INCENTIVO À LEITURA
JP na Aula inscreve até amanhã
Até a tarde de ontem, 114 professores já estavam cadastrados no projeto
Encerra amanhã o prazo para inscrições na 29ª JP/24ª CRE na Sala de Aula, iniciativa do Jornal do Povo que incentiva a leitura e trabalhos complementares com suas edições impressas no ambiente escolar. O cupom para o cadastramento dos professores está sendo publicado periodicamente no JP. Após preenchida, a ficha deve ser entregue na recepção do JP ou encaminhada através de uma foto do formulário para o e-mail faleconosco@jornaldopovo.com.br.
Os professores inscritos receberão, ao longo de 2025, exemplares gratuitos do JP para serem trabalhados com seus alunos na escola. O projeto tem como objetivo levar conteúdos atrativos em reportagens para serem usados como ferramenta de estudo pelos educadores. O JP/24ª CRE na Sala de Aula disponibiliza o jornal impresso para que os estudantes possam manusear, ler e aprender.
EDUCAÇÃO BÁSICA
Podem participar do projeto estudantes de toda a educação básica (ensinos fundamental e médio) das modalidades regular e educação de jovens e adultos (EJA) das redes pública e privada de ensino. Além de Cachoeira do Sul, o projeto abrange cidades vizinhas, que fazem parte da área de cobertura da 24ª Coordenadoria Regional de Educação. Até o começo da tarde de ontem, 114 professores de 58 escolas estavam cadastrados na iniciativa, somando 8.529 estudantes de cinco cidades: Novo Cabrais, Cerro Branco, Paraíso do Sul, Dona Francisca e Arroio do Tigre.
FALA, PROFESSOR
Opinião de quem já está inscrito no JP/24ª CRE na Sala de Aula
“Participo do projeto para que os alunos possam desenvolver o hábito da leitura e da interpretação de textos, melhorando a fluência e o vocabulário através de diferentes gêneros textuais. Lendo as notícias locais o aprendizado se torna mais significativo e contextualizado. E também se incentiva a leitura por prazer, pois os estudantes percebem que o jornal aborda temas do dia a dia de forma acessível. Acho importante destacar a valorização da comunidade local, pois ler sobre pessoas, eventos e desafios da própria cidade cria um senso de pertencimento e identidade cultural.”
Gisele Wommer, professora na Escola Dinah Néri
“Participo e auxilio na execução do programa JP 24ª CRE na Sala de Aula porque ele, além de incentivar a leitura crítica de nossos estudantes, vai além, culminando com o Repórter Por 1 Dia, que incentiva a autonomia e mostra que a profissão de jornalista também é um caminho possível para os nossos jovens. E as reportagens especiais são muito bem escolhidas, sempre abordando assuntos atuais e polêmicos, que instigam, esclarecem e abrem perspectivas, inclusive auxiliando na preparação para o Enem.”
Mônica Gomes Vico - assessora da 24ª CRE e professora no EJA do Sesi
“Participo do projeto para que meus alunos possam vivenciar a leitura de forma diferenciada, através de notícias locais e assuntos relevantes do nosso dia a dia. Incentivando a busca por novos conhecimentos e ampliando assim seus vocabulários e suas opiniões.”
Leticia Moraes, professora nas escolas Nossa Senhora Conceição e Diva Costa Fachin
“O JP na Sala de Aula enriquece nosso trabalho, pois os estudantes das turmas de EJA da Apae apreciam muito o Jornal do Povo impresso, gostam de explorar as imagens e comentar sobre os diferentes fatos e temas abordados, demonstrando interesse, curiosidade e motivação para que possam refletir e expor diferentes opiniões.”
Deise Moraes, professora na Apae
“Eu participo desde o surgimento do projeto pela sua importância cultural, social e cognitiva. Trabalho com todos os gêneros textuais, seus objetivos e características dentro do JP. Analiso além da reportagem. Na minha opinião, o JP na Sala de Aula é o maior e melhor projeto de incentivo à leitura.”
Rosana Ortiz, professora na Escola Liberato Salzano
“Acho muito importante tirar os alunos da tela e levar para eles a notícia impressa. Para muitos, é o primeiro contato, precisam de ajuda até mesmo para entender a sequência da notícia. E os conteúdos são sempre atualizados, nos auxiliam na produção de uma didática ativa e dinâmica.”
