Blog dos Bichos

Dicas para amenizar a queda dos pelos dos Pets

06/05/2023 11:07 - por Cristiane Vieira da Cunha

Trocas sazonais
Cães e gatos costumam trocar de pelos duas vezes ao ano, uma na primavera, para se prepararem para o verão, e outra no outono, para enfrentar o clima frio que vem em seguida. Entretanto, como o Brasil é um país tropical e as estações não são bem definidas, é possível perceber as quedas o ano inteiro. Apesar disso, elas são mais frequentes nos meses que antecedem as estações de clima mais extremo.

Pelo curto x pelo longo
Cães com pelagem mais longa trocam seus pelos com menor frequência que os de pelo curto. Isso se dá, pois, essas raças apresentam pelagem de crescimento contínuo, enquanto as raças de pelo curto apresentam troca à medida que os novos pelos crescem. Além disso, cães com pelos longos como Maltês, Yorkshire e Poodle exigem um cuidado maior com as tosas, escovações e limpezas, o que ameniza a dispersão de pelos.

Já em gatos, a situação é diferente. Os felinos perdem pelos na proporção do comprimento, ou seja, gatos de pelagem longa perdem mais pelos que os demais. E como não é da natureza dos gatos tomar banho, percebe-se uma queda ainda maior, mas mais concentrada: as famosas bolas de pelos provocadas pelo lambe-lambe desses animais.

Combatendo a queda
-Escovar os pets e dar banhos regularmente em cães ajudam na manutenção da troca da pelagem

-Alimentação adequada: Ao escolher uma ração, é importante verificar os níveis de ácidos graxos do produto, principalmente ômega 3 e ômega 6, já que essas substâncias são essenciais para manter o brilho da pelagem e amenizar as quedas. Outro cuidado é eleger um alimento adequado à idade e ao porte do pet.

Fonte: https://g1.globo.com/

Faça seu login para comentar!