CPI DA CC FANTASMA

Ex-coordenador do Cempra diz não saber quem nomeou sua esposa para atuar na Prefeitura

22/11/2022 16:56 - por Vinícius Severo vinicius@jornaldopovo.com.br

Câmara convocará motoristas do Meio Ambiente para depor

O ex-coordenador do Centro de Proteção dos Animais da Prefeitura (Cempra) Renier Paschoal disse nesta terça-feira à CPI da Câmara que não sabe quem foi o responsável por nomear sua esposa para trabalhar no Governo José Otávio Germano.

A esposa dele, Silvia Leticia Aguiar da Silva, é investigada na CPI que apura um suposto caso de CC fantasma na Prefeitura. Além dela, o ex-secretário de Obras, Luciano Lara, também é investigado. 

Paschoal foi ouvido por duas vezes na Câmara. Pela manhã, o depoimento não durou mais do que três minutos, ele respondeu uma pergunta, dizendo que tanto ele como sua esposa trabalharam na Prefeitura.

Depois, a Câmara articulou para que ele fosse ouvido novamente à tarde e ele até se desculpou com os vereadores por sua atitude.

Na segunda oitiva, realizada de forma reservada, ele confirmou o que a esposa disse, de que ela atuava das 19h até as 8h do dia seguinte atendendo as ligações que eram feitas para que fossem apreendidos animais soltos pelas ruas da cidade.

“Ela dormia num quarto e eu no outro porque tinha muita demanda quando eu comecei no Cempra. A gente não parava dia e noite trabalhando”, disse. Quando questionado sobre quem a designou para atuar no plantão de Cempra, ele não esclarece quem teria sido o responsável.

“Ela se apresentou lá e eu pensei que bom, pois vou ter alguém de confiança”. O relator da CPI Kader Saleh confrontou a resposta de Paschoal com a informação do secretário de Meio Ambiente, Geraldo Fogliarini, que negou que Silvia atuasse na secretaria. Paschoal sustentou a versão de sua esposa.

A CPI decidiu convocar para esta sexta-feira sete motoristas da Secretaria do Meio Ambiente para serem ouvidos. A tentativa é estabelecer relação se algum deles acompanhou a investigada em apreensões feitas pelo Cempra.

Os depoimentos serão a partir das 9h30min até às 10h, no Plenário Edgar Muller. O ex-procurador do Município Helinho Garcia informou à Câmara que não poderia comparecer nesta terça-feira em virtude de compromissos particulares. O depoimento dele deve ser remarcado.

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!
26/06/2026 18:29

Recursos para prevenção

Proposta de Cachoeira não se enquadrou no Prepara RS

Município tem prazo de recurso aberto até terça-feira

26/06/2026 16:02

NOVA LEI

Ryan defende imóveis públicos para projetos sociais e geração de empregos

Norma aprovada passa a exigir contrapartida social em todos projetos que repassem imóveis

26/06/2026 00:01

IMOBILISMO

Governo oferece o Hospital da Liga para o Iffar

Sob pressão, prefeito anuncia cedência

26/06/2026 00:00

1ª INSTÂNCIA

Liminar impede TNSG de abandonar o serviço

25/06/2026 15:34

JUSTIÇA

Prefeitura obtém liminar para TNSG adequar o transporte coletivo

Decisão em primeira instância impede a empresa de abandonar o serviço

25/06/2026 14:08

OBRAS PÚBLICAS

Ministro vistoria Ponte do Fandango que funcionará em pare e siga domingo

Obra está em fase final, com colocação de asfalto

25/06/2026 09:49

AGORA SIM

Prefeitura oferece prédio do Hospital da Liga para instalação do Iffar

Anúncio foi feito depois do prefeito ser cobrado pelo deputado federal Paulo Pimenta

25/06/2026 00:06

OBRA FEDERAL

Ponte do Fandango pronta

Tráfego será liberado já neste domingo, anuncia Paulo Pimenta

25/06/2026 00:02

INVESTIGAÇÃO

Prefeitura abre processo contra uma servidora

Fiscal ambiental disse que governo não escuta setores técnicos

24/06/2026 18:30

BOA NOTÍCIA

Ponte do Fandango será liberada neste domingo

Deputado Pimenta vistoriou a obra nesta quarta-feira e celebrou investimento

24/06/2026 16:57

INVESTIGAÇÃO

Governo Balardin abre processo contra servidora por comentário em rede social

Fiscal ambiental disse que governo não escuta setores técnicos

24/06/2026 00:04

SÉRIE

Vereadora vai investigar as impositivas

1º foco será a emenda das próteses dentárias