MUITA ÁGUA
Chuva causa novos estragos
Drenagem sofreu colapso e buraco engoliu viatura no pátio da polícia
A chuva intensa que atingiu a marca de 140 milímetros em cerca de 14 horas provocou o colapso de uma rede usada para escoar a água, abrindo um buraco que engoliu uma viatura na divisa dos pátios do estacionamento do CFC Guidare e da Polícia Civil, na Rua Isidoro Neves, em Cachoeira do Sul. Esta foi uma das 23 ocorrências atendidas por agentes da Defesa Civil entre a madrugada e a manhã de ontem, grande parte delas alagamentos gerados por deficiência nos sistemas de drenagem pluvial, cena que se repete a cada chuva forte em um curto intervalo de tempo em Cachoeira.
Quando ocorreu o colapso, a rede foi obstruída e a água ficou acumulada na parte dos fundos do prédio da Polícia Civil, inclusive alagando a sede da Ucapoci, que fica no subsolo, e o campo de futebol da associação dos agentes. A água inclusive atingiu a parte dos fundos de uma casa na Rua Olímpio Leal. Para evitar que a residência fosse danificada, a Secretaria Municipal de Obras fez um desvio emergencial da água, que escorre para uma sanga no Beco dos Trilhos e desobstruiu o ponto de bloqueio. Mesmo assim, por medida preventiva, a Defesa Civil orientou um casal a sair da casa enquanto a água estava escorrendo com força sobre a rua e passando pelo pátio da residência.
ESPERAR A ÁGUA
A secretária municipal de Obras, Aline Fernandes Machado, destacou ontem que era preciso aguardar a redução do volume de água para avaliar em que rede ocorreu e qual a dimensão do dano para poder definir como será o conserto. No local existe uma galeria que canaliza a água de uma sanga. Porém, Aline observa que também existe uma rede mais perto da superfície do solo. Assim, era preciso esperar a água baixar para detectar o problema e com a terra molhada era arriscado até mesmo colocar uma máquina em operação ontem no local. Em 2005, esta mesma galeria que passa ao lado da Polícia Civil apresentou obstrução a cerca de 100 metros do ponto onde ocorreu o colapso ontem e acabou resultando na demolição de uma casa localizada na Rua João Trevisan pela Prefeitura.
ATENÇÃO
A balsa Vitória suspendeu a travessia noturna do Rio Jacuí, no Passo do São Lourenço, em Cachoeira do Sul. Desde ontem o serviço passou a ser prestado das 6h às 18h. A redução da prestação do serviço de 18 para 12 horas é adotada em razão do rio estar enchendo, o que torna mais perigosa a navegação noturna.
Jacuí enche e desabriga no Bairro Cristo Rei
.jpg)
Prevenção: moradores foram orientados a deixar a casa. Repetição dos traumas da superenchente do mês de maio
Em 24 horas, o Rio Jacuí subiu 1,25 metro e no início da noite de ontem estava 21 metros acima do nível do mar na Barragem do Fandango, o que representa três metros além do normal em Cachoeira do Sul.
Por conta da chuva, a Defesa Civil removeu no final da tarde uma família com dois adultos e duas crianças no Bairro Cristo Rei. Eles foram levados para um abrigo no Bairro Santo Antônio.
Desde o final de semana o acumulado chega a 187 milímetros na cidade. No sábado, o Jacuí estava 17,70 metros na régua da Barragem do Fandango e em quatro dias subiu 3,30 metros, o que preocupa a Defesa Civil.
CORRERIA
Defesa Civil não para em Cachoeira do Sul
.jpg)
Parada 109: liberada para veículos leves após recuperação emergencial da Prefeitura
- As ocorrências atendidas ontem pela Defesa Civil se concentraram nos bairros Quinta da Boa Vista, Oliveira, Noêmia, Medianeira, Centro, Barcelos e Bom Retiro. Foi feita a interdição de forma preventiva numa casa no Bom Retiro e outra no Bairro Rio Branco.
- Foi necessário a sinalização e interdição de cabeceira de ponte da Parada 109, perto da Ulbra. Uma recuperação emergencial foi feita pela Secretaria Municipal de Obras e o trecho liberado para veículos leves.
- Uma ponte próxima ao Aterro Municipal também teve queda da cabeceira. O Corpo de Bombeiros também fez o corte de uma árvore que caiu na BR 153.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Engenharia Agrícola para o mundo ver
Grupo da UFSM/Cachoeira foi o único do Brasil selecionado para competição internacional da área
Muamba de Carnaval lotou a Rua Coberta
Escolas de samba e associações culturais anteciparam o clima do desfile da Júlio de Castilhos
Saúde 60+ atendeu 323 em dezembro
Serviço do governo do Estado é prestado pelo HCB em Cachoeira do Sul
Carlos Dreyer de volta às páginas do JP
Negócios & Novidades vai abordar comércio, indústria e o agronegócio
Casa e salão de beleza são destruídos pelo fogo
Cabelereira e manicure precisa de ajuda para reestruturar salão
Definida a ordem do Desfile do Carnaval de Rua
Escolas de samba desfilam no dia 14 de fevereiro, a partir das 21h, na Rua Júlio de Castilhos.
Guarda-vidas já fizeram três resgates na Operação Verão na Praia Nova
Rio Jacuí baixo convida veranistas, mas é preciso cuidado
Muamba agita Rua Coberta neste sábado
Evento terá recondução da Corte Municipal e apresentações das escolas de samba
