PROJETOS EM EXECUÇÃO
Kerber cumpre a promessa
Herdeiro aguarda autorização da Prefeitura para tocar 1ª obra
O projeto de aproveitamento da área da antiga empresa Kerber no Bairro Santo Antônio, revelado na época em que a Prefeitura pensava em desapropriar o local para erguer o futuro Centro Administrativo da Prefeitura Municipal, aguarda autorização para ser executado. A Kerber, fechada há anos, foi um dos maiores fabricantes de bombas e outros equipamentos hidráulicos e pneumáticos, peças e acessórios, reconhecida no Brasil e exterior.
Sobrou o imóvel – localizado entre a Rua Pinheiro Machado e a Rua Virgílio de Abreu, na quadra entre a Rua Major Ourique e a Avenida Presidente Vargas - e a promessa do empresário Bruno Müller, filho do proprietário da área, Ricardo Tischler Müller, em utilizar o espaço com empreendimentos. Um deles está em fase mais avançada, devidamente protocolado na Prefeitura.
ESPAÇO DE BELEZA
Trata-se do Espaço de Beleza Ana Biali Studio, que exigiu a reforma da fachada para Presidente Vargas. Todo o projeto foi idealizado pelo escritório Ouki Arquitetura e Engenharia, liderado pelo engenheiro Claudio Carvalho. A inauguração deve ocorrer já nos primeiros meses de 2025. Bruno Müller, que nada tem a ver com o novo procurador jurídico da Prefeitura, revelou outro negócio para o local.
Está em andamento um estudo para a reforma do prédio que fica de frente para a Pinheiro Machado para a chegada de mais um empreendimento a ser divulgado em breve. Um terceiro negócio na Pinheiro Machado também teve projeto protocolado e está aguardando autorização da prefeitura para que possa iniciar as obras. “A execução será em fases, ajustando a demanda dos empresários parceiros que irão se instalar no local”, completa.

Espaço de Beleza Ana Biali Studio: primeiro investidor a inaugurar empreendimento
Investimentos serão na modalidade “built to suit”
O empresário acrescenta que, durante as negociações com os investidores foi definida a preferência pelo uso da modalidade “built to suit” (construído para servir). Ou seja, adequando e customizando a construção conforme a necessidade de cada um dos negócios. Nesse modelo, o proprietário ou investidor constrói, ou adapta um imóvel de acordo com as demandas do locatário.
Nessa linha, segue o primeiro projeto previsto para ser inaugurado, que é o espaço de beleza. Na imagem que ilustra o projeto arquitetônico pode-se observar o charme das paredes de tijolos à vista com o reboco antigo retirado, que junto aos detalhes da decoração geram um clima aconchegante e retrô para o ambiente, notadamente a baixo custo.

Arquitetos conseguem adequar projetos às construções pré-existentes neste sistema
MEMÓRIA
Opinião pública
Existiu um decreto de utilidade pública para o terreno, que foi inteiramente revogado. A disputa entre Prefeitura e os proprietários mobilizou a opinião pública na época. Depois, durante as negociações prevaleceu os argumentos apresentados pelos empresários, argumentando sobre a existência de projetos e que a medida drástica implementada pela Prefeitura gerou insegurança nos proprietários e parceiros investidores.
Decreto revogado
Superado esse momento, com a revogação do decreto pelo então prefeito José Otávio Germano, em 2022, o empresário Bruno Müller afirma que “as conversas foram retomadas e seguimos com o plano de investimento. Com isso pretendemos atrair novos investimentos para o local, gerar emprego e revitalizar uma das áreas mais bonitas da nossa Cachoeira do Sul”.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
CORREÇÃO: Inaugurado em julho de 2023, foi a JP Sports o primeiro empreendimento instalado no terreno da antiga indústria Kerber, e não como constou na edição de quarta-feira.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Exército repassa 2,8 mil litros de leite ao Mesa Brasil
Produto foi arrecadado no Dia do Desafio
Interligação de redes pode afetar o fornecimento de água na zona norte
Serviço da Corsan está programado para sexta-feira
Cachoeira tem 38 vagas pelo Sisu +
Inscrições para edição especial do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) encerram nesta sexta-feira
Corsan finaliza melhorias no reservatório do Alto do Amorim
Intervenções devem melhorar pressão e velocidade do abastecimento para cerca de 15 mil moradores
Cachoeira ficou para trás no Iffar
Veja o que outras cidades fizeram para assegurar o investimento do MEC
Marcas da superenchente ainda ferem Cachoeira do Sul
A confirmação de um El Niño extremo ainda este ano resgata memória de quem sofreu com o clima na cidade e a insegurança dos problemas estruturais que ainda rondam os cachoeirenses
Justiça Federal suspende atendimento presencial por risco de quedas em prédio vizinho
Atendimentos ao público serão realizados de forma remota
Prefeitura dá posse a 27 novos servidores da Educação
Profissionais já iniciaram atividades nas escolas municipais
Sicredi instala ponto de hidratação na Rua Coberta
Equipamento oferece água quente, fria e tem cocho para animais
BM usa avião para operação de captação de órgãos no HCB
Seis médicos vieram de Porto Alegre para Cachoeira do Sul
