NOSSO JORNAL

JP apresenta novos colunistas

28/02/2026 00:05 - por Vinícius Severo vinicius@jornaldopovo.com.br

Advogados Flávio Lima e Bernardo Schwab pluralizam a opinião ao leitor

Advogados Flávio Lima e Bernardo Schwab integram o time de opinião do Jornal do Povo a partir desta semana

O Jornal do Povo estreia dois novos colunistas em sua página 3 a partir desta semana. Se juntam ao time de opinião do jornal os advogados Flávio Gomes de Lima e Bernardo Souza Schwab. Enquanto Bernardo abre a semana com os textos já nesta segunda-feira, Flávio será o responsável pela coluna todas as quintas. Com a chegada deles, o Jornal do Povo preenche a grade da página 3 de segunda-feira até a edição de final de semana.  

Flávio, 40 anos, é o advogado do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Cachoeira do Sul e presidente da comissão de direitos humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Casado com a produtora cultural Nathaly Weber, eles são pais do pequeno Rafael. 

Advogado trabalhista, Flavio pretende escrever sobre dramas da cidade, temas políticos e sociais. “Espero contribuir com os leitores ao dividir conhecimento, abordando os assuntos que por vezes necessitam de uma voz em um grande veículo de comunicação para que a sociedade vivencie o exercício da plenitude democrática”, ponderou.

BERNARDO

O advogado Bernardo, 33 anos, integra o escritório Mello Biscaglia, Corrêa e Schwab Advogados Associados, atua na área do direito imobiliário e direito civil, já foi presidente do Rotary Club de Cachoeira do Sul e é noivo da social mídia Marcelle Moraes Giuliani. Ele pretende, além de falar sobre Cachoeira do Sul, abordar “temas jurídicos e regionais, de modo que a coluna seja prática e de uma boa leitura”.

Opinião no JP

Os colunistas da página 3

- Segunda-feira: Bernardo Souza Schwab

- Terça-feira: Nilton Santos

- Quarta-feira: Pablo Severo

- Quinta-feira: Flávio Gomes de Lima

- Sexta-feira: Paulo Sanmartin

- Sábado: Júlio Mahfus

Três perguntas para

Eládio Vieira da Cunha, diretor do JP

Por que o JP abre espaço para tantos colunistas?

“Porque sendo o JP um jornal comunitário, é urgente dar espaço para a opinião de quem vive na comunidade. São inteligências que sofrem impacto imediato do que aqui acontece ou é provocado. Conhecer seu pensamento e repartir com os leitores é missão do jornal da cidade.”

São pensamentos bem diferentes uns dos outros...

“Sim. Este é o objetivo. Colunistas de gerações diferentes, formações diferentes, atuações comunitárias diferentes e convicções diferentes. Queremos este pluralismo de opinião, abrir espaços para diferentes concepções e fontes de informação. Também é uma missão do jornal da cidade funcionar como um fórum comunitário de opiniões e ideias.”

Além da página 3, o JP tem mais colunistas...

“Sim. Temos o time diário da página 2 e mais opinião em espaços setorizados no JP2, nosso suplemento diário de cultura e entretenimento, no Bem Melhor, nosso suplemento semanal de bem-estar, e em outros espaços especiais das edições de final de semana. E ainda temos nossos blogs, assinados por especialistas em seus temas no www.jp. Temos o maior orgulho de contar com as melhores letras de nosso tempo escrevendo para os leitores do JP.”

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!

"Exercício da plenitude democrática"

Daniel Falkenberg em 28/02/2026 às 15h27

Suponho que isto seja um claro repúdio ao bolsonarismo golpista, demonstrado na preocupação de seu colega de profissão, advogado e deputado cassado Eduardo Bolsonaro, sobre QUANTOS SOLDADOS SERIAM SUFICIENTES pra fechar o STF... O atual foragido supunha que 1 soldado e 1 cabo eram suficientes! Estava redondamente ERRADO, pois a turba de MILHARES de bolsonaristas golpistas não conseguiu isto no 8/1/2023. Seu irmão Flávio Bolsonaro, pau-mandado do pai golpista, e outros cúmplices certamente tentarão atacar novamente nossa Democracia, ao menor sinal de fragilidade das instituições públicas brasileiras. Boa sorte aos 2 novos colunistas que, espero, venham colaborar na defesa da nossa DEMOCRACIA, discutir importantes questões cachoeirenses e realmente ampliar a pluralidade do JP! CHEGA DE COLUNISTA GOLPISTA!

30/05/2026 11:55

TALENTOS DE CACHOEIRA

Grupo Recordações fará show no Especialistas

Evento de marketing de competência será na noite deste sábado

30/05/2026 00:00

QUADRADINHOS DE AMOR

Encontro de crochê neste domingo

30/05/2026 00:00

ATÉ 13 DE JUNHO

31ª Trezena de Santo Antônio abre segunda

30/05/2026 00:00

TROCA DA GUARDA

Major Elói comandará o 13º GAC

29/05/2026 18:01

Autoridade na feira

Vice-governador Gabriel Souza confirma presença na 26ª Fenarroz

Gabriel Souza estará na abertura oficial da feira, em 4 de junho

29/05/2026 17:04

MEIO AMBIENTE

Prefeitura pesquisa animais em áreas de risco de inundação

Objetivo é organizar informações preventivas

29/05/2026 16:17

Alunos no quartel

Dada a largada no Bombeiro Mirim em Cachoeira do Sul

Turma é formada por 30 estudantes

29/05/2026 10:09

CONTEÚDO DO JP IMPRESSO

Abuso sexual contra menores soma 11 casos em três meses em Cachoeira

Número teve redução em relação ao mesmo período do ano passado, mas violência psicológica segue em alta

29/05/2026 00:03

MENOR EM PERIGO

11 casos de abuso sexual em três meses

2,44 mil atendimentos do Tutelar

28/05/2026 15:57

MAIS PROCESSOS

Volume de processos na Vara Federal de Cachoeira cresceu 41% em um ano

Cerca de 2,4 mil processos previdenciários estão em andamento

28/05/2026 14:55

SAÚDE

ESF Promorar estará vacinando até as 18h30min nesta quinta-feira

Ação tem o objetivo de intensificar a vacinação de estudantes que estão com as cadernetas desatualizadas

28/05/2026 14:10

DE NOVO

Ônibus da linha Promorar quebra novamente

Moradores foram afetados e manifestaram sua indignação