MUITA ÁGUA

Chuva causa novos estragos

20/06/2024 00:06 - por Robson Neves robson@jornaldopovo.com.br

Drenagem sofreu colapso e buraco engoliu viatura no pátio da polícia

Chuvas de ontem: água escorreu para a Rua Olímpio Leal depois do terreno ceder também no pátio da Polícia Civil / fotos acilon brum carlos

A chuva intensa que atingiu a marca de 140 milímetros em cerca de 14 horas provocou o colapso de uma rede usada para escoar a água, abrindo um buraco que engoliu uma viatura na divisa dos pátios do estacionamento do CFC Guidare e da Polícia Civil, na Rua Isidoro Neves, em Cachoeira do Sul. Esta foi uma das 23 ocorrências atendidas por agentes da Defesa Civil entre a madrugada e a manhã de ontem, grande parte delas alagamentos gerados por deficiência nos sistemas de drenagem pluvial, cena que se repete a cada chuva forte em um curto intervalo de tempo em Cachoeira.

Quando ocorreu o colapso, a rede foi obstruída e a água ficou acumulada na parte dos fundos do prédio da Polícia Civil, inclusive alagando a sede da Ucapoci, que fica no subsolo, e o campo de futebol da associação dos agentes. A água inclusive atingiu a parte dos fundos de uma casa na Rua Olímpio Leal. Para evitar que a residência fosse danificada, a Secretaria Municipal de Obras fez um desvio emergencial da água, que escorre para uma sanga no Beco dos Trilhos e desobstruiu o ponto de bloqueio. Mesmo assim, por medida preventiva, a Defesa Civil orientou um casal a sair da casa enquanto a água estava escorrendo com força sobre a rua e passando pelo pátio da residência.

ESPERAR A ÁGUA
A secretária municipal de Obras, Aline Fernandes Machado, destacou ontem que era preciso aguardar a redução do volume de água para avaliar em que rede ocorreu e qual a dimensão do dano para poder definir como será o conserto. No local existe uma galeria que canaliza a água de uma sanga. Porém, Aline observa que também existe uma rede mais perto da superfície do solo. Assim, era preciso esperar a água baixar para detectar o problema e com a terra molhada era arriscado até mesmo colocar uma máquina em operação ontem no local. Em 2005, esta mesma galeria que passa ao lado da Polícia Civil apresentou obstrução a cerca de 100 metros do ponto onde ocorreu o colapso ontem e acabou resultando na demolição de uma casa localizada na Rua João Trevisan pela Prefeitura.

ATENÇÃO
A balsa Vitória suspendeu a travessia noturna do Rio Jacuí, no Passo do São Lourenço, em Cachoeira do Sul. Desde ontem o serviço passou a ser prestado das 6h às 18h. A redução da prestação do serviço de 18 para 12 horas é adotada em razão do rio estar enchendo, o que torna mais perigosa a navegação noturna.

Jacuí enche e desabriga no Bairro Cristo Rei


Prevenção: moradores foram orientados a deixar a casa. Repetição dos traumas da superenchente do mês de maio

Em 24 horas, o Rio Jacuí subiu 1,25 metro e no início da noite de ontem estava 21 metros acima do nível do mar na Barragem do Fandango, o que representa três metros além do normal em Cachoeira do Sul. 

Por conta da chuva, a Defesa Civil removeu no final da tarde uma família com dois adultos e duas crianças no Bairro Cristo Rei. Eles foram levados para um abrigo no Bairro Santo Antônio.

Desde o final de semana o acumulado chega a 187 milímetros na cidade. No sábado, o Jacuí estava 17,70 metros na régua da Barragem do Fandango e em quatro dias subiu 3,30 metros, o que preocupa a Defesa Civil. 

CORRERIA
Defesa Civil não para em Cachoeira do Sul


Parada 109: liberada para veículos leves após recuperação emergencial da Prefeitura

- As ocorrências atendidas ontem pela Defesa Civil se concentraram nos bairros Quinta da Boa Vista, Oliveira, Noêmia, Medianeira, Centro, Barcelos e Bom Retiro. Foi feita a interdição de forma preventiva numa casa no Bom Retiro e outra no Bairro Rio Branco.

- Foi necessário a sinalização e interdição de cabeceira de ponte da Parada 109, perto da Ulbra. Uma recuperação emergencial foi feita pela Secretaria Municipal de Obras e o trecho liberado para veículos leves. 

- Uma ponte próxima ao Aterro Municipal também teve queda da cabeceira. O Corpo de Bombeiros também fez o corte de uma árvore que caiu na BR 153.

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!
04/04/2026 00:04

UFSM FARÁ O ESTUDO

R$ 200 mil pelo novo IPTU

Prefeitura é cobrada há 20 anos para atualizar a planta

04/04/2026 00:02

INCENTIVO À LEITURA

JP retorna às salas de aula

1ª reportagem especial de 2026 para as escolas será publicada nesta segunda

02/04/2026 16:54

SUSTENTABILIDADE

Feira do Descarte no interior será nos dias 14 e 15 de abril

Edição acontecerá na localidade de Cerrito/Forqueta

02/04/2026 16:38

Pós-enchente

Entulhos de casas atingidas pela enchente serão removidos no Cristo Rei

Famílias já foram realocadas para áreas seguras

02/04/2026 15:26

Armazenagem

Pradozem removeu 78,5% da soja estragada

Foram retiradas 5,5 mil toneladas dos silos

02/04/2026 15:15

NOTA FISCAL GAÚCHA

Dois cachoeirenses premiados nas notinhas fiscais

02/04/2026 15:02

GRUPO PRIORITÁRIO

Saúde amplia horário de vacinação contra a gripe em duas unidades

EAP Central e EAP Centro Social Urbano atenderão até as 21h nas segundas, terças e quartas-feiras

02/04/2026 11:14

CORSAN JÁ ESTÁ CONSERTANDO

Rede rompe e afeta abastecimento de água em nove bairros de Cachoeira do Sul

As oscilações no abastecimento devem normalizar no final da noite

02/04/2026 00:02

INCENTIVO À LEITURA

JP está de volta às escolas

Primeira reportagem especial será publicada nesta segunda-feira

02/04/2026 00:00

Serviço de Feriadão

Como funcionará Cachoeira do Sul na Semana Santa

02/04/2026 00:00

AVALIAÇÃO DO CAPES

UAB é conceito máximo

A nota AA já vinha sendo obtida pelo polo cachoeirense