OBRA PÚBLICA

Camelôs mudarão de lugar

17/12/2022 00:06 - por Patrícia Loss loss@jornaldopovo.com.br

Comerciantes continuarão na Praça Honorato, mas em outro ponto

Camelódromo: novo espaço será em alvenaria e com depósito próprio para cada integrante / PATRÍCIA LOSS

Com recursos de devolução antecipada de sobra orçamentária da Câmara de Vereadores, será construído um novo camelódromo em Cachoeira do Sul, também na Praça Honorato Santos, mas do outro lado, ao fundos da Lancheria Pit Bull e ainda próximo ao supermercado Rede Super e dos pontos de ônibus da Rua David Barcelos. A nova área de vendas dos camelôs substituirá a atual, que fica na Honorato, entre as ruas Francisco Gama e Ernesto Alves.

O prefeito José Otávio Germano assegurou com o presidente da Câmara, Azevedo da Susepe, a liberação de recursos para a obra, orçada em cerca de R$ 200 mil. O projeto técnico da construção, onde o valor será definido de forma precisa, está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Planejamento e entrou em fase final de execução. Assim que tiver o projeto em mãos, a secretária municipal de Indústria e Comércio, Vanessa Csaszar, se reunirá com os camelôs para falar sobre a mudança.

A principal justificativa da Prefeitura para o novo camelódromo são as condições de infraestrutura do atual, apenas com cobertura e em um espaço sem possibilidade de ampliação da área de vendas. A construção está prevista para ser em alvenaria, com 12 salas individuais para a comercialização de produtos e mais um depósito de uso de coletivo. Hoje, os camelôs alugam um prédio para guardar material de estoque. 

SEM DESARMAR
No mesmo imóvel alugado eles deixam os produtos à noite, quando o camelódromo está fora de horário de expediente. Como as lojas são ao ar livre, somente com cobertura, eles precisam guardar os produtos ao fim de cada dia. No novo ponto de vendas, com salas individuais, os itens poderão ficar dentro das bancas, que terão sistema eletrônico de fechamento de cortinas em metal para a segurança dos comerciantes.

A previsão é de que a obra seja inaugurada ano que vem. Com a transferência das lojas para o novo camelódromo, o antigo será demolido, deixando livre a área vizinha ao espaço em que será construída a primeira Rua Coberta de Cachoeira, na Rua Ernesto Alves, quadra entre Saldanha Marinho e David Barcelos. A obra está em licitação, com resultado para o próximo dia 26.

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!

Rua coberta

Tobias Silva em 17/12/2022 às 13h44

Essa rua coberta na Ernesto Alves será um caos para o trânsito. Deveria ser na Otto Mernak.

25/03/2026 00:00

CRESCIMENTO DE 13,8%

Sicredi cada vez mais robusta

25/03/2026 00:00

UTILIDADE PÚBLICA

Prefeitura faz pressão pela 2ª balsa no Dnit

Áreas da Rua Esperanto e Praia Nova para atracadouros da segunda travessia

25/03/2026 00:00

CAMPANHA NACIONAL

Sábado de vacina em Cachoeira

9 postos de saúde estarão aplicando doses das 8h às 17h

24/03/2026 18:30

Cuidado com a saúde

Vacinação contra a gripe começa neste sábado em Cachoeira do Sul

Município receberá 3.050 doses na primeira remessa da vacina contra a gripe

24/03/2026 00:04

PALESTRA NESTA QUARTA

RF mobiliza Cachoeira pelo Imposto Amigo

Delegado da Receita orientará como destinar o imposto de renda

24/03/2026 00:00

MUDANÇAS NO COMÉRCIO

Lojas Prata fecha as portas em Cachoeira

23/03/2026 21:13

Saúde

HCB precisa da doação de plaquetas

Sangue é importante, mas neste momento plaquetas são prioridade

23/03/2026 18:22

Em busca de um lar

Feira de adoção acontece nesta quarta-feira na Praça Honorato

Animais já castrados estarão disponíveis para adoção responsável das 13h30 às 17h

23/03/2026 16:13

OBRAS

Prefeitura inicia terceira etapa das obras na Rua Coberta

Atual calçamento será substituído por PVS

23/03/2026 00:06

BELAS E SOLIDÁRIAS

Brotos arrecadaram 1,8 mil para a Páscoa

23/03/2026 00:03

INÍCIO PELO NOÊMIA

Corsan fiscaliza irregularidades nos esgotos

Será usada fumaça não tóxica

23/03/2026 00:00

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Segunda da Virada

Evento JP/GVC será na Ulbra