NOVO BAIRRO

Garden tenta a liberação via Justiça

07/12/2024 00:00 - por Robson Neves robson@jornaldopovo.com.br

Liminar já foi expedida pela juíza

Um mandado de segurança foi ajuizado na Justiça contra a Secretaria Municipal de Meio Ambiente pela empresa Maji Empreendimentos solicitando que seja aceito o pedido de licença de operação do Garden Soares, bairro construído na zona leste de Cachoeira do Sul. Ao avaliar o pedido da Maji, a juíza Lis Grachten, da 2ª Vara Cível, deferiu a liminar e determinou à Secretaria de Meio Ambiente o protocolo do requerimento de licença de operação. A empresa assegura que foram atendidas todas as exigências condicionantes para a obtenção da licença de operação. 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está trancando a liberação do documento porque os processos das licenças prévia e de instalação, necessários para a continuidade do licenciamento ambiental, foram apreendidos pelo Ministério Público no ano passado durante a Operação Fandango. Estes processos são físicos, sem cópia digital. A Operação Fandango apura um suposto esquema de corrupção dentro da Prefeitura que resultou no afastamento judicial e posterior renúncia do ex-prefeito José Otávio Germano. A Maji é uma das empresas investigadas e por isso a própria Procuradoria Jurídica do Município recomendou à Secretaria de Meio Ambiente que não desse  prosseguimento à liberação do empreendimento.

VISTORIA DAS OBRAS
Na liminar, a juíza Liz Grachten também determinou para a Secretaria Municipal de Obras a vistoria pedida pela Maji no empreendimento, pois a empresa precisa da aprovação das obras de infraestrutura no bairro com 196 terrenos, com áreas de 360 a 550 metros quadrados. A solicitação havia sido feita em agosto pela Maji para a Obras. A vistoria foi feita e o relatório encaminhado para a Justiça. O documento revela que foram constatadas inconformidades entre o projetado pela Maji e o que foi feito na área. Um exemplo é a canalização pluvial que teria tubos com diâmetro inferior ao que consta no projeto. Há ainda problemas na pavimentação, que estaria cedendo em alguns pontos. 

UMA PERGUNTA

O que é o Garden?
O Garden Soares é uma proposta de um novo bairro nobre em Cachoeira, com monitoramento por câmeras, calçadas de área de lazer pavimentadas, ruas arborizadas, praça, mirante, passarelas, quadra esportiva, quadra de beach tênis, pista de caminhada e áreas de estar e contemplação. A licença de operação é necessária para que os investidores que fizeram a compra de terrenos possam iniciar a construção de imóveis.

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!
14/12/2025 18:24

Orgulho cachoeirense no jornalismo

Jornalistas cachoeirenses são premiados pelo Ministério Público do RS

Cristine Galissa e Ermilo Drews conquistaram primeiros lugares no 27º prêmio MPRS de Jornalismo, em Porto Alegre.

14/12/2025 18:07

Em clima de verão

Praia Nova registra grande movimentação antes do início da temporada

Famílias, campistas e comerciantes ocuparam o balneário uma semana antes da abertura oficial.

14/12/2025 15:42

Exército

Tenente-coronel Riele assume o comando da Guarnição Federal

Mudança ocorre por contra da passagem de comando no 3º BE Cmb

14/12/2025 14:44

SOLIDARIEDADE

Associação do Quilômetro Zero reforça pedido de doações

Presidenta Elisabete Ribeiro pede doações de brinquedos para festa de Natal

13/12/2025 16:50

Defesa da mulher

Grupo encara calor para protestar contra a violência

Manifestação ocorreu na Rua Júlio de Castilhos

13/12/2025 00:04

MELHORES DO ANO

Sábado dos destaques

26 personalidades e empresas serão reconhecidas em 13 categorias

13/12/2025 00:02

GVC.FM E JORNAL DO POVO

Cartinhas de Natal esperam adoção

165 pedidos estão na vitrina da rádio

13/12/2025 00:01

BAITA ASSADO 3ª EDIÇÃO

Cachoeira tem seu festival de churrasco

13/12/2025 00:00

SOLIDARIEDADE

Cavalgada do Bem é neste sábado

13/12/2025 00:00

BELAS E SOLIDÁRIAS

Brotos ajudam o Noel

Corte de Cachoeira fará ações sociais de Natal até o próximo dia 21

12/12/2025 17:54

Verão chegando

Praia Nova é aprovada para o banho pela Fepam

Primeiro boletim do Programa Balneabilidade saiu nesta sexta-feira

12/12/2025 16:44

Natal 2025

Rua Coberta abre programação oficial de Natal nesta sexta-feira

Evento terá distribuição de picolés, show musical e abertura oficial do Natal 2025.