Blog da Arquiteta
Conheça as características que valorizam seu imóvel!
Quando decidimos vender ou comprar uma casa ou apartamento, algumas características são analisadas para definição de valor desse imóvel dentro do mercado imobiliário.
De acordo com o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) a avaliação de imóvel (rurais e urbanos) deve ser realizada por profissionais de Arquitetura e Urbanismo ou Engenharia para cumprimento das normativas de avaliação de imóvel.
Conheça as principais características, definidas pelas normativas, que definem o valor do seu imóvel no mercado e o deixam mais atraentes para os compradores:
LOCALIZAÇÃO
Principal característica na hora da compra e venda. Quando próximo de polos essenciais, como centro, shopping, mercado e escolas, aumentam o valor do seu imóvel.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO
Uma boa pintura, revestimentos de qualidade, conservação de janelas e portas, uma estrutura sem marcas do tempo, rede elétrica e sistema hidrossanitário bem conservados, fazem toda a diferença na cotação do seu imóvel.
PADRÃO CONSTRUTIVO
Na construção civil, existem um conjunto de normas brasileiras, criadas por especialistas da área, que estabelecem características para o tipo de construção do seu imóvel. Assim, sua construção pode pertencer a um dos quatro grupos:
Padrão Popular: 1 pavimento, 1 dormitório, sala, banheiro e cozinha.
Padrão Econômico: 1 pavimento, 2 dormitórios, sala, banheiro, cozinha e área para tanque.
Padrão Normal: 1 pavimento, 3 dormitórios (sendo um suíte com banheiro), banheiro social, sala, circulação, cozinha, área de serviço (com banheiro) e varanda (abrigo para automóvel).
Padrão Alto: 1 pavimento, 4 dormitórios (sendo um suíte com banheiro e closet, outro com banheiro), banheiro social, sala de estar, sala de jantar e sala íntima, circulação, cozinha, área de serviço completa e varanda (abrigo para automóvel).
Quanto mais alto o padrão construtivo, mais caro será o seu metro quadrado de construção.
Projeto de estudo, Arquitetas Luiza Ribeiro e Carolline Wild.
“Quero construir um pergolado!”
Entenda a funcionalidade e materialidade desse elemento