O POVO NO JORNAL

Canal de soluções

15/12/2022 00:04 - por Patrícia Loss

Linha Direta do JP dá resultado e, por isso, é um espaço tão valorizado pelos leitores

Criada na década de 1990 como canal oficial de comunicação dos leitores com a redação do Jornal do Povo, a seção Linha Direta tem uma unanimidade entre seus usuários: a resolução imediata daquilo que eles buscam através do JP. Seja pedido de ajuda de quem passa por dificuldade financeira ou de saúde, de solicitação de providências de serviços públicos ou de qualquer outra situação em que o contribuinte já está cansado de esperar, a Linha Direta é considerada solução.

É o alcance do Jornal do Povo que resulta no sucesso daquilo que é pleiteado pelo leitores. Não há indicadores oficiais, mas praticamente todos os casos de queixas envolvendo setores da Prefeitura são atendidos no mesmo dia da publicação da Linha Direta, o que se repete em pedidos de ajuda para famílias que vivem em situação de pobreza extrema. Troca de lâmpada queimada da iluminação pública, patrolamento de vias públicas e solicitação de alimentos são os campeões em frequência na Linha Direta.

Os elogios com o tradicional título "nota 10" e as opiniões dos leitores também são comuns na seção do JP que dá espaço a seus leitores. Para participar, é preciso informar nome completo, telefone e endereço. A Linha Direta pode ser acionada pelo telefone 3722-9666, pelo WhatsApp 9-9990-9835 ou ainda através do e-mail jp@jornaldopovo.com.br, pelo site (campo fale conosco) ou redes sociais do Jornal do Povo.

FOTO DO LEITOR
Dentro da Linha Direta há também a subseção Foto do Leitor, que é para casos em que, além de relato, quem aciona o JP ainda fotografou a situação que quer tornar pública. A imagem é publicada junto às informações e com o crédito do autor da foto. Assim como em todo o espaço de reportagens do Jornal do Povo, as veiculações na Linha Direta são gratuitas.

 

O QUATRILHO
A Linha Direta do JP já te ajudou, leitor?

 

“Utilizo a seção Linha Direta desde que ela foi criada e sempre fui atendida em todos os pedidos feitos, como os de troca de lâmpada e melhoria em vias públicas. Também uso esse canal para elogiar o que, muitas vezes através de reportagens do Jornal do Povo, vejo que está funcionando bem em Cachoeira do Sul”.
Elisabete Renner, 63 anos, dona de casa, moradora do Bairro Vila Verde

“Minha relação mais marcante com a Linha Direta foi em 2020, logo no início da pandemia do coronavírus. O isolamento social nos deixou sem renda, pois eu trabalho com faxina e meu marido com serviços de jardinagem. Estávamos sem ter o que comer e vendendo o pouco de móveis que tínhamos para comprar alimentos. Essa história foi relatada no JP e, no mesmo dia da publicação, recebemos tanta comida da comunidade, que lotou nossa casa. Acabamos repassando uma parte dos donativos para vizinhos que também estavam precisando”.
Letyele Moura, 31 anos, faxineira, moradora do Bairro Habitar Brasil

“Eu sou um defensor dos idosos e tudo o que vejo que está contrariando os nossos direitos assegurados por lei, eu aciono o Jornal do Povo para registrar. Descumprir o Estatuto do Idoso é crime. Pode parecer pouca coisa, mas, para o idoso, a garantia de seus direitos é muito importante, de uma fila preferencial em estabelecimentos comerciais à vaga especial para estacionamento”.
Antônio Carlos Zinn, 79 anos, aposentado, morador do Barcelos

“Tenho o costume de, quando recebo uma demanda, tentar solucioná-la prioritariamente. Se existe solução, repasso logo ao requerente. Se a situação é de difícil conclusão, eu sempre explico ao solicitante para tentarmos chegar a alguma alternativa em conjunto. Nesse sentido, a seção Linha direta do JP é muito importante, pois dá visibilidade às necessidades e, consequentemente, às ações que faremos para resolvê-las”.
Marcelo Figueiró, 48 anos, secretário municipal de Saúde

 

PARA SABER MAIS
Curiosidades da seção Linha Direta do JP

- Na Prefeitura, a seção Linha Direta é temida. É que cada vez que algum leitor critica algo envolvendo o Município, o prefeito José Otávio Germano chama o secretário responsável, dá uma bronca e determina a imediata solução do caso. 

- Quando a crítica à Prefeitura é publicada no site do JP, antes da veiculação na edição impressa, providências imediatas costumam ser tomadas. Isso acontece geralmente antes do jornal do dia seguinte entrar em circulação. 

