PROJETOS EM EXECUÇÃO
Kerber cumpre a promessa
Herdeiro aguarda autorização da Prefeitura para tocar 1ª obra
O projeto de aproveitamento da área da antiga empresa Kerber no Bairro Santo Antônio, revelado na época em que a Prefeitura pensava em desapropriar o local para erguer o futuro Centro Administrativo da Prefeitura Municipal, aguarda autorização para ser executado. A Kerber, fechada há anos, foi um dos maiores fabricantes de bombas e outros equipamentos hidráulicos e pneumáticos, peças e acessórios, reconhecida no Brasil e exterior.
Sobrou o imóvel – localizado entre a Rua Pinheiro Machado e a Rua Virgílio de Abreu, na quadra entre a Rua Major Ourique e a Avenida Presidente Vargas - e a promessa do empresário Bruno Müller, filho do proprietário da área, Ricardo Tischler Müller, em utilizar o espaço com empreendimentos. Um deles está em fase mais avançada, devidamente protocolado na Prefeitura.
ESPAÇO DE BELEZA
Trata-se do Espaço de Beleza Ana Biali Studio, que exigiu a reforma da fachada para Presidente Vargas. Todo o projeto foi idealizado pelo escritório Ouki Arquitetura e Engenharia, liderado pelo engenheiro Claudio Carvalho. A inauguração deve ocorrer já nos primeiros meses de 2025. Bruno Müller, que nada tem a ver com o novo procurador jurídico da Prefeitura, revelou outro negócio para o local.
Está em andamento um estudo para a reforma do prédio que fica de frente para a Pinheiro Machado para a chegada de mais um empreendimento a ser divulgado em breve. Um terceiro negócio na Pinheiro Machado também teve projeto protocolado e está aguardando autorização da prefeitura para que possa iniciar as obras. “A execução será em fases, ajustando a demanda dos empresários parceiros que irão se instalar no local”, completa.
Espaço de Beleza Ana Biali Studio: primeiro investidor a inaugurar empreendimento
Investimentos serão na modalidade “built to suit”
O empresário acrescenta que, durante as negociações com os investidores foi definida a preferência pelo uso da modalidade “built to suit” (construído para servir). Ou seja, adequando e customizando a construção conforme a necessidade de cada um dos negócios. Nesse modelo, o proprietário ou investidor constrói, ou adapta um imóvel de acordo com as demandas do locatário.
Nessa linha, segue o primeiro projeto previsto para ser inaugurado, que é o espaço de beleza. Na imagem que ilustra o projeto arquitetônico pode-se observar o charme das paredes de tijolos à vista com o reboco antigo retirado, que junto aos detalhes da decoração geram um clima aconchegante e retrô para o ambiente, notadamente a baixo custo.
Arquitetos conseguem adequar projetos às construções pré-existentes neste sistema
MEMÓRIA
Opinião pública
Existiu um decreto de utilidade pública para o terreno, que foi inteiramente revogado. A disputa entre Prefeitura e os proprietários mobilizou a opinião pública na época. Depois, durante as negociações prevaleceu os argumentos apresentados pelos empresários, argumentando sobre a existência de projetos e que a medida drástica implementada pela Prefeitura gerou insegurança nos proprietários e parceiros investidores.
Decreto revogado
Superado esse momento, com a revogação do decreto pelo então prefeito José Otávio Germano, em 2022, o empresário Bruno Müller afirma que “as conversas foram retomadas e seguimos com o plano de investimento. Com isso pretendemos atrair novos investimentos para o local, gerar emprego e revitalizar uma das áreas mais bonitas da nossa Cachoeira do Sul”.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Guindaste será usado na manutenção da Barragem do Fandango
Caminhão irá operar sobre a pista da ponte nesta quinta-feira
Uergs prorrogou prazo de inscrições
Inscrições para Administração e Agronomia vão até essa quinta-feira
Prefeito teve encontro com novos diretores das escolas municipais
Educadores receberam as portarias de designação
Associação dos Cegos teve encontro com o prefeito Balardin
Uma das prioridades é garantir uma sede
Novos cursos da Ulbra sem turmas presenciais
Educação Física e Análise de Sistemas tiveram pouca procura
SUS ganha reforço de três médicos
Município chega a 23 profissionais nos postos
Carnaval vai escolher a sua corte em Cachoeira
Estão abertas as inscrições para o concurso que acontecerá em fevereiro, no GNT
Procura pela Ouvidoria do SUS cresceu 37% em Cachoeira do Sul
Foram registrados 312 atendimentos durante o ano passado
Decreto regula a temporada de verão da Praia Nova
Embarcações não podem entrar na área de banho