NOVO BAIRRO
Garden tenta a liberação via Justiça
Liminar já foi expedida pela juíza
Um mandado de segurança foi ajuizado na Justiça contra a Secretaria Municipal de Meio Ambiente pela empresa Maji Empreendimentos solicitando que seja aceito o pedido de licença de operação do Garden Soares, bairro construído na zona leste de Cachoeira do Sul. Ao avaliar o pedido da Maji, a juíza Lis Grachten, da 2ª Vara Cível, deferiu a liminar e determinou à Secretaria de Meio Ambiente o protocolo do requerimento de licença de operação. A empresa assegura que foram atendidas todas as exigências condicionantes para a obtenção da licença de operação.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está trancando a liberação do documento porque os processos das licenças prévia e de instalação, necessários para a continuidade do licenciamento ambiental, foram apreendidos pelo Ministério Público no ano passado durante a Operação Fandango. Estes processos são físicos, sem cópia digital. A Operação Fandango apura um suposto esquema de corrupção dentro da Prefeitura que resultou no afastamento judicial e posterior renúncia do ex-prefeito José Otávio Germano. A Maji é uma das empresas investigadas e por isso a própria Procuradoria Jurídica do Município recomendou à Secretaria de Meio Ambiente que não desse prosseguimento à liberação do empreendimento.
VISTORIA DAS OBRAS
Na liminar, a juíza Liz Grachten também determinou para a Secretaria Municipal de Obras a vistoria pedida pela Maji no empreendimento, pois a empresa precisa da aprovação das obras de infraestrutura no bairro com 196 terrenos, com áreas de 360 a 550 metros quadrados. A solicitação havia sido feita em agosto pela Maji para a Obras. A vistoria foi feita e o relatório encaminhado para a Justiça. O documento revela que foram constatadas inconformidades entre o projetado pela Maji e o que foi feito na área. Um exemplo é a canalização pluvial que teria tubos com diâmetro inferior ao que consta no projeto. Há ainda problemas na pavimentação, que estaria cedendo em alguns pontos.
UMA PERGUNTA
O que é o Garden?
O Garden Soares é uma proposta de um novo bairro nobre em Cachoeira, com monitoramento por câmeras, calçadas de área de lazer pavimentadas, ruas arborizadas, praça, mirante, passarelas, quadra esportiva, quadra de beach tênis, pista de caminhada e áreas de estar e contemplação. A licença de operação é necessária para que os investidores que fizeram a compra de terrenos possam iniciar a construção de imóveis.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Cachoeira exporta mão de obra
250 trabalhadores se deslocam para atuar na calçadista Beira Rio
Mutirão retira mais uma tonelada de fios dos postes
Em dois dias foram 3,5 toneladas removidas
Departamento de Trânsito instalou guarda-corpos em escolas municipais
Duas estruturas já foram instaladas
Prefeitura orienta sobre ocorrências com animais em vias públicas
Brigada Militar pode ser acionada
Médica qualifica equipe da Regulação na SMS
Mariana Leal coordena a atividade
Apae celebra hoje 57 anos
Entidade luta pelos direitos das pessoas com deficiência intelectual, múltipla e TEA
Mutirão retira 2,5 toneladas de fios e cabos dos postes em Cachoeira
Trabalho envolveu seis empresas de telecomunicação, RGE e Setor de Trânsito
Superman tem sessão de pré-estreia nesta terça-feira no Via Sete
Novo filme do Homem de Aço chega antes em Cachoeira do Sul
Remoção dos fios soltos tem início
Trabalho começou no início da manhã desta terça-feira
Cachoeira tem 8ª morte por influenza A
Vítima com comorbidades tinha 62 anos
Todesmade discute com Executivo travessia de funcionários
Reunião também apresentou o cronograma das obras para a empresa.