- É por isso que criou-se a cultura em Cachoeira do Sul de que é mais conveniente fazer contato com o JP do que com a Prefeitura quando precisa-se de algo envolvendo o poder público municipal. Na maioria das vezes, quem recorre à Linha Direta já está cansado de esperar pela Prefeitura e coleciona pedidos de providências encaminhados formalmente aos setores responsáveis. Já pelo JP são atendidos no mesmo dia.
 
- Também é clássico na seção Linha Direta os pedidos de ajuda rotineiros de uma mesma família. É por isso que a redação do JP costuma avaliar esses tipos de situação caso a caso, antes da publicação. É uma forma de evitar com que a comunidade seja usada para dar ajuda a famílias que vivem de doações e não têm interesse em trabalhar.

- Há cerca de dois anos o pedido de ajuda de um senhor sensibilizou a repórter que lhe atendeu. Ele era jardineiro e ressaltou estar pedindo alimentos, porque não conseguia trabalho. A jornalista o contratou para a limpeza do pátio de sua casa, todos os meses. Ele foi uma vez, prestou o serviço e nunca mais apareceu. As ligações feitas para o celular dele passaram a não ser mais atendidas, e o jardineiro voltou a pedir alimentos na seção Linha Direta. A solicitação não foi mais publicada. Houve tentativa de uso de nomes de outros membros da família dele, mas como o endereço era o mesmo, a publicação não foi veiculada.

- Tem autoridades que, ao serem elogiadas pessoalmente por um serviço prestado, pedem para que o agradecimento seja publicado na seção Linha Direta. Algumas delas chegam a fazer a ligação de seu telefone para que o leitor o elogie publicamente nas páginas do JP.

 

COMO ENTRAR EM CONTATO
Linha Direta do Jornal do Povo

IDENTIFICAÇÃO
Para participar, é preciso informar nome completo, telefone e endereço.

ACIONAMENTO
Telefone 3722-9666
WhatsApp 9-9990-9835
E-mail jp@jornaldopovo.com.br
Fale Conosco, do site www.jornaldopovo.com.br
Redes sociais do Jornal do Povo no Facebook, Twitter e Instagram

Faça seu login para comentar!

Dois lados.

Carlos Rodrigues da Silva em 15/12/2022 às 10h21

A importância do canal é inquestionável. Por outro lado, principalmente no que se refere aos serviços públicos, é inadmissível que providências sejam tomadas somente depois das reclamações. Os contribuintes devem ter suas demandas atendidas conforme necessidade, não apenas para manter uma aparência de competência.

20/04/2024 00:00

EVENTO JP/GVC.FM/LINDA

Mulherão mostra a cara

Entrega do troféu será na próxima sexta, na Sociedade Rio Branco

20/04/2024 00:00

VACINAÇÃO

10.569 doses contra a gripe influenza

Idosos são os mais assíduos nos postos de Saúde

19/04/2024 14:18

Prevenção

Mais de 10,5 mil pessoas já foram vacinadas contra a gripe em Cachoeira do Sul

Maior procura pela imunização é dos idosos

19/04/2024 13:28

Clubes de serviço

Rotarianos passaram por treinamento em Cachoeira do Sul

Novo ano rotário começa a ser planejado

19/04/2024 00:04

TRADICIONALISMO

Peão de Cachoeira busca o RS

Concurso vai até este sábado

18/04/2024 16:14

Guerra ao mosquito

Mutirão contra dengue vistoriou 179 imóveis no Santo Antônio

140 casas estavam fechadas

18/04/2024 15:33

Menor preço

Por 14 centavos, empresa de Cachoeira perde licitação da revitalização da Praça Honorato

Pregão foi vencido por uma empresa de Porto Alegre. A cachoeirense DM ficou em segundo lugar

18/04/2024 13:03

Conteúdo do JP impresso

Rua Ovidio Loureiro enfim será pavimentada

Mobilização dos moradores dura 10 anos

18/04/2024 00:04

MOBILIZAÇÃO

2ª morte por covid em 2024 em Cachoeira

Ritmo de novos casos caiu

18/04/2024 00:00

RELIGIÃO DE MATRIZ AFRICANA

1º Cruzeiro da Rainha será na Rua Coberta

18/04/2024 00:00

FESTA COM MAIS DE 200

Veteranos do 13º GAC tiveram encontro

18/04/2024 00:00

LIGAÇÃO ERRADA

Corsan tapa buraco, mas terá de reabrir

Um novo poço de visita de esgoto será feito