DIÁLOGO
Encontro aproxima Assembleia Legislativa e imprensa do interior
A ADI Multimídia, entidade que representa 30 veículos de comunicação do interior do estado, realizou nesta segunda-feira um encontro institucional com o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado estadual Sergio Peres, em Porto Alegre.
A atividade reuniu representantes de veículos associados no Hotel Plaza São Rafael, em um momento voltado à integração e ao fortalecimento do diálogo entre o parlamento gaúcho e a imprensa regional.
O encontro ocorreu no início da tarde e teve como foco a aproximação entre os diretores da entidade e o chefe do Legislativo estadual. Durante a agenda, Sergio Peres apresentou diretrizes de seu plano de trabalho para o ano, com destaque para o municipalismo, pauta que busca valorizar os municípios do interior e ampliar sua participação nas decisões políticas do Estado.
“A transparência cada vez maior e o fortalecimento dos municípios são prioridades. Queremos que as pessoas de todas as regiões do RS tenham acesso às informações e aos recursos sem precisar se deslocar até a capital”, afirmou o presidente da Assembleia Legislativa.
Municípios
A iniciativa também abriu espaço para uma entrevista, com questionamentos dos associados sobre temas sensíveis à população, como a situação financeira de hospitais.
O deputado destacou o papel da Assembleia na articulação de soluções, por meio de comissões temáticas, emendas parlamentares e diálogo com o Executivo estadual. Segundo ele, há esforço para viabilizar medidas como renegociação ou prorrogação de dívidas das casas de saúde, com o objetivo de garantir a continuidade dos atendimentos.
O debate também abordou a autonomia financeira dos municípios dentro do pacto federativo. Peres ressaltou que o Legislativo tem buscado promover audiências, fóruns e articulações com técnicos, prefeitos, vereadores e a iniciativa privada para facilitar o acesso a programas federais e ampliar a capacidade de investimento das prefeituras.
Logística
Outro ponto discutido foi a logística no Rio Grande do Sul, considerada um entrave para novos empreendimentos. O presidente da Assembleia defendeu a construção de diretrizes regionais com participação de lideranças locais e do setor produtivo, visando melhorar a infraestrutura de transporte e reduzir custos.
Ele citou a necessidade de ampliar alternativas logísticas, como o uso de ferrovias e hidrovias, para impulsionar o desenvolvimento econômico.
Ainda foi comentado sobre as perspectivas do papel da comunicação regional no desenvolvimento econômico e social do Estado. Representantes dos veículos associados destacaram a importância da interiorização da informação e da atuação próxima às comunidades.
A presidente da ADI Multimídia, Patricia Cerutti, enfatizou o caráter estratégico do encontro ao promover a conexão entre diferentes atores institucionais e o fortalecimento da imprensa local. Segundo ela, a construção conjunta entre Legislativo e veículos de comunicação contribui para ampliar a visibilidade das demandas regionais.
“Este momento representa uma oportunidade de aproximação com a Assembleia Legislativa, permitindo que possamos apresentar a força e a capilaridade dos veículos regionais, ao mesmo tempo em que ouvimos as prioridades do Legislativo. É por meio dessa construção conjunta que conseguimos fortalecer o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, especialmente a partir do olhar atento aos municípios do interior”, afirmou.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Escolas municipais foram destaque no Programa Verde é Vida
12 escolas receberam recursos financeiros pela coleta de óleo saturado
Problemas nos ônibus seguem em Cachoeira
Linhas Soares e Fátima tiveram novos atrasos
Safra excelente nas oliveiras
Clima foi adequado durante todo o ciclo de produção de azeitonas
Pequenos bombeiros em Cachoeira
Projeto abre inscrições segunda
Museu Edyr Lima prepara exposição sobre a história da Fenarroz
Mostra “Fenarroz: fatos e fotos” inicia na próxima quarta-feira
Cláudia Ellen representou Cachoeira em Brasília
Ativista participou do 2º Encontro Nacional de Mulheres com Deficiência
Aldeanos do Samba define enredo para o Carnaval de 2027
Os baluartes Vaneza e Dorival Padilha serão o tema da escola
