TRADIÇÃO HÁ 20 ANOS
Casa iluminada de Natal
Com mais de 13 mil lâmpadas, local é conhecido como a casa do Noel
.jpg)
Casal Nestor Schutz e Valéria Schutz montam a decoração há mais de 20 anos
Uma casa localizada na Avenida Brasil, próxima à Paróquia Nossa Senhora da Penha, tem chamado a atenção de quem passa pelo local durante a noite. O motivo é a tradicional decoração de Natal, montada há mais de 20 anos pelo casal Nestor Schutz e Valéria Schutz, apaixonados pela data. Nestor, aposentado, conta que decorar a casa para esperar o Natal sempre foi uma tradição familiar, passada de geração em geração.
O que mais impressiona na decoração são as mais de 13 mil lâmpadas instaladas, mais de um quilômetro de pisca-piscas, segundo ele. Além disso, o casal possui inúmeras caixas de bolinhas, guirlandas e sinos. Moradores antigos do Bairro Marina, eles começaram com uma ornamentação simples, mas, ao longo dos anos, foram ampliando e se encantando cada vez mais pelo hábito.
CASA DO PAPAI NOEL
“Sempre decoramos nossa casa, por dentro e por fora”, afirma Valéria. A casa já é conhecida entre vizinhos e familiares como a casa do Papai Noel. “As crianças ficam encantadas e muitos moradores vêm até aqui especialmente para ver a decoração. Este ano até recebemos uma cartinha de uma criança, para o Papai Noel”, conta Nestor.
Tradição em família
Aos 70 anos, ele faz questão de decorar não apenas sua própria casa, mas também a da filha Camila, que mora ao lado. Valéria auxilia na montagem e também na compra dos materiais. “Sou apaixonada por decoração de Natal. Sempre procuro novidades e prefiro comprar no comércio da cidade”, comenta. O casal, inclusive, já ganhou alguns itens de presente.
A tradição natalina é vivida em família. A noite de Natal é sempre celebrada na casa deles, ao lado dos dois filhos, três netos, sobrinhos e outros parentes. “A ceia de Natal e até o Ano Novo são sempre aqui”, contam. Nestor lembra ainda que ele e o filho se vestem de Papai Noel para animar as crianças.
ATENÇÃO
Costureira, Valéria também confecciona roupas de Papai Noel, usadas tanto na decoração quanto em fantasias. Ela organiza todo o material em caixas, separadas por cores. “Os pisca-piscas já estão instalados, mas ainda faltam os detalhes, como bolinhas e guirlandas. E estou finalizando o Papai Noel”, comenta. A decoração é montada anualmente no início de novembro e permanece até janeiro, sendo retirada a partir do dia 6.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Feira Livre recebeu a cultura afro
Valorização da cultura afro foi prioridade dos expositores e organizadores
25 anos da Igreja do Avivamento
Câmara fez homenagem com sessão solene
Prefeitura ainda não contratou empresa para cuidar do Cempra
Segovia foi desclassificada por falta de documentos
Posto Singular terá Happy Hour aos sábados
Local contará com mesas para reserva e música ao vivo
Escola Liberato convida para sua 8ª Feira do Livro
Evento contará com atrações abertas ao público
Cinco entidades de Cachoeira são contempladas no Prêmio Tradicionalismo Gaúcho
Iniciativa integra o Avançar Tchê e cada uma receberá R$ 40 mil
