PANORAMA
Cachoeira é a 4ª do RS em casos de dengue
Cidade tem 50 casos confirmados e outros 67 em investigação. Prefeitura reage
Cachoeira do Sul é, no momento, o quarto município com mais casos de dengue em todo o estado do Rio Grande do Sul, com 50 pessoas infectadas pela doença causada pelo mosquito Aedes aegypti. A cidade de Viamão é a com maior número de registros da doença, 358. Com a tendência de crescimento de mais casos, a Prefeitura de Cachoeira do Sul reagiu com a reativação do Comitê Municipal de Enfrentamento às Arboviroses e criação do Centro de Operações de Emergência (COE).
A secretária municipal de Saúde, Camila Barreto, destacou as ações priorizadas no combate à dengue. “Trata-se de um desafio coletivo, num contexto de pré-epidemia, que só poderemos enfrentar com a participação efetiva dos cidadãos, através de cuidados práticos na rotina de cada um”, destacou a titular da SMS. A principal medida tem sido a adoção de mutirões de limpeza, como o realizado quinta-feira no Bairro Santa Helena, com a limpeza das áreas e eliminação de focos de água parada, tarefa que conta com acompanhamento de outras secretarias, além dos agentes de saúde.
SERVIÇO NOVO
A secretaria não descarta abrir um novo serviço de saúde central em turno estendido como forma de prevenção a uma possível superlotação da UPA. Além disso, o governo estuda a edição de decreto para agilizar processos para compra de materiais, além de revisar leis municipais para ter mais rigor na fiscalização de terrenos baldios e imóveis abandonados.
PARA SABER MAIS
Casos de dengue no RS
Cidade / Casos
Viamão 358
Planalto 61
Novo Hamburgo 57
Cachoeira do Sul 50
Santa Cruz do Sul 47
Fonte: painel de casos da dengue da Secretaria Estadual de Saúde
Mutirão combateu o mosquito no Santa Helena
Uma equipe de 30 servidores das secretarias da Saúde, Meio Ambiente e Infraestrutura Urbana participaram na quinta-feira do mutirão contra a dengue promovido no Bairro Santa Helena, na zona norte da cidade. A ação de combate ao Aedes aegypti vistoriou 145 imóveis e eliminou 63 criadouros do mosquito, envolvendo os moradores dos imóveis nos cuidados essenciais que irão conter a disseminação da doença em Cachoeira do Sul.
Como o andamento do mutirão acabou sendo prejudicado pela chuva (que compromete a aplicação de produto em pastilhas para eliminação dos vetores nas áreas infectadas), a previsão é de que o trabalho no bairro seja concluído na próxima semana, em data a ser definida a partir da previsão do tempo.
TRABALHO DE CAMPO
Ao todo, 17 agentes de combate às endemias estiveram envolvidos nas visitas aos domicílios, auxiliados por mais nove servidores da Saúde e outros quatro fiscais do Meio Ambiente e Infraestrutura. No contato com os proprietários dos imóveis, a equipe repassou orientações para prevenção e controle da doença, principalmente a limpeza das áreas externas e o acúmulo de água parada. Um caminhão percorreu as ruas visitadas para fazer o recolhimento dos entulhos.
RAIO X
Mutirão no Santa Helena
Imóveis visitados: 145
Imóveis fechados (sem acesso): 47
Criadouros eliminados: 63
Encontrou algum erro? Informe aqui
Campeã dos imóveis regularizados
Cachoeira legalizou 143 moradias somente na primeira entrega do Reurb
Barão retoma liderança no Enem
Colégio aumentou média e subiu da 2ª para a 1ª posição de 2023 para 2024
PPH de Tatsch vai zerar filas de cirurgia
Programa prevê recursos do ICMS para hospitais
Empresa familiar ganha incentivo
Prefeitura vai pagar metade da locação por um ano
Bairro Marques Ribeiro com festa julina no domingo
Empreguetes e Ucab são parceiros
Taxação de Trump pode afetar RS e Cachoeira
Efeitos deverão começar ser sentidos com mais ênfase em agosto.
Inova Cachoeira conta com parceria entre governo, instituições de ensino e empresariado
Cachoeira do Sul oficializa seu Ecossistema de Inovação durante a 25ª Fenarroz
Mutirão recolheu quatro toneladas de fios em desuso em Cachoeira do Sul
Ação foi concentrada na Rua 7 de Setembro