MUITA ÁGUA
Chuva causa novos estragos
Drenagem sofreu colapso e buraco engoliu viatura no pátio da polícia
A chuva intensa que atingiu a marca de 140 milímetros em cerca de 14 horas provocou o colapso de uma rede usada para escoar a água, abrindo um buraco que engoliu uma viatura na divisa dos pátios do estacionamento do CFC Guidare e da Polícia Civil, na Rua Isidoro Neves, em Cachoeira do Sul. Esta foi uma das 23 ocorrências atendidas por agentes da Defesa Civil entre a madrugada e a manhã de ontem, grande parte delas alagamentos gerados por deficiência nos sistemas de drenagem pluvial, cena que se repete a cada chuva forte em um curto intervalo de tempo em Cachoeira.
Quando ocorreu o colapso, a rede foi obstruída e a água ficou acumulada na parte dos fundos do prédio da Polícia Civil, inclusive alagando a sede da Ucapoci, que fica no subsolo, e o campo de futebol da associação dos agentes. A água inclusive atingiu a parte dos fundos de uma casa na Rua Olímpio Leal. Para evitar que a residência fosse danificada, a Secretaria Municipal de Obras fez um desvio emergencial da água, que escorre para uma sanga no Beco dos Trilhos e desobstruiu o ponto de bloqueio. Mesmo assim, por medida preventiva, a Defesa Civil orientou um casal a sair da casa enquanto a água estava escorrendo com força sobre a rua e passando pelo pátio da residência.
ESPERAR A ÁGUA
A secretária municipal de Obras, Aline Fernandes Machado, destacou ontem que era preciso aguardar a redução do volume de água para avaliar em que rede ocorreu e qual a dimensão do dano para poder definir como será o conserto. No local existe uma galeria que canaliza a água de uma sanga. Porém, Aline observa que também existe uma rede mais perto da superfície do solo. Assim, era preciso esperar a água baixar para detectar o problema e com a terra molhada era arriscado até mesmo colocar uma máquina em operação ontem no local. Em 2005, esta mesma galeria que passa ao lado da Polícia Civil apresentou obstrução a cerca de 100 metros do ponto onde ocorreu o colapso ontem e acabou resultando na demolição de uma casa localizada na Rua João Trevisan pela Prefeitura.
ATENÇÃO
A balsa Vitória suspendeu a travessia noturna do Rio Jacuí, no Passo do São Lourenço, em Cachoeira do Sul. Desde ontem o serviço passou a ser prestado das 6h às 18h. A redução da prestação do serviço de 18 para 12 horas é adotada em razão do rio estar enchendo, o que torna mais perigosa a navegação noturna.
Jacuí enche e desabriga no Bairro Cristo Rei
.jpg)
Prevenção: moradores foram orientados a deixar a casa. Repetição dos traumas da superenchente do mês de maio
Em 24 horas, o Rio Jacuí subiu 1,25 metro e no início da noite de ontem estava 21 metros acima do nível do mar na Barragem do Fandango, o que representa três metros além do normal em Cachoeira do Sul.
Por conta da chuva, a Defesa Civil removeu no final da tarde uma família com dois adultos e duas crianças no Bairro Cristo Rei. Eles foram levados para um abrigo no Bairro Santo Antônio.
Desde o final de semana o acumulado chega a 187 milímetros na cidade. No sábado, o Jacuí estava 17,70 metros na régua da Barragem do Fandango e em quatro dias subiu 3,30 metros, o que preocupa a Defesa Civil.
CORRERIA
Defesa Civil não para em Cachoeira do Sul
.jpg)
Parada 109: liberada para veículos leves após recuperação emergencial da Prefeitura
- As ocorrências atendidas ontem pela Defesa Civil se concentraram nos bairros Quinta da Boa Vista, Oliveira, Noêmia, Medianeira, Centro, Barcelos e Bom Retiro. Foi feita a interdição de forma preventiva numa casa no Bom Retiro e outra no Bairro Rio Branco.
- Foi necessário a sinalização e interdição de cabeceira de ponte da Parada 109, perto da Ulbra. Uma recuperação emergencial foi feita pela Secretaria Municipal de Obras e o trecho liberado para veículos leves.
- Uma ponte próxima ao Aterro Municipal também teve queda da cabeceira. O Corpo de Bombeiros também fez o corte de uma árvore que caiu na BR 153.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Repórter por 1 Dia tem seus vencedores
Os melhores trabalhos estão publicados em suplemento nessa edição do JP
Academia de Letras prepara eleição e posses
Gisele Wommer concorre à reeleição
Pradozem segue retirando soja estragada dos silos
Fepam atesta que não há risco ao meio ambiente
Chapa 2 se prepara para eleição da nova diretoria da Ucab
Eleição deve ocorrer em janeiro e já possui uma chapa pronta para concorrer
Sest Senat abre vaga para coordenador com salário de R$ 8,6 mil
Exigência é de ensino superior em Administração ou Ciências Contábeis
261 cartinhas esperam padrinhos e madrinhas
Adoções podem ser feitas até dia 15
13º vai girar 100 milhões em Cachoeira
Pagamento da primeira parcela deve ser feito até este domingo
Unidos da Vila homenageia personalidades negras neste sábado
Serão 11 pessoas que contribuíram para a escola homenageadas.
Aberta vaga de estágio no Posto de Identificação
Inscrição pode ser feita por e-mail até segunda-feira
A voz do 38º Enart é de Cachoeira
Cachoeirense Gabriela Ferraz é a grande campeã do concurso solista vocal
Hoje a Câmara aplaudirá os negros do ano
Sessão solene inicia às 19h