Hospital Moinhos de Vento inaugura Centro da Memória
Serviço oferece atendimento com especialistas para investigação de declínio cognitivo
O Hospital Moinhos de Vento inaugurou, no final de agosto, o Centro da Memória, espaço dedicado à assistência, pesquisa e educação com foco na melhora da qualidade de vida de pacientes com declínio cognitivo – que se manifesta principalmente como alteração de memória ou da capacidade de planejamento ou execução de tarefas, entre outros sintomas. O serviço oferece, além de consultas com especialistas, exames diagnósticos para identificar com maior precisão e precocidade a doença de Alzheimer.
“A inauguração do Centro da Memória é mais um grande passo do Hospital Moinhos de Vento em seu objetivo de redefinir a saúde do Brasil. E, para isso, estamos sempre em busca do que é melhor para os nossos pacientes. Com esse Centro, não é diferente. Um local que integra o que há de mais avançado em conhecimento e tecnologia para estudar e tratar de problemas relacionados à memória, aos declínios cognitivos”, destaca o CEO Mohamed Parrini.
Composto por um time de neurologistas de renome internacional, o serviço tem como objetivo atuar tanto na investigação dos problemas como na prevenção e na modificação dos fatores de risco que podem levar a eles, como hipertensão, tabagismo, consumo abusivo de álcool, obesidade, entre outros. Estudos estimam que, no Brasil, cerca de 50% dos casos de demência são preveníveis.
Para isso, os pacientes terão à disposição consultas com neurologistas especialistas em memória, testagem cognitiva com neuropsicóloga e exames de imagem, como PET/CT amilóide e ressonância magnética, além de punção lombar para a análise de liquor.
"O serviço é um centro de excelência para investigação de problemas de memória que reúne os três pilares do Hospital Moinhos de Vento: assistência, pesquisa e educação. Vamos oferecer a linha de cuidado completa, desde a possibilidade de identificação e tratamento dos fatores de risco para prevenir a demência, diagnóstico mais preciso e precoce do tipo de demência possibilitando tratamento, além do acompanhamento do paciente com educação e orientação da família e dos cuidadores com time multidisciplinar especializado. Tudo isso, aliado à pesquisa de ponta que oportuniza aos pacientes a possibilidade de utilizar novos métodos de diagnóstico e tratamento",detalha a neurologista Sheila Martins, chefe do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia da casa de saúde.
Sobre a demência
Trata-se de uma patologia cerebral que leva os pacientes à perda cognitiva. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem, hoje, mais de 55 milhões de pessoas com demência em todo o planeta. Desse total, mais de 60% vivem em países de baixa e média renda. A doença de Alzheimer é o tipo mais comum dessa enfermidade, totalizando de 60% a 70% dos casos.
O envelhecimento é um dos fatores de risco para o desenvolvimento desse problema, no entanto, não é o único. Hipertensão, diabetes, obesidade, tabagismo, sedentarismo e excesso de álcool também estão associados a uma maior predisposição ao desenvolvimento da doença.
Atualmente, os grandes desafios da demência são o diagnóstico precoce e o desenvolvimento de um tratamento seguro capaz de frear a evolução do quadro.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Nove candidatas no Rainha do Esporte de Novo Cabrais
Banda Os Atuais animará a festa no dia 24
Paraíso do Sul chama a população para votar na Consulta Popular
Votação será durante a semana pela internet
Paraíso do Sul conhecerá em novembro as novas soberanas
Concurso tem inscrição até o dia 3 de outubro
Paraíso do Sul define a cédula de votação da Consulta Popular
Seis propostas foram escolhidas para a votação de outubro
Paraíso do Sul é beneficiado no Programa Família Gaúcha
32 famílias serão acompanhadas no programa
Emendas impositivas garantem equipamentos ao CTG Presilha Pampiana
Prefeitura foi parceira para viabilizar as aquisições
Prefeitura de Novo Cabrais conquista três prêmios nacionais
Município se destaca na qualidade de informações contábeis e fiscais
Prefeito de Novo Cabrais foi ao Congresso de Saneamento
Resiliência climática foi o tema do evento
Sessão solene marcou a Semana Farroupilha em Paraíso do Sul
Prefeito Brittes foi ao evento no CTG Amigos do Rio Grande
Alunos de Paraíso do Sul aprenderam sobre trânsito
Atividades foram na Escola Municipal Célia Schiefelbein
Caçapava do Sul prepara anúncio de investimentos em cultura e turismo
São 14 ações incluindo reforma de prédios históricos e revitalização de espaços turísticos
Paraíso do Sul ganha o selo Município Amigo da Vacina
Prefeitura atingiu metas na vacinação