Hospital Moinhos de Vento inaugura Centro da Memória
Serviço oferece atendimento com especialistas para investigação de declínio cognitivo
O Hospital Moinhos de Vento inaugurou, no final de agosto, o Centro da Memória, espaço dedicado à assistência, pesquisa e educação com foco na melhora da qualidade de vida de pacientes com declínio cognitivo – que se manifesta principalmente como alteração de memória ou da capacidade de planejamento ou execução de tarefas, entre outros sintomas. O serviço oferece, além de consultas com especialistas, exames diagnósticos para identificar com maior precisão e precocidade a doença de Alzheimer.
“A inauguração do Centro da Memória é mais um grande passo do Hospital Moinhos de Vento em seu objetivo de redefinir a saúde do Brasil. E, para isso, estamos sempre em busca do que é melhor para os nossos pacientes. Com esse Centro, não é diferente. Um local que integra o que há de mais avançado em conhecimento e tecnologia para estudar e tratar de problemas relacionados à memória, aos declínios cognitivos”, destaca o CEO Mohamed Parrini.
Composto por um time de neurologistas de renome internacional, o serviço tem como objetivo atuar tanto na investigação dos problemas como na prevenção e na modificação dos fatores de risco que podem levar a eles, como hipertensão, tabagismo, consumo abusivo de álcool, obesidade, entre outros. Estudos estimam que, no Brasil, cerca de 50% dos casos de demência são preveníveis.
Para isso, os pacientes terão à disposição consultas com neurologistas especialistas em memória, testagem cognitiva com neuropsicóloga e exames de imagem, como PET/CT amilóide e ressonância magnética, além de punção lombar para a análise de liquor.
"O serviço é um centro de excelência para investigação de problemas de memória que reúne os três pilares do Hospital Moinhos de Vento: assistência, pesquisa e educação. Vamos oferecer a linha de cuidado completa, desde a possibilidade de identificação e tratamento dos fatores de risco para prevenir a demência, diagnóstico mais preciso e precoce do tipo de demência possibilitando tratamento, além do acompanhamento do paciente com educação e orientação da família e dos cuidadores com time multidisciplinar especializado. Tudo isso, aliado à pesquisa de ponta que oportuniza aos pacientes a possibilidade de utilizar novos métodos de diagnóstico e tratamento",detalha a neurologista Sheila Martins, chefe do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia da casa de saúde.
Sobre a demência
Trata-se de uma patologia cerebral que leva os pacientes à perda cognitiva. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem, hoje, mais de 55 milhões de pessoas com demência em todo o planeta. Desse total, mais de 60% vivem em países de baixa e média renda. A doença de Alzheimer é o tipo mais comum dessa enfermidade, totalizando de 60% a 70% dos casos.
O envelhecimento é um dos fatores de risco para o desenvolvimento desse problema, no entanto, não é o único. Hipertensão, diabetes, obesidade, tabagismo, sedentarismo e excesso de álcool também estão associados a uma maior predisposição ao desenvolvimento da doença.
Atualmente, os grandes desafios da demência são o diagnóstico precoce e o desenvolvimento de um tratamento seguro capaz de frear a evolução do quadro.
Encontrou algum erro? Informe aqui
ERS 403 será bloqueada por erosão na cabeceira da Ponte do Botucaraí
Medida de segurança foi determinada após vistoria do Daer
Liberado o tráfego na ERS 403
Rodovia estava bloqueada pela água em Rio Pardo
Festa da Colônia celebra o Centenário de Candelária com shows nacionais
Evento será de 4 a 7 de julho
Estrada está liberada entre Cachoeira e Paraíso do Sul
Água baixou na ERS 502
RSC 287 terá bloqueio total nesta segunda-feira no Arroio Barriga
Interdição será das 10h às 17h para a conclusão da obra do desvio entre Novo Cabrais e Paraíso
Paraíso do Sul avalia estragos da enchente
Município deve receber R$ 100 mil do governo estadual
ERS 403 é bloqueada pela cheia em Rio Pardo
Caminho de Cachoeira para Porto Alegre é por Novo Cabrais
Prefeito de Paraíso participou de reunião com governador Eduardo Leite
Prefeitos cobraram mais agilidade na recuperação de estragos
Trânsito é liberado para carros e pequenos caminhões na RSC 287
Desvio no Arroio Barriga segue em obras na divisa de Paraíso do Sul e Novo Cabrais
Prefeito de Novo Cabrais se manifesta após condenação
Leodegar Rodrigues vai recorrer da sentença
Cerro Branco decreta situação de emergência por conta dos estragos
Prefeitura registrou 320 milímetros até essa manhã
Paraíso do Sul tem primeiros desalojados por conta da chuva
Paraisenses estão sem acesso ao Hospital da Vila Paraíso