SUSPEITA DE CRIME AMBIENTAL

Corte de mata afasta engenheira

30/11/2024 00:03 - por Robson Neves robson@jornaldopovo.com.br

PJ determinou a abertura de sindicância contra a servidora

Clareira: mata foi devastada pela Prefeitura para a construção das casinhas populares / Robson Neves

O procurador jurídico Hélio Garcia da Costa Junior, o Helinho, determinou nesta sexta-feira a abertura de uma sindicância e sugeriu o afastamento preventivo por dois meses da engenheira civil Maria Luíza Sander do trabalho na Prefeitura por causa do desmatamento de uma área de 0,4 hectare para a construção de casas populares no Bairro Vila Nova. A sugestão dele foi aceita pela prefeita Angela Schuh, que assinou no final da tarde a portaria afastando a servidora.

A investigação preliminar feita por Helinho para embasar a abertura da sindicância apontou que a devastação da mata foi coordenada por Maria Luiza, que inclusive acompanhou pessoalmente o trabalho e deu as orientações aos operadores de máquinas da Prefeitura. Nesta sexta-feira, Maria Luiza afirmou que não houve crime ambiental no Bairro Vila Nova. “Foi apenas uma limpeza. Foram apenas duas árvores. Uma estava seca e a outra estava podre. O resto foi tudo capoeira”, assegurou Maria Luiza.

RESPONSÁVEL TÉCNICA
Ela havia sido designada pela Prefeitura como responsável técnica do Loteamento Harmonia e em uma reunião na semana passada foi definido que seria retirado apenas o lixo do terreno. “O objetivo era preparar a área para a análise de etapas posteriores, como a obtenção das licenças necessárias e a avaliação da viabilidade arquitetônica do projeto naquele terreno”, observa Helinho, que ouviu pelo menos 10 pessoas em sua apuração.

ATENÇÃO
O levantamento feito pelo 2º Pelotão Ambiental da Brigada Militar aponta que 4.115 metros quadrados de mata foram devastados para a construção de chalés do Projeto Casa Solidária. A vistoria dos policiais aponta que foram derrubadas árvores como ipê, timbaúva, cedro, camboatá, canela e carvalhinho. Tudo foi feito sem a autorização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o que, em tese, configura um crime ambiental. O plano para este terreno é a construção de 50 casas pelo o Instituto de Desenvolvimento Pecuário, em parceria com o cantor sertanejo Sorocaba.

IMPORTANTE
Uma testemunha ouvida pelo procurador jurídico Hélio Garcia da Costa Junior, o Helinho, relatou que a engenheira civil Maria Luiza Sander foi acintosa dizendo que “contra a força não há resistência”. No depoimento, a testemunha acrescenta que os demais servidores estavam muito ponderados e tentavam argumentar com a engenheira, sem sucesso.

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!
06/05/2026 17:18

FALECIMENTOS

Obituário

06/05/2026 15:18

15ª EDIÇÃO

Vovó Rotária 2026 abre inscrições nesta segunda-feira

Inscrições podem ser feitas na Ótica Líder e na Floricultura Beth Flores

06/05/2026 09:31

ACIDENTE

Ônibus e carro colidem na Rua Saldanha Marinho

Ninguém ficou ferido no acidente e o trânsito foi normalizado rapidamente

06/05/2026 00:04

DESAPROPRIAÇÃO

Residencial Cidadania travou

Município teve pedido negado na Justiça por não adotar providências

06/05/2026 00:02

TRÂNSITO

Acidente leva motociclista para a UTI

06/05/2026 00:00

Mortes

05/05/2026 17:18

IMUNIZAÇÃO

Seis unidades de saúde ainda têm vacinas contra a Influenza

Segue suspenso o turno estendido da vacinação

05/05/2026 16:40

FALECIMENTOS

Obituário

05/05/2026 14:34

Dia do Trabalhador

1º Encontro de Motoboys reuniu cerca de 600 participantes, segundo Amotoca

Evento acabou sendo realizado no CTG Lanceiros do Sul devido às condições climáticas

05/05/2026 11:29

SEDUC

Concurso “Nutrindo a Educação” está com as inscrições abertas

Merendeiros e merendeiras podem participar com suas receitas

05/05/2026 09:04

CONTEÚDO DO JP IMPRESSO

Cachoeirense ganha prêmio internacional com pesquisa sobre besouros

Professor em universidade da África do Sul, Vinícius Silva é o 5º brasileiro a receber o Lacordaire Prize

05/05/2026 00:00

Mortes