Blog da Arquiteta

Cerca viva: criando privacidade através da natureza

05/03/2024 08:27 - por Luiza Pereira Ribeiro

As cerca vivas são compostas por plantas naturais dispostas estrategicamente, oferecendo uma alternativa orgânica e esteticamente agradável para dividir espaços, criar barreiras naturais contra vento e ruído, repelir insetos e ajudar a redução da erosão do solo.

Uma das vantagens das cerca vivas é a sua versatilidade. Podem ser moldadas e podadas de acordo com o estilo desejado, seja ele formal, com linhas bem definidas, ou informal, com curvas suaves e orgânicas. Além disso, as plantas utilizadas podem variar de acordo com as condições do ambiente, como disponibilidade de luz solar e tipo de solo, o que torna as cerca vivas uma opção viável para uma ampla gama de climas e ambientes.

Aqui estão cinco espécies populares de plantas para cerca viva:

Murta (Myrtus communis)

A murta é um arbusto de folhagem perene que produz pequenas folhas verde-escuras e fragrantes. Ela é conhecida por suas flores brancas ou rosadas que surgem na primavera e às vezes no outono. A murta é resistente e pode crescer em uma variedade de condições de solo e luz.

Buxinho (Buxus sempervirens)

O buxinho é um arbusto de crescimento lento com folhas pequenas, ovais e densas, que permanecem verde durante todo o ano. Ele é frequentemente usado para criar cercas vivas formais devido à sua capacidade de ser podado e moldado em formas geométricas. O buxinho prefere solos bem drenados e pode tolerar diferentes níveis de luz.

Viburno (Viburnum tinus)

O viburno é um arbusto perene com folhas verde-escuras, lustrosas e ovais. Ele produz pequenas flores brancas ou rosadas na primavera, seguidas por bagas azuis ou vermelhas no outono. O viburno é resistente e pode crescer em solos diversos, desde que sejam bem drenados.

Ligustro (Ligustrum japonicum)

O ligustro é um arbusto perene com folhas verde-escuras e brilhantes que crescem densamente ao longo de seus ramos. Ele produz pequenas flores brancas na primavera, seguidas por bagas pretas no outono. O ligustro é resistente e tolera uma ampla gama de condições de solo e luz.

Cipreste (Cupressus spp.)

Os ciprestes são árvores ou arbustos perenes conhecidos por sua folhagem em forma de escama e sua aparência elegante e esguia. Eles podem variar em altura e largura, dependendo da espécie e da variedade. Os ciprestes preferem solos bem drenados e pleno sol, e muitas vezes são usados para criar cercas vivas altas e imponentes.

  Essas são apenas algumas das muitas opções disponíveis para criar uma cerca viva. Ao escolher a espécie certa para o seu espaço, leve em consideração as condições de crescimento, o estilo desejado e os requisitos de manutenção para garantir o sucesso a longo prazo de sua cerca viva.

Faça seu login para comentar!