Blog dos Bichos

Cães choram de alegria quando se juntam com seus donos, revela estudo

27/08/2022 11:02 - por Cristiane Vieira da Cunha

Pesquisa mostra que, assim como os humanos, os cachorros têm lágrimas causadas por emoções positivas

Quem tem um bichinho de estimação sabe que a conexão com esses amigos de quatro patas é algo muito forte, que parece ser inexplicável. Mas, alguns cientistas estudam esses animais e trazem dados científicos sobre esta relação. Em uma pesquisa inédita, o professor Takefumi Kikusui mostra que os cães choram “lágrimas de felicidade” quando se reencontram com seus donos, mesmo após um curto período de separação.

A inspiração para o estudo veio da cadela de Takefumi. Depois que ela teve filhotes, o professor notou que o rosto da cadela mudava quando ela amamentou os bebês – os olhos ficavam marejados.

Já é conhecido o fato de que os cães têm canais lacrimais que ajudam a remover a sujeira de seus olhos, mas o processo nunca havia sido associado à emoção.

A ocitocina é conhecida como o “hormônio do amor” e pode ser liberada nos cães e seus donos durante as interações. O hormônio também é liberado durante o parto e a amamentação, como no caso da mamãe poodle – e por isso novos testes foram realizados.

Para ver se as lágrimas apareciam nos olhos de cães em situações de felicidade, junto com o professor Kikusui, da Universidade de Azabu no Japão, foram realizados testes para medir o volume de lágrima basal dos cães antes e depois de se reunir com seus donos. Eles descobriram que o volume aumentou 10% quando os animais voltaram a se reunir com seu humano favorito, mas que isso não acontecia quando era uma pessoa que eles não conheciam bem.

Quando eles adicionaram ocitocina aos olhos dos cães, o volume das lágrimas também aumentou. Essa descoberta apoia a ideia de que a liberação de ocitocina desempenha um papel na produção de lágrimas quando os cães e seus donos voltam a ficar juntos.

“Nós nunca tínhamos ouvido falar da descoberta de que os animais derramam lágrimas em situações alegres, como se reunir com seus donos. Estamos animados porque este pode ser o primeiro estudo do mundo a provar isso!” disse Kikusui, cujo estudo foi publicado na revista Current Biology.

Os pesquisadores japoneses ainda não testaram se os cães também produzem lágrimas em resposta a emoções negativas, como os humanos. Outra hipótese que deve ser estudada é se os cães também choram quando se reúnem com outros cães.

Por enquanto, o que está claro é esta resposta quando ocorre o vínculo de cães com humanos. Os cientistas postularam a hipótese de que exista uma força motriz evolutiva por trás do processo, porque as lágrimas nos olhos podem forjar uma conexão mais forte entre as pessoas e seus cães. “É possível que os cães que apresentam olhos lacrimejantes durante a interação sejam mais cuidados pelo dono”, diz Kikusui.

Fonte: Ciclovivo.com.br

Faça seu login para comentar!