Blog dos Livros

Gravidez desejada

10/05/2024 08:00 - por Mildo Fenner

Do primeiro teste de farmácia negativo, feito quase sem pretensão, aos últimos resultados  desfavoráveis utilizando as técnicas  mais avançadas para a concepção de um bebê, passam-se anos  na vida do casal de protagonistas de “Dentro do Nosso Silêncio” (Editora Bestiário, 200 páginas), de Karine Asth. Ganhadora do Prêmio Jabuti 2023 na categoria Romance de Entretenimento, a obra narra os pormenores  emocionais daqueles que autodenominam  tentantes, pessoas que estão em busca  do sonho da maternidade.

O livro arrebata  pela intensidade e coragem, além de ser um alento para aqueles  que vivenciaram  o drama de perto. Contado na primeira pessoa, a obra acompanha a vida de Ana e seu marido.  Há duas linhas temporais que se alternam ao longo dos 31 capítulos da obra. A primeira começa no divórcio  entre o casal da trama e  segue adiante. A segunda, faz o caminho inverso e inicia quando ambos descobrem que podem estar “grávidos” quando ainda nem cogitavam a possibilidade. A partir dessas temporalidades distintas o leitor compreende como foi o processo de desmoronamento do casamento a partir de tentativas frustradas  de tentar engravidar e, ao mesmo tempo, assiste ao redescobrimento de si mesmo das personagens  no pós-separação, em especial de Ana.

A voz que mais aparece na obra é justamente dela e é por meio da sensibilidade da protagonista  que se adentra no sofrimento aterrador  de uma mulher que busca engravidar  mas não consegue. Ana detalha as emoções que experimenta e monta um cenário desolador: no início há esperanças mas a partir dos fracassos rotineiros o sentimento passa a  dar lugar ao pessimismo e  tristeza. 

Entre as qualidades de “Dentro do Nosso Silêncio” está a de propor ao leitor um panorama ampliado da trama,  propiciando  o acompanhamento das causas e consequências  das ações das personagens. Outro mérito do livro é a construção não linear  da história.  Ao intercalar   passado e presente é possível entender, por exemplo, como os desentendimentos  entre o casal foram construídos pelo somatório das discordâncias, falta de cuidado e  ausência de diálogo.

Outro fato que evidencia a inteligência e a sensibilidade  da autora é a possibilidade  de redenção que aparece no terço final da obra. Ana sofre muito,  no entanto,  em um momento da trama há a decisão de seguir em frente apesar de todas as adversidades. Nesse ponto, a irmã e o pai da protagonista aparecem como peças  fundamentais para essa volta à  superfície  depois de um mergulho no abismo que Ana se submete.

Karine Asth nasceu em Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro, e mora em Recife, Pernambuco, há quase 19 anos. É formada em Administração  pela Universidade Federal de Pernambuco e, desde o nascimento do primeiro filho, em 2018, dedica-se  integralmente à escrita. 

Trecho:
“Quando concordamos em  tentar ter um filho, nada  do que veio a  seguir fazia parte dos nossos planos.  Os meses se transformaram em anos e chegamos a um lugar do casamento  tão desconhecido quanto uma viagem em meio a um nevoeiro. Achava que em algum momento  aquilo iria passar, mas o que estava à frente  permanecia  imprevisível. De repente, havia uma esperança de céu limpo, no entanto, tudo se mantinha embaçado. E então chovia, como não chovia desde mil novecentos e alguma coisa. Esse era o nosso elemento surpresa. O negativo continuava  a  nos surpreender.”
(página 90)

RUMO ÀS LIVRARIAS
A Associação Nacional de Livrarias (ANL) está lançando   a ação “Visite uma livraria”,  com o objetivo de valorizar as livrarias físicas como ponto de conexão entre livreiros, autores, editores, distribuições e leitores. As ações da campanha se estenderão durante todo o ano de 2024 e, conforme Alexandre Martins Fontes, presidente da ANL, em um mundo cada vez mais digitalizado, onde os algoritmos  ditam nossas escolhas e  as telas nos separam, as livrarias oferecem uma experiência incomparável, tornando-se um lugar de encontros, de trocas e  de conexões.

FEIRA EM BOGOTÁ
No último dia 17 foi inaugurada a Feira Internacional do Livro de Bogotá,  na cidade de Bogotá, Colômbia. Importante destacar que na cerimônia de inauguração estiveram presentes o presidente Lula do Brasil e  sua esposa Janja,  bem como o presidente Gustavo Preto, da Colômbia. Em sua 36ª. edição, a feira  prestou homenagem a  escritores brasileiros, como a baiana Luciany Aparecida, autora de  “Mata Doce.”

Leituras:
“Aprendi o silêncio com os faladores, a tolerância com os intolerantes, a bondade com os maldosos; e, por estranho que pareça,  sou grato a  esses professores.” 
(Kahlil  Gibran     -06 de janeiro de 1883/10   de  abril de 1931-, ensaísta,    prosador, poeta, conferencista  e   pintor   de origem libanesa, também considerado um filósofo, embora ele mesmo  tenha rejeitado esse título).

Destaques:
ASTRONAUTA


Autora:
Regi Ferreira

A história é de Ana e Jennyffer, duas irmãs apaixonadas pelos segredos do universo que sonham em desbravar o espaço sideral.  Um dia, sintonizando uma misteriosa rádio russa, as duas atraem a  atenção de uma alienígena que vem à Terra em busca de uma amiga, a cosmonauta Valentina Tereshkova, a quem não vê há anos, mas logo se afeiçoa às irmãs, e o trio passa a criar planos e  fazer ciência com as próprias mãos. Com ilustrações de Malu Bandeira, o livro trata com leveza de temas como empoderamento, machismo, família, luto e outras questões sociais, além de astronomia e ciência.
Editora Mundo Benvirá. 73  páginas. R$ 59,90. 

O AVESSO DA PELE


Autor: 
Jeferson Tenório

O livro conta a história de Pedro, que, após a morte do pai,  assassinado numa desastrosa  abordagem policial, sai em busca de resgatar o passado da família, refazendo os caminhos paternos. Jeferson  mostra um país marcado pelo racismo e por um sistema educacional falido,  em um denso relato sobre as relações entre pais e  filhos. Nascido no Rio de Janeiro em 1977 e radicado em Porto Alegre, Jeferson Tenório estreou na  literatura  com o romance “O beijo na parede,” eleito o Livro do Ano  pela Associação Gaúcha de Escritores.  Teve textos adaptados para o teatro e contos  traduzidos  para o inglês e o espanhol. Também escreveu o livro “Estela sem Deus.”
Editora  Companhia das Letras. 190 páginas. R$ 59,90. 

(As obras apontadas  no Blog dos Livros  podem ser encontradas   junto à Revistaria e Livraria Nascente, na Rua Saldanha Marinho,   1423, Cachoeira   do Sul) 

Faça seu login para comentar!
17/05/2024 09:01

Discutindo masculinidades

26/04/2024 10:34

A luta contra a depressão

19/04/2024 16:49

Viver de forma significativa

05/04/2024 10:21

Fantasia épica

28/03/2024 17:25

O poder da humildade

22/03/2024 11:20

Os maiores shows de música

15/03/2024 10:41

Tudo é política

23/02/2024 09:54

O melhor de cada um

16/02/2024 08:59

História familiar