COMEMORAÇÃO EM OUTUBRO
Château d'Eau faz 100 anos
Monumento terá um dia de atividades culturais e artísticas
O monumento símbolo de Cachoeira do Sul, o Château d'Eau, completa 100 anos em outubro. Em razão do centenário, a Secretaria Municipal de Cultura planeja atividades para celebrar a data. De acordo com a secretária Dariely Gonçalves, a festividade será realizada no dia 18, data do aniversário do monumento.
A comemoração acontecerá em torno do Paço Municipal, com apresentações artísticas, exposições de artes plásticas e fotografias relacionadas ao Château d'Eau. Também ocorrerão programações especiais no Museu Municipal Edyr Lima, vizinho do monumento. As apresentações ainda não foram definidas.
PATRIMÔNIO HISTÓRICO
A secretária Dariely ressalta a importância do Château d'Eau como patrimônio histórico do município e do estado, especialmente por ser um dos pontos turísticos mais importantes da cidade. O monumento foi tombado por Lei Municipal em 2012 e pelo Estado em 2017. Ela também conta que ele é um dos importantes elementos do relógio celeste existente no Paço Municipal, por marcar o equinócio e solstício de outono e primavera.
POR DENTRO
O Château d'Eau
OBRA
De acordo com a historiadora Mirian Ritzel, o Château d'Eau fez parte do projeto de ampliação do serviço de água na cidade, iniciado em 1921 com a implantação da primeira caixa d’água junto ao Hospital de Caridade. A função do Château d'Eau, reservatório elevado, era o recalque de água até o reservatório enterrado, ou R2, situado na Rua Júlio de Castilhos e hoje integrante da Praça Borges de Medeiros. O saneamento da cidade foi uma das grandes obras executadas durante a administração municipal do então prefeito João Neves da Fontoura.
ESCULTURAS
Conforme Mirian, a parte arquitetônica do Château d'Eau foi projetada pelo engenheiro Walter Jobim e os cálculos de estabilidade do conjunto feitos por Antônio Siqueira. As estátuas de ninfas e de Netuno, no alto do reservatório, foram projetadas pelo escultor Giuseppe Gaudenzi e executadas nas oficinas de João Vicent Friedrichs, em Porto Alegre.
MITOS E TEORIAS
De acordo com o restaurador Antônio Sarasa, responsável por algumas das restaurações do Château d'Eau, há diversos símbolos no monumento que se relacionam com a maçonaria. Entre eles, destacam-se as colunas, as bases rusticadas, os capitéis e as guirlandas, além da base piramidal no topo das colunas da varanda, no pavimento superior. Sarasa ainda destaca o papel simbólico do monumento como um “portal celeste”, com elementos que indicam diversos pontos cardeais. Ele ainda enfatiza que o monumento foi construído como um portal solar, que indica o solstício e equinócio, e que seus construtores já sabiam fazer essa leitura.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Celebração Centenário Château d'Eau
Maria Teresa Pereira de Martini em 21/04/2025 às 11h53Excelentíssimo Senhor Prefeito, Demais autoridades competentes, Sou natural de Cachoeira do Sul, cidade que me viu nascer e crescer, e carrego comigo um profundo respeito e carinho pela nossa história e pelo legado que moldou a identidade cachoeirense. Diante da proximidade da celebração dos 100 anos do nosso Château d’Eau, não posso deixar de manifestar minha preocupação – e, com todo respeito, minha indignação – quanto ao visível descaso e à falta de cuidado com esse que é um dos nossos mais simbólicos patrimônios históricos. O Château d’Eau não é apenas uma estrutura física: é um marco da memória coletiva, um ponto de referência que merece atenção, preservação e valorização. O estado de abandono em que se encontra transmite uma mensagem incompatível com o orgulho que devemos ter da nossa cidade, especialmente neste momento em que se celebra um século de sua existência. Reconheço os inúmeros desafios da administração pública, mas acredito que preservar a nossa história também é uma forma de projetar o futuro. Um patrimônio negligenciado compromete nossa identidade e desvaloriza a herança que deveríamos, todos, celebrar. Cachoeira do Sul merece que seus marcos históricos estejam à altura da sua memória e grandeza. Atenciosamente, Maria Teresa Luiz Pereira
Consignados da CLT direto com os bancos
Dá para trocar de empréstimo
Piscina da SUC não recebeu notificação
Prefeitura não encontrou responsável
Sem autuações pelas piscinas da SUC Campestre
Prefeitura não conseguiu encontrar o responsável pela sociedade.
2ª edição do Coração do Bairro será no Ponche Verde
Evento leva diversas atividades para todo o público
Projeto de Roteirização do Turismo Rural iniciou na Fazenda Tafona
Próxima reunião será no Balneário Área de Lazer Recanto da Natureza
Segunda é dia de JP na Sala de Aula
Mais duas reportagens especiais para o projeto serão publicadas
Acolhimento para os que moram na rua
Abordagens já começaram