Prefeitura estão realizando a pintura

11/11/2025 14:56

MOTOCICLISTAS

1º Cachoeira em Duas Rodas será neste domingo

Evento é uma parceria entre o Bonde das Carenadas e o Mercado de Pulgas

11/11/2025 14:21

CONTEÚDO DO JP IMPRESSO

Cursos técnicos tiveram apenas 242 inscritos

Curso com menor procura foi o Normal/Magistério, do Instituto João Neves da Fontoura

11/11/2025 14:07

Conteúdo do JP impresso

3º Batalhão amplia montagem de pontes

Modelo LSB agora pode ser flutuante

11/11/2025 13:55

Gestão 2026/2028

Apae/Cachoeira terá novo comando

Nilza Leusin assumirá a presidência a partir de 2026

11/11/2025 00:05

AGRESSÃO

Prefeito volta a atacar o JP

Balardin agora usou suas redes sociais. Entidades do setor condenam postura

10/11/2025 16:17

FIM DE ANO

Olhando para o Futuro marca a sua festa

Jogos, almoço e música estão na programação no Bairro Bom Retiro

10/11/2025 14:35

AÇÃO

Quinta etapa da operação de remoção de fios retirou 600 quilos

Remoção ocorreu nas ruas Júlio de Castilhos e Saldanha Marinho