Blog da Arquiteta

Conheça o Cobogó e sua versatilidade arquitetônica

07/02/2023 09:14 - por Luiza Pereira Ribeiro

Os cobogós são elementos vazados que compõem fachadas e ambientes internos. Quando a luz se debruça nos cobogós, a sua sombra reflete desenhos e formas nos pisos e nas paredes, trazendo sutileza para os espaços. 

Esse elemento foi criado em 1929 por um grupo de engenheiros brasileiros. Tornou-se ícone da arquitetura brasileira e recebeu as iniciais do sobrenome de cada criador:

• Amadeu COimbra

• Ernest BOeckmann

• Antônio de GÓis

Os primeiros cobogós foram feitos de cimento. E após sua popularização, na década de 50, começaram a ser moldados com outros materiais como argila, vidro e outros sintéticos. Hoje recebem uma variedade de cores, texturas, tamanhos e formatos. 

O cobogó foi muito utilizado na arquitetura moderna e hoje permanece na arquitetura contemporânea. Esse elemento super versátil possibilita a permeabilidade visual através dos seus desenhos “cheios e vazios”, criando privacidade sem barrar completamente a visão de quem está próximo.  Além disso, seus vazios permitem luminosidade e ventilação entre ambientes e/ou áreas externas. 

O seu preço de mercado varia de acordo com o seu desenho, material e coloração. Vale a pena dar uma pesquisada para conhecer as variedades do design brasileiro!


Pavilhão de Nova York (1939), Lúcio Costa e Oscar Niemeyer.


Casa Cobogó, Ney Lima


Residência no Morumbi, Oswaldo Bratke


Casa do Balão Vermelho


Casa C+C, Studio MK27


Nave Multiprograma, Alejandro Haiek


Residência York St., Jackson Clements Burrows Architects


Casa Viewing Back, HYLA Architects


Ap Cobogó, Alan Chu

 

Faça seu login para comentar!