Blog dos Bichos

Como identificar se meu gato está obeso

19/02/2024 10:38 - por Cristiane Vieira da Cunha

Ter um gato obeso pode ser um risco. Causadora de inúmeras doenças, como problemas respiratórios, diabetes, enfraquecimento das articulações e o aparecimento de tumores, a obesidade pode ser fatal. 

Se você tem um bichano gorducho e suspeita que ele está obeso ou com sobrepeso, leia o post para entender melhor como identificar a doença e as melhores formas de preveni-la. 

Quando um gato está obeso? 
Gatos que estão nessa condição apresentam um aumento igual ou superior a 20% do seu peso corporal. 

Quando o animal consome mais calorias do que gasta, há um desequilíbrio energético capaz de impactar todo o metabolismo do bichano, comprometendo as funções de diversos órgãos e músculos fundamentais à sua saúde. 

Esse excesso de gordura acumulada vai, ao longo do tempo, enfraquecer o organismo do pet e ser uma porta de entrada para o surgimento de doenças. 

A diabetes é uma das mais comuns em gatinhos obesos e ocasiona a queda hormonal misturada com apatia e aumento na saciedade. Além dela, o felino pode adquirir: 

- Doenças no fígado
- Doenças intestinais
- Doenças circulatórias
- Doenças do trato urinário
- Surgimento de tumores
- Urolitíase 
- Lipidose hepática
- Desgaste das articulações

Antes de começar a se preocupar em emagrecer o gato, é importante saber que existem alguns fatores que facilitam identificar se o seu peludinho está obeso. 

O primeiro deles é levá-lo ao médico-veterinário. Esse profissional, por meio de exames e avaliação, pode afirmar o real estado de saúde do pet e, eventualmente, definir o melhor tratamento para a redução do peso. 

Em casa, você pode notar aspectos físicos e comportamentais no gatinho para saber se ele se encontra com gordura corporal excessiva. 

Aspectos físicos
Existe um teste simples para ajudar a perceber se o gatinho se encontra no peso ideal, em sobrepeso ou com obesidade, apenas apalpando a região das costelas. 

Se, ao tocar, é fácil encontrar as costelas, significa que o gato está no seu peso ideal. Contudo, se você notou certa dificuldade para apalpar a região, o felino pode estar em sobrepeso. A obesidade está quando não é possível achar as costelinhas do animal. 

Além do teste, é possível observar o físico do gato por duas perspectivas: de cima e de lado. Quanto menos se consegue enxergar a ondulação entre a cintura e as costelas, maiores são as chances do felino estar acima do peso. 

Aspectos comportamentais
O comportamento de um gatinho obeso pela casa pode ser confundido com outras doenças, por isso é fundamental ter um acompanhamento profissional para analisar o real estado de saúde do peludo. 

Para ter uma noção se o seu gato está obeso, considere os aspectos físicos e associe aos comportamentais. Portanto:
- Ele come além do recomendado?
- Demonstra apatia e muita preguiça?
- Se movimenta pouco pela casa?
- Evita subir nos móveis e correr atrás dos brinquedos?
- Se sente cansado ou indisposto muito rápido? 

Vocaliza pouco? 
Se você respondeu sim para todas ou para a maioria das perguntas, há grandes chances do seu gatinho estar com problemas de excesso de peso. 

O que causa a obesidade em gatos?
Não dá para cravar um motivo específico causador da obesidade em gatos. Na verdade, são diversos fatores que colaboram para uma maior inatividade física dos bichanos, contribuindo para o ganho de peso:

- Alimentação
- Castração
- Falta de enriquecimento ambiental
- Fase idosa
- Rotina preguiçosa

Fonte: tudodebicho.com.br

Faça seu login para comentar!