Artigo
Mitos e verdades que você não sabia sobre o clareamento
Catiuscia Nascimento
Cirurgiã-dentista
CRO 18594
Um belo sorriso com dentes brancos e bem alinhados é o sonho de muitas pessoas. Um dos tratamentos mais utilizados para a conquista do sorriso ideal é o clareamento dental. Por ser um procedimento simples que pode ser realizado no consultório odontológico ou até mesmo em casa. Claro que sempre após uma avaliação prévia de um especialista e seguindo as recomendações do seu dentista.
Hoje as pessoas estão mais preocupadas com sua aparência e mais conscientes da importância de ir ao dentista regularmente. A estética e a saúde bucal andam juntas, um resultado depende do outro. Porém, existem muitas dúvidas relacionadas ao clareamento que acabam desestimulando algumas pessoas. Por esse motivo, aqui vamos esclarecer alguns mitos e verdades sobre o tratamento.
Clareamento dental danifica a estrutura dos dentes
Mito. O que pode acontecer é o dente ficar mais sensível, mas não poroso ou fraco. Isso ocorre porque durante o clareamento os poros do dente ficam abertos para que o gel clareador libere as moléculas de pigmento que impedem a luz de passar. Entretanto, o procedimento não corrói o esmalte do dente e essa sensibilidade tende a diminuir após o tratamento.
Todo mundo pode fazer o clareamento
Mito. O procedimento não é indicado para grávidas e lactantes, pacientes com hipersensibilidade ao medicamento, indivíduos com doença periodontal ou retração gengival e é contraindicado em crianças menores de 15 anos.
As restaurações mudam de cor
Mito. O que muda é a cor do dente natural. Por esse motivo que após o clareamento é necessário fazer trocas das restaurações e próteses em dentes anteriores que aparecem durante o sorriso.
Cremes dentais funcionam como clareamento
Mito. Os cremes dentais possuem pouco agente clareador em sua fórmula, assim não sendo capazes de exercer essa função. O que acontece é que algumas pastas de dentes, ditas como clareadoras, possuem agentes abrasivos, que podem até remover manchas superficiais, dando a “sensação” de dentes mais brancos.
O bicarbonato de sódio clareia os dentes
Em partes. O bicarbonato é uma substância abrasiva e pode retirar manchas superficiais, o que causa a impressão de clareamento. Porém, o uso do produto deve ser utilizado somente no consultório, pois usado em excesso danifica os dentes.
O clareamento no consultório é mais eficaz do que o feito em casa
Mito. O gel clareador usado no consultório é mais concentrado, por esse motivo oferece um resultado mais rápido. Já no clareamento de moldeiras feito em casa o produto fica em contato com a estrutura dental por muito mais tempo e deixa mais branco por muito mais tempo, logo o ideal é mesclar os dois procedimentos, realizando as sessões no consultório e usando as moldeiras em casa. Ressaltando a importância de ser sempre supervisionado pelo seu cirurgião-dentista.
Alguns alimentos são proibidos durante o clareamento
Em partes. Antigamente a recomendação era de que os pacientes evitassem, tanto durante o tratamento quanto depois, alimentos com corantes. Tais como o café, refrigerantes à base de cola, chá preto, chocolate, açaí e beterraba. Hoje em dia sabemos que tudo depende da quantidade e frequência do que se é ingerido, associado com a falta de uma higienização correta. É claro que, no caso de fumantes, o ideal é eliminar o hábito ou reduzir a quantidade de cigarros para um resultado mais duradouro.
Por isso, o importante mesmo é o paciente fazer a higienização bucal completa, sem se esquecer do fio dental após as refeições e antes de dormir. Além disso, a visita ao dentista deve acontecer a cada seis meses para manter a saúde bucal
em dia.
PELE AVERMELHADA
Entenda um pouco mais sobre a Rosácea
GUA SHA
Entenda um pouco mais sobre a técnica de terapia manual
EMOÇÕES: CONTROLAR OU GERENCIAR?
O que é melhor, controlar as emoções ou gerenciá-las?
LEGUMES x VERDURAS
Quais as diferenças entre legumes e verduras
CHUVEIRO DE TETO X CHUVEIRO DE PAREDE
Saiba mais sobre os dois sistemas
LAVANDA
Conheça alguns benefícios da lavanda e como usar
MALA PRONTA
Veja os itens básicos para levar na mala para uma viagem de 3 dias
COMIDA DE ÉPOCA
Saiba por que respeitar a sazonalidade dos alimentos