PROJETOS EM EXECUÇÃO
Kerber cumpre a promessa
Herdeiro aguarda autorização da Prefeitura para tocar 1ª obra
O projeto de aproveitamento da área da antiga empresa Kerber no Bairro Santo Antônio, revelado na época em que a Prefeitura pensava em desapropriar o local para erguer o futuro Centro Administrativo da Prefeitura Municipal, aguarda autorização para ser executado. A Kerber, fechada há anos, foi um dos maiores fabricantes de bombas e outros equipamentos hidráulicos e pneumáticos, peças e acessórios, reconhecida no Brasil e exterior.
Sobrou o imóvel – localizado entre a Rua Pinheiro Machado e a Rua Virgílio de Abreu, na quadra entre a Rua Major Ourique e a Avenida Presidente Vargas - e a promessa do empresário Bruno Müller, filho do proprietário da área, Ricardo Tischler Müller, em utilizar o espaço com empreendimentos. Um deles está em fase mais avançada, devidamente protocolado na Prefeitura.
ESPAÇO DE BELEZA
Trata-se do Espaço de Beleza Ana Biali Studio, que exigiu a reforma da fachada para Presidente Vargas. Todo o projeto foi idealizado pelo escritório Ouki Arquitetura e Engenharia, liderado pelo engenheiro Claudio Carvalho. A inauguração deve ocorrer já nos primeiros meses de 2025. Bruno Müller, que nada tem a ver com o novo procurador jurídico da Prefeitura, revelou outro negócio para o local.
Está em andamento um estudo para a reforma do prédio que fica de frente para a Pinheiro Machado para a chegada de mais um empreendimento a ser divulgado em breve. Um terceiro negócio na Pinheiro Machado também teve projeto protocolado e está aguardando autorização da prefeitura para que possa iniciar as obras. “A execução será em fases, ajustando a demanda dos empresários parceiros que irão se instalar no local”, completa.

Espaço de Beleza Ana Biali Studio: primeiro investidor a inaugurar empreendimento
Investimentos serão na modalidade “built to suit”
O empresário acrescenta que, durante as negociações com os investidores foi definida a preferência pelo uso da modalidade “built to suit” (construído para servir). Ou seja, adequando e customizando a construção conforme a necessidade de cada um dos negócios. Nesse modelo, o proprietário ou investidor constrói, ou adapta um imóvel de acordo com as demandas do locatário.
Nessa linha, segue o primeiro projeto previsto para ser inaugurado, que é o espaço de beleza. Na imagem que ilustra o projeto arquitetônico pode-se observar o charme das paredes de tijolos à vista com o reboco antigo retirado, que junto aos detalhes da decoração geram um clima aconchegante e retrô para o ambiente, notadamente a baixo custo.

Arquitetos conseguem adequar projetos às construções pré-existentes neste sistema
MEMÓRIA
Opinião pública
Existiu um decreto de utilidade pública para o terreno, que foi inteiramente revogado. A disputa entre Prefeitura e os proprietários mobilizou a opinião pública na época. Depois, durante as negociações prevaleceu os argumentos apresentados pelos empresários, argumentando sobre a existência de projetos e que a medida drástica implementada pela Prefeitura gerou insegurança nos proprietários e parceiros investidores.
Decreto revogado
Superado esse momento, com a revogação do decreto pelo então prefeito José Otávio Germano, em 2022, o empresário Bruno Müller afirma que “as conversas foram retomadas e seguimos com o plano de investimento. Com isso pretendemos atrair novos investimentos para o local, gerar emprego e revitalizar uma das áreas mais bonitas da nossa Cachoeira do Sul”.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
CORREÇÃO: Inaugurado em julho de 2023, foi a JP Sports o primeiro empreendimento instalado no terreno da antiga indústria Kerber, e não como constou na edição de quarta-feira.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Corpo de Bombeiros promove o Guarda-vidas Mirim em Cachoeira do Sul
Atividade será nesta quarta-feira, no quartel dos bombeiros, na Rua Gabriel Leon
Carnaval de Cachoeira é na Rádio GVC.fm
Programa de entrevistas estreia hoje, às 18h
4º dia de greve na TNSG
Prefeitura tenta assegurar retomada do serviço de transporte coletivo urbano
Deusa do Jacuí gerou movimento neste domingo
Banhistas utilizaram a balsa para ir à Praia Nova; curiosos e ambulantes também marcaram presença
Morre Pardal Eidelwein, uma das lideranças de Cachoeira do Sul
Tradicionalismo, esporte e política tiveram a dedicação de Pardal
Independente está de volta
Supercampeã de Cachoeira do Sul retorna aos desfiles como bloco
O que falta para a segunda balsa?
Empresário da Naval Couto diz que garante embarcação em 40 a 50 dias e apresenta condições
UFSM/Cachoeira divulga nomes da primeira turma aprovada pelo PSS
Dos 14 candidatos, nove obtiveram vaga
Rede municipal terá jornada pedagógica
Evento inicia segunda-feira
Mais casamento que separação
Foram 211 uniões e 167 dissoluções matrimoniais em Cachoeira
Pouco movimento na balsa do Jacuí durante a tarde
Embarcação tem mais filas pela manhã e no final do dia, relatam funcionários
