CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO
JP chama cidade a se planejar
Editorial de capa incentiva lideranças da cidade
O Jornal do Povo traz na capa desta edição um editorial conclamando as lideranças políticas, setoriais e comunitárias de Cachoeira do Sul a planejar a curto, médio e longo prazo o futuro da cidade. Às vésperas de lançar o Anuário Cachoeira do Sul 2023, com diagnóstico das potencialidades do município, o jornal questiona que futuro está sendo projetado pelos cachoeirenses.
Segundo o jornalista e administrador Eládio Dios Vieira da Cunha, diretor do Jornal do Povo, “toda família, empresa ou entidade têm seus planos, metas, desejos e pretensões. Precisamos pensar a cidade, organizar nossas ideias e projetar o nosso amanhã. Cachoeira está embalando neste pós-pandemia. Temos de aproveitar a onda positiva”, convida.
“Se uma comitiva cachoeirense fosse amanhã receber o governador, seguramente passaríamos vergonha. Não sabemos o que pedir, não temos ambições e nem organização comunitária para lutar por nossas grandes bandeiras. Nem sabemos direito que bandeiras são estas”, prosseguiu Eládio.
PROPOSTA DO JP
“O que estamos nos propondo”, acrescentou o diretor do JP, “não é nenhuma utopia. É apenas um alinhamento de sonhos e pretensões capazes de disciplinar nossa luta comunitária por um desenvolvimento mais rápido e organizado. Temos gente capaz para isso e uma capacidade de mobilização invejada em todo o estado. Precisamos nos beneficiar deste dom e traçarmos nossos próximos 30 anos”, concluiu.
MAPA DAS POTENCIALIDADES
Cachoeira do Sul em 2023
EM ALTA
- Emprego: 14 mil empregos formais com carteira assinada, segundo o Caged
- Saúde pública, segundo o Centro de Liderança Pública (CLP)
- Segurança pública, segundo o CLP
- Meio ambiente, segundo o CLP
- Exportações, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços
- Trigo, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE)
- Patrimônio histórico, com restauro dos prédios do Banrisul e Palácio João Neves da Fontoura e início da recuperação da Estação Férrea de Ferreira
- Prefeitura, com equilíbrio fiscal e Faps renascido
- Indústria em franco desenvolvimento e com desta-que internacional, caso de Trevisan Alimentos e Grupo AgroScrew
- Obras públicas, com troca total da iluminação pública e 30 projetos de pavimentação de trechos de rua
- Energia solar, 21ª município gaúcho no aproveitamento de usinas fotovoltaicas
- Novas frentes agrícolas: noz-pecã e olivas
- Varejo, com chegada de diversos investimentos privados nos últimos dois anos
EM BAIXA
- Produto interno bruto, segundo o IBGE
- Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese)
- Ponte do Fandango, interditada para supercargas
- Lavouras, em razão da seca, que já dura três anos
- Valor Adicionado Fiscal do agro. 12º do estado
- Rebanhos em queda, segundo o IBGE
- Ocupação urbana e trânsito, com um carro a cada 2,4 moradores, segundo o Detran
- População em queda, segundo o Censo 2022
- Poder de consumo da população, segundo IPC Marketing, 30º município no ranking gaúcho
- Saneamento básico, segundo o CLP
- Inovação, segundo o CLP
Encontrou algum erro? Informe aqui
Parabéns, JP!
Daniel Falkenberg em 25/02/2023 às 10h29O JP demonstra novamente sua integração à cidade e sua preocupação com o desenvolvimento dela. O editorial de hoje é mais uma excelente contribuição para mobilizar os cachoeirenses e discutir o futuro desta cidade.
CDL traz Tholl para o Natal
Apresentação integra a programação da CDL pelos 60 anos da entidade
Pente fino na fila das eletivas
Recursos vêm de Brasília e do governo do Estado
Centro de Equoterapia chega aos 20 anos
Cerimônia para celebrar a data será neste sábado
Posto do IGP registra filas diárias em Cachoeira
Atendimentos ocorrem através de agendamento online
Cachoeira terá procissão para Santa Josefa
Devotos farão caminhada na próxima quinta-feira
Muros do Cemitério Municipal ganham pintura artística
Ação está sendo realizada sem custos para os cofres públicos, graças à doação de tintas por moradores e amigos da comunidade.
Cachoeirense volta ao top 3 da Amazon
“Malditas” recoloca Gisele Wommer entre as autoras mais vendidas no Brasil pelo site
De Volta Para o Futuro ganha relançamento no cinema
Duas sessões estão programadas para esta quinta-feira
195 pautas no Repórter por um Dia
220 alunos de 18 escolas inscreveram 195 trabalhos no concurso do Jornal do Povo
Martin Lutero e Afad prepararam almoço para domingo no Rio Branco
Pratos da culinária italiana são destaque do cardápio
