PROJETOS EM EXECUÇÃO

Kerber cumpre a promessa

08/01/2025 00:05 - por Cristiano Lima jp@jornaldopovo.com.br

Herdeiro aguarda autorização da Prefeitura para tocar 1ª obra

Antiga indústria Kerber no Santo Antônio: reformas serão por etapas para ocupação / FOTOS DIVULGAÇÃO

O projeto de aproveitamento da área da antiga empresa Kerber no Bairro Santo Antônio, revelado na época em que a Prefeitura pensava em desapropriar o local para erguer o futuro Centro Administrativo da Prefeitura Municipal, aguarda autorização para ser executado. A Kerber, fechada há anos, foi um dos maiores fabricantes de bombas e outros equipamentos hidráulicos e pneumáticos, peças e acessórios, reconhecida no Brasil e exterior.

Sobrou o imóvel – localizado entre a Rua Pinheiro Machado e a Rua Virgílio de Abreu, na quadra entre a Rua Major Ourique e a Avenida Presidente Vargas - e a promessa do empresário Bruno Müller, filho do proprietário da área, Ricardo Tischler Müller, em utilizar o espaço com empreendimentos. Um deles está em fase mais avançada, devidamente protocolado na Prefeitura.

ESPAÇO DE BELEZA
Trata-se do Espaço de Beleza Ana Biali Studio, que exigiu a reforma da fachada para Presidente Vargas. Todo o projeto foi idealizado pelo escritório Ouki Arquitetura e Engenharia, liderado pelo engenheiro Claudio Carvalho. A inauguração deve ocorrer já nos primeiros meses de 2025. Bruno Müller, que nada tem a ver com o novo procurador jurídico da Prefeitura, revelou outro negócio para o local.

Está em andamento um estudo para a reforma do prédio que fica de frente para a Pinheiro Machado para a chegada de mais um empreendimento a ser divulgado em breve. Um terceiro negócio na Pinheiro Machado também teve projeto protocolado e está aguardando autorização da prefeitura para que possa iniciar as obras. “A execução será em fases, ajustando a demanda dos empresários parceiros que irão se instalar no local”, completa.


Espaço de Beleza Ana Biali Studio: primeiro investidor a inaugurar empreendimento

Investimentos serão na modalidade “built to suit”
O empresário acrescenta que, durante as negociações com os investidores foi definida a preferência pelo uso da modalidade “built to suit” (construído para servir). Ou seja, adequando e customizando a construção conforme a necessidade de cada um dos negócios. Nesse modelo, o proprietário ou investidor constrói, ou adapta um imóvel de acordo com as demandas do locatário.

Nessa linha, segue o primeiro projeto previsto para ser inaugurado, que é o espaço de beleza. Na imagem que ilustra o projeto arquitetônico pode-se observar o charme das paredes de tijolos à vista com o reboco antigo retirado, que junto aos detalhes da decoração geram um clima aconchegante e retrô para o ambiente, notadamente a baixo custo.


Arquitetos conseguem adequar projetos às construções pré-existentes neste sistema

MEMÓRIA

Opinião pública
Existiu um decreto de utilidade pública para o terreno, que foi inteiramente revogado. A disputa entre Prefeitura e os proprietários mobilizou a opinião pública na época. Depois, durante as negociações prevaleceu os argumentos apresentados pelos empresários, argumentando sobre a existência de projetos e que a medida drástica implementada pela Prefeitura gerou insegurança nos proprietários e parceiros investidores.

Decreto revogado
Superado esse momento, com a revogação do decreto pelo então prefeito José Otávio Germano, em 2022, o empresário Bruno Müller afirma que “as conversas foram retomadas e seguimos com o plano de investimento. Com isso pretendemos atrair novos investimentos para o local, gerar emprego e revitalizar uma das áreas mais bonitas da nossa Cachoeira do Sul”.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

CORREÇÃO: Inaugurado em julho de 2023, foi a JP Sports o primeiro empreendimento instalado no terreno da antiga indústria Kerber, e não como constou na edição de quarta-feira.

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!
25/06/2026 16:03

Copa do Mundo

Prefeitura terá turno único na segunda-feira por causa do jogo do Brasil

Expediente será das 7h às 13h

25/06/2026 15:59

Horário extra

Posto de saúde da Conde abre sábado para vacinação

Também será possível atualizar dados do Bolsa Família

25/06/2026 14:55

15ª unidade do estado

Sest Senat inaugura unidade de R$ 25 milhões em Cachoeira

Nova estrutura inicia com 18 colaboradores de imediato

25/06/2026 00:05

NOVA PRESTADORA

Comissão para analisar ônibus emergencial

Prefeitura vai dispensar licitação

25/06/2026 00:01

53 MIL ATENDIMENTOS POR ANO

Cachoeira ganha seu Sest/Senat

Estrutura oferecerá odontologia, nutrição, fisioterapia e psicologia

25/06/2026 00:00

CADASTRO RESERVA

Cachoeira aprova 35 no Jovem Aprendiz dos Correios

24/06/2026 13:43

Governo Lula

Ministro dos Transportes vem vistoriar a Ponte do Fandango

Inspeção será nesta quinta-feira em Cachoeira do Sul

24/06/2026 11:05

Novos aprendizes

Correios divulgam lista dos aprovados de Cachoeira no Jovem Aprendiz 2026

35 candidatos aparecem na classificação final para o município. Confira a lista completa

24/06/2026 10:04

Frio

Cachoeira do Sul amanheceu com temperatura de 1,3 grau

Foi a temperatura mais baixa até agora neste ano

24/06/2026 00:06

POEMAS DE 2026

Prêmio do JP revela amanhã os vencedores

Premiação será a partir das 18h

24/06/2026 00:01

FEIRA DO LIVRO 2026

Traz teu livro para Cachoeira, escritor

23/06/2026 17:34

Produções literárias

Feira do Livro abre inscrições para lançamentos de obras nesta quarta-feira

Autores interessados podem se inscrever até 24 de julho