Viviane Bica, professora no Ciep Virgilino Jayme Zinn
“Participo do projeto devido a relevância das reportagens, dos estudantes terem acesso às informações atuais de assuntos importantes e poderem assim ser protagonistas da própria aprendizagem. Através do programa como ferramenta de estudo, os estudantes se sentem valorizados, participantes na discussão e abordagem das temáticas dentro da sala de aula, levando para suas famílias e propagando essas discussões, muitas vezes retornando com ideias e soluções para a aula, enriquecendo assim as nossas aulas.”
Lucélia Strassburger, professora na Escola Milton da Cruz
“Participo do JP na Sala de Aula com meus alunos para estimular a leitura, o pensamento crítico, a escrita, a relação entre teoria e realidade e o desenvolvimento da cidadania.”
Cleide Machado, professora na Escola Vital Brasil
“A conexão de temas cotidianos com os assuntos abordados em sala de aula tornam o aluno um grande crítico-observador do seu entorno. A participação no programa permite desenvolver cidadãos que refletem sua realidade e seu entorno. Receber o material é sempre uma alegria dentro do processo de planejamento das aulas, das produções textuais que vão desde o ensino fundamental aos alunos que estão na maratona final do ensino médio já olhando para a redação do Enem.”
Juliana Saretta, professora no Colégio Ulbra São Pedro
“Participar do JP/24ª CRE na Sala de Aula sempre foi uma experiência enriquecedora para meus alunos, pois o contato com o jornal amplia seu repertório linguístico e crítico. A leitura de notícias locais permite que eles compreendam melhor a realidade ao seu redor, desenvolvendo não apenas a interpretação de textos, mas também o senso de cidadania com assuntos relevantes do Brasil e do mundo. Além disso, ao trabalharmos com diferentes gêneros jornalísticos, os estudantes aprimoram suas habilidades argumentativas e reflexivas, tornando-se leitores mais autônomos e engajados. Acredito que essa iniciativa fortalece a aprendizagem ao conectar o conteúdo escolar com a vida cotidiana.”
Joelson Rodrigo, professor nas escolas Taufik Germano e João Neves da Fontoura
“Participo do projeto em primeiro lugar como incentivo à leitura e também motivar a leitura de jornal, de um gênero textual interessante e diversificado como notícia e reportagem. O outro motivo é que em nossa matriz curricular de Língua Portuguesa, para os anos finais do ensino fundamental, faz parte das habilidades propostas a utilização deste tipo de texto em sala de aula.”
Renata Carvalho Silva, professora na Maria Ilha Baisch, de Dona Francisca
“O projeto é importante não apenas pelo aprendizado de conteúdo, mas pela questão cultural e de acesso à informações relevantes. Através do JP na Sala de Aula, os estudantes conhecem questões da cidade em que moram, o que é muito importante como complemento à aprendizagem. Outro ponto relevante são os temas abordados, sempre atualizados e em sintonia com temas de provas de redação de vestibulares e do Enem.”
Ana Paula Mendonça, professora no Instituto João Neves da Fontoura
“O JP na Sala de Aula é uma oportunidade única para meus alunos, pois promove a leitura, ampliação vocabular e posicionamento crítico diante da realidade.”
Cristiane Stole, professora na Escola Vital Brasil
Encontrou algum erro? Informe aqui
Já são 234 casos de dengue em Cachoeira
Com números semelhantes a 2024, Cachoeira segue em 5º no ranking estadual e 9º no índice de contágio
Cachoeira do Sul tem 15,5 mil imóveis conectados na rede de esgoto
São 589 imóveis com rede disponível, mas sem a ligação
Espaço 4.0 nos planos da Prefeitura
Secretaria de Desenvolvimento Social planeja reativar o lugar
Feira da Saúde será no Bosque
Evento será na próxima terça-feira
Idosos representam 68% dos vacinados contra gripe
Já foram aplicadas 3.856 doses ao total
Esgoto para mais 255 imóveis na zona leste de Cachoeira do Sul
Investimento da Corsan será de R$ 1,2 milhão nos bairros Barcelos e Bom Retiro
Filme Pecadores chega sexta-feira ao Cine Via Sete
Longa é o mais bem avaliado da temporada
Agentes de trânsito ganham novos uniformes e Balardin posa de azulzinho
Servidores receberam um novo kit completo de uniformes e passarão por formação completa