SUSPEITA DE CRIME AMBIENTAL
Corte de mata afasta engenheira
PJ determinou a abertura de sindicância contra a servidora
O procurador jurídico Hélio Garcia da Costa Junior, o Helinho, determinou nesta sexta-feira a abertura de uma sindicância e sugeriu o afastamento preventivo por dois meses da engenheira civil Maria Luíza Sander do trabalho na Prefeitura por causa do desmatamento de uma área de 0,4 hectare para a construção de casas populares no Bairro Vila Nova. A sugestão dele foi aceita pela prefeita Angela Schuh, que assinou no final da tarde a portaria afastando a servidora.
A investigação preliminar feita por Helinho para embasar a abertura da sindicância apontou que a devastação da mata foi coordenada por Maria Luiza, que inclusive acompanhou pessoalmente o trabalho e deu as orientações aos operadores de máquinas da Prefeitura. Nesta sexta-feira, Maria Luiza afirmou que não houve crime ambiental no Bairro Vila Nova. “Foi apenas uma limpeza. Foram apenas duas árvores. Uma estava seca e a outra estava podre. O resto foi tudo capoeira”, assegurou Maria Luiza.
RESPONSÁVEL TÉCNICA
Ela havia sido designada pela Prefeitura como responsável técnica do Loteamento Harmonia e em uma reunião na semana passada foi definido que seria retirado apenas o lixo do terreno. “O objetivo era preparar a área para a análise de etapas posteriores, como a obtenção das licenças necessárias e a avaliação da viabilidade arquitetônica do projeto naquele terreno”, observa Helinho, que ouviu pelo menos 10 pessoas em sua apuração.
ATENÇÃO
O levantamento feito pelo 2º Pelotão Ambiental da Brigada Militar aponta que 4.115 metros quadrados de mata foram devastados para a construção de chalés do Projeto Casa Solidária. A vistoria dos policiais aponta que foram derrubadas árvores como ipê, timbaúva, cedro, camboatá, canela e carvalhinho. Tudo foi feito sem a autorização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o que, em tese, configura um crime ambiental. O plano para este terreno é a construção de 50 casas pelo o Instituto de Desenvolvimento Pecuário, em parceria com o cantor sertanejo Sorocaba.
.jpg)
IMPORTANTE
Uma testemunha ouvida pelo procurador jurídico Hélio Garcia da Costa Junior, o Helinho, relatou que a engenheira civil Maria Luiza Sander foi acintosa dizendo que “contra a força não há resistência”. No depoimento, a testemunha acrescenta que os demais servidores estavam muito ponderados e tentavam argumentar com a engenheira, sem sucesso.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Três presos no furto do cofre
Polícia recuperou dinheiro e joias
Sábado fashion
Evento de moda e gastronomia de JP, Rádio GVC.fm e revista Linda chega à sua 8ª edição
Quadradinhos de Amor já arrecadou 459 peças
Aposentada Nilda Vargas Hassler doou 38 quadradinhos
Entidades de Cachoeira recebem dinheiro do Nota Fiscal Gaúcha
Maior repasse é para a proteção animal
Pedalada da Rota da Prosperidade será domingo
Ciclo Bikes, UFSM e Prefeitura são parceiros na iniciativa
Envio de propostas da Consulta Popular vai até domingo
Propostas devem ser encaminhadas de forma digital, por meio do portal oficial
