Blog da Arquiteta

Conheça as características que valorizam seu imóvel!

07/03/2023 10:05 - por Luiza Pereira Ribeiro

Quando decidimos vender ou comprar uma casa ou apartamento, algumas características são analisadas para definição de valor desse imóvel dentro do mercado imobiliário. 

De acordo com o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) a avaliação de imóvel (rurais e urbanos) deve ser realizada por profissionais de Arquitetura e Urbanismo ou Engenharia para cumprimento das normativas de avaliação de imóvel. 

Conheça as principais características, definidas pelas normativas, que definem o valor do seu imóvel no mercado e o deixam mais atraentes para os compradores:

LOCALIZAÇÃO
Principal característica na hora da compra e venda. Quando próximo de polos essenciais, como centro, shopping, mercado e escolas, aumentam o valor do seu imóvel. 

ESTADO DE CONSERVAÇÃO
Uma boa pintura, revestimentos de qualidade, conservação de janelas e portas, uma estrutura sem marcas do tempo, rede elétrica e sistema hidrossanitário bem conservados, fazem toda a diferença na cotação do seu imóvel. 

PADRÃO CONSTRUTIVO
Na construção civil, existem um conjunto de normas brasileiras, criadas por especialistas da área, que estabelecem características para o tipo de construção do seu imóvel. Assim, sua construção pode pertencer a um dos quatro grupos: 

Padrão Popular: 1 pavimento, 1 dormitório, sala, banheiro e cozinha.

Padrão Econômico: 1 pavimento, 2 dormitórios, sala, banheiro, cozinha e área para tanque.

Padrão Normal: 1 pavimento, 3 dormitórios (sendo um suíte com banheiro), banheiro social, sala, circulação, cozinha, área de serviço (com banheiro) e varanda (abrigo para automóvel).

Padrão Alto: 1 pavimento, 4 dormitórios (sendo um suíte com banheiro e closet, outro com banheiro), banheiro social, sala de estar, sala de jantar e sala íntima, circulação, cozinha, área de serviço completa e varanda (abrigo para automóvel).

Quanto mais alto o padrão construtivo, mais caro será o seu metro quadrado de construção. 


Projeto de estudo, Arquitetas Luiza Ribeiro e Carolline Wild.

 

Faça seu login para comentar!