EU TENHO O QUE DIZER

01/10/2024 00:02 - por Letícia Rodrigues leticia@jornaldopovo.com.br

Alunos repórteres começam a se apresentar. Inscrições até dia 14

São das escolas David Barcelos, Maria Pacicco e Barão do Rio Branco as primeiras inscrições para o concurso Repórter por 1 Dia 2024, disputa criada pelo Jornal do Povo como forma de valorizar e incentivar a produção de conteúdo jornalístico em sala de aula. 78 alunos já foram cadastrados na competição pelas professoras Claudiana Eberhardt, Ana Moraes Brochi e Ana Paula Caletti.

O prazo de inscrições no Repórter por 1 Dia encerrará em 14 de outubro. Para inscrever-se, basta recortar, preencher e entregar na recepção do Jornal do Povo o cupom que está sendo publicado periodicamente no JP. As fichas também poderão ser enviadas preenchidas para o e-mail reporter@jornaldopovo.com.br. O concurso tem quatro categorias: reportagem, fotografia, charge e artigo de opinião. 

Qualquer aluno que esteja cursando do quinto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio pode participar do Repórter por 1 Dia, sejam estudantes de classes regulares ou de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Todo professor pode orientar seus alunos na elaboração dos trabalhos. As melhores produções, em cada categoria, serão publicadas em novembro, em um suplemento especial do JP.

PRAZOS
Dia 14 de outubro é o prazo final para as inscrições, mas estudantes terão até 31 de outubro para elaborarem seus trabalhos de forma individual ou em duplas e enviá-los exclusivamente através do e-mail reporter@jornaldopovo.com.br. Cada aluno ou dupla poderá participar com quantas produções jornalísticas diferentes quiser, inclusive em mais de uma categoria. 

TEMA
O tema do Repórter por 1 Dia é livre, mas é importante que os estudantes elaborem trabalhos com foco no jornalismo local, sobre Cachoeira do Sul. O concurso oportuniza que os jovens compartilhem com a cidade suas opiniões, percepções e descobertas sobre o cotidiano.

PARA SABER MAIS
Agenda do Repórter por 1 Dia 2024
ATÉ 14 DE OUTUBRO
Inscrições com a entrega das fichas de cadastramento na recepção do Jornal do Povo ou envio para o e-mail reporter@jornaldopovo.com.br

ATÉ 31 DE OUTUBRO
Envio dos trabalhos, exclusivamente para o e-mail reporter@jornaldopovo.com.br, com o assunto “Repórter por 1 Dia 2024”

20 DE NOVEMBRO
Publicação dos trabalhos vencedores em suplemento especial do JP

6 DE DEZEMBRO
Premiação. Os vencedores e professores orientadores em cada categoria receberão certificado de participação e presentes

UMA PERGUNTA
Para concorrer no Repórter por 1 Dia é preciso ser participante do projeto JP/24ª CRE na Sala de Aula?
Não. Os dois projetos são coordenados pelo Jornal do Povo e voltados para estudantes, mas a participação pode ser em apenas um deles ou nos dois. Dessa forma, quem não participa do JP/24ª CRE na Sala de Aula pode inscrever-se no Repórter por 1 Dia.

FALA, PROFESSORA

“Acredito que a parceria do Jornal do Povo contribui positivamente para a construção do aluno leitor e crítico. O concurso Repórter por 1 Dia vem para coroar o empenho dos estudantes, que durante todo o ano letivo desenvolvem com excelência várias atividades utilizando reportagens do Jornal do Povo, principalmente as especiais, publicadas para o projeto JP/24ª CRE na Sala de Aula.”

Claudiana Eberhardt, professora da Escola David Barcelos, com seus alunos já inscritos no concurso: Ysadora Rodrigues, João Gabriel de Oliveira e Amanda Klatte

“Participo do Repórter por 1 Dia há 14 anos porque o projeto vai muito além dos muros da escola. Oportunizar a prática do jornalismo faz com os estudantes busquem informações oficiais e estejam por dentro das principais notícias da cidade. O hábito de trabalhar com o projeto é fundamental para evolução na habilidade de leitura de diferentes gêneros textuais.”

Ana Moraes Brochi, professora da Escola Maria Pacicco, com os estudantes que vai orientar no Repórter por 1 Dia 2024

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!

JP2

17/04/2025 00:03

Pecadores em ação

Filme com Michael B. Jordan estreia amanhã no Cine Via Sete

16/04/2025 00:03

História sob risco

Sepulturas antigas enfrentam ameaça de desmoronamento nas Irmandades

15/04/2025 00:02

O livro resiste

Biblioteca Pública Municipal João Minssen sobrevive à era digital e atende 400 usuários por mês

11/04/2025 00:05

Tons terrosos

Cachoeira Fashion aponta o que estará em alta no inverno

10/04/2025 00:01

A ameaça anônima

Suspense estreia amanhã no Cine Via Sete

09/04/2025 00:04

Cachoeira dita moda

Oito lojas já estão confirmadas nos desfiles do próximo dia 26

08/04/2025 00:06

A poesia da infância

Tiago Vargas e Matias Streb mergulham no mundo infantil

04/04/2025 00:02

Expocabrais começa hoje

Maior festa de Novo Cabrais promete reunir a região

03/04/2025 00:02

Dos games à telona

Um Filme Minecraft chega ao Cine Via Sete

02/04/2025 00:05

10 anos da Rádio GVC

Programa Campereando vai sortear 10 Pix e 10 vale-compras

01/04/2025 00:01

Amor e Resistência

Um olhar sobre “Ecoa, África”, lançamento de Susana Weirich

28/03/2025 00:06

A Névoa se aproxima

Curta do cachoeirense Luiz Gabriel estará no Cine Via Sete na segunda-feira