OBRA PÚBLICA

Camelôs mudarão de lugar

17/12/2022 00:06 - por Patrícia Loss loss@jornaldopovo.com.br

Comerciantes continuarão na Praça Honorato, mas em outro ponto

Camelódromo: novo espaço será em alvenaria e com depósito próprio para cada integrante / PATRÍCIA LOSS

Com recursos de devolução antecipada de sobra orçamentária da Câmara de Vereadores, será construído um novo camelódromo em Cachoeira do Sul, também na Praça Honorato Santos, mas do outro lado, ao fundos da Lancheria Pit Bull e ainda próximo ao supermercado Rede Super e dos pontos de ônibus da Rua David Barcelos. A nova área de vendas dos camelôs substituirá a atual, que fica na Honorato, entre as ruas Francisco Gama e Ernesto Alves.

O prefeito José Otávio Germano assegurou com o presidente da Câmara, Azevedo da Susepe, a liberação de recursos para a obra, orçada em cerca de R$ 200 mil. O projeto técnico da construção, onde o valor será definido de forma precisa, está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Planejamento e entrou em fase final de execução. Assim que tiver o projeto em mãos, a secretária municipal de Indústria e Comércio, Vanessa Csaszar, se reunirá com os camelôs para falar sobre a mudança.

A principal justificativa da Prefeitura para o novo camelódromo são as condições de infraestrutura do atual, apenas com cobertura e em um espaço sem possibilidade de ampliação da área de vendas. A construção está prevista para ser em alvenaria, com 12 salas individuais para a comercialização de produtos e mais um depósito de uso de coletivo. Hoje, os camelôs alugam um prédio para guardar material de estoque. 

SEM DESARMAR
No mesmo imóvel alugado eles deixam os produtos à noite, quando o camelódromo está fora de horário de expediente. Como as lojas são ao ar livre, somente com cobertura, eles precisam guardar os produtos ao fim de cada dia. No novo ponto de vendas, com salas individuais, os itens poderão ficar dentro das bancas, que terão sistema eletrônico de fechamento de cortinas em metal para a segurança dos comerciantes.

A previsão é de que a obra seja inaugurada ano que vem. Com a transferência das lojas para o novo camelódromo, o antigo será demolido, deixando livre a área vizinha ao espaço em que será construída a primeira Rua Coberta de Cachoeira, na Rua Ernesto Alves, quadra entre Saldanha Marinho e David Barcelos. A obra está em licitação, com resultado para o próximo dia 26.

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!

Rua coberta

Tobias Silva em 17/12/2022 às 13h44

Essa rua coberta na Ernesto Alves será um caos para o trânsito. Deveria ser na Otto Mernak.

09/07/2025 00:06

319 ATENDIDOS

Apae celebra hoje 57 anos

Entidade luta pelos direitos das pessoas com deficiência intelectual, múltipla e TEA

09/07/2025 00:00

7 EMPRESAS NA OPERAÇÃO

2,5 toneladas de fios removidos

08/07/2025 17:49

Poluição visual

Mutirão retira 2,5 toneladas de fios e cabos dos postes em Cachoeira

Trabalho envolveu seis empresas de telecomunicação, RGE e Setor de Trânsito

08/07/2025 15:01

Cinema

Superman tem sessão de pré-estreia nesta terça-feira no Via Sete

Novo filme do Homem de Aço chega antes em Cachoeira do Sul

08/07/2025 09:37

Remoção dos fios soltos tem início

Trabalho começou no início da manhã desta terça-feira

08/07/2025 00:04

SEM VACINA

Cachoeira tem 8ª morte por influenza A

Vítima com comorbidades tinha 62 anos

07/07/2025 18:21

INTERDIÇÃO DA PONTE

Todesmade discute com Executivo travessia de funcionários

Reunião também apresentou o cronograma das obras para a empresa.

07/07/2025 15:40

Gripe

Saúde confirma oitava morte por Influenza A em Cachoeira

Vítima tinha 62 anos e não havia feito a vacina

07/07/2025 13:32

Pós enchente

Desalojados podem pedir ajuda para a Defesa Civil

Volta para a casa pode ser agendada com os agentes

07/07/2025 00:04

6 MESES DE GOVERNO

Balardin é mais do mesmo

Nada de novos investimentos e soluções para os bairros, mas há tempo

06/07/2025 14:05

Pós enchente

Desabrigados pela enchente esperam casas novas

Há moradores do Cristo Rei atingidos por duas cheias em pouco mais de um ano

05/07/2025 00:00

53% DAS VAGAS

Cursos estaduais têm pouca procura

Normal do João Neves, que tinha 80 vagas, teve apenas 17 inscritos