Artigo

Mitos e verdades que você não sabia sobre o clareamento

18/11/2023 00:00 - por Redação

Catiuscia Nascimento
Cirurgiã-dentista
CRO 18594

Um belo sorriso com dentes brancos e bem alinhados é o sonho de muitas pessoas. Um dos tratamentos mais utilizados para a conquista do sorriso ideal é o clareamento dental. Por ser um procedimento simples que pode ser realizado no consultório odontológico ou até mesmo em casa. Claro que sempre após uma avaliação prévia de um especialista e seguindo as recomendações do seu dentista.

Hoje as pessoas estão mais preocupadas com sua aparência e mais conscientes da importância de ir ao dentista regularmente. A estética e a saúde bucal andam juntas, um resultado depende do outro. Porém, existem muitas dúvidas relacionadas ao clareamento que acabam desestimulando algumas pessoas. Por esse motivo, aqui vamos esclarecer alguns mitos e verdades sobre o tratamento.

Clareamento dental danifica a estrutura dos dentes
Mito. O que pode acontecer é o dente ficar mais sensível, mas não poroso ou fraco. Isso ocorre porque durante o clareamento os poros do dente ficam abertos para que o gel clareador libere as moléculas de pigmento que impedem a luz de passar. Entretanto, o procedimento não corrói o esmalte do dente e essa sensibilidade tende a diminuir após o tratamento.

Todo mundo pode fazer o clareamento
Mito. O procedimento não é indicado para grávidas e lactantes, pacientes com hipersensibilidade ao medicamento, indivíduos com doença periodontal ou retração gengival e é contraindicado em crianças menores de 15 anos.

As restaurações mudam de cor
Mito. O que muda é a cor do dente natural. Por esse motivo que após o clareamento é necessário fazer trocas das restaurações e próteses em dentes anteriores que aparecem durante o sorriso.

Cremes dentais funcionam como clareamento
Mito. Os cremes dentais possuem pouco agente clareador em sua fórmula, assim não sendo capazes de exercer essa função. O que acontece é que algumas pastas de dentes, ditas como clareadoras, possuem agentes abrasivos, que podem até remover manchas superficiais, dando a “sensação” de dentes mais brancos.

O bicarbonato de sódio clareia os dentes
Em partes. O bicarbonato é uma substância abrasiva e pode retirar manchas superficiais, o que causa a impressão de clareamento. Porém, o uso do produto deve ser utilizado somente no consultório, pois usado em excesso danifica os dentes.

O clareamento no consultório é mais eficaz do que o feito em casa
Mito. O gel clareador usado no consultório é mais concentrado, por esse motivo oferece um resultado mais rápido. Já no clareamento de moldeiras feito em casa o produto fica em contato com a estrutura dental por muito mais tempo e deixa mais branco por muito mais tempo, logo o ideal é mesclar os dois procedimentos, realizando as sessões no consultório e usando as moldeiras em casa. Ressaltando a importância de ser sempre supervisionado pelo seu cirurgião-dentista.

Alguns alimentos são proibidos durante o clareamento
Em partes. Antigamente a recomendação era de que os pacientes evitassem, tanto durante o tratamento quanto depois, alimentos com corantes. Tais como o café, refrigerantes à base de cola, chá preto, chocolate, açaí e beterraba. Hoje em dia sabemos que tudo depende da quantidade e frequência do que se é ingerido, associado com a falta de uma higienização correta. É claro que, no caso de fumantes, o ideal é eliminar o hábito ou reduzir a quantidade de cigarros para um resultado mais duradouro. 

Por isso, o importante mesmo é o paciente fazer a higienização bucal completa, sem se esquecer do fio dental após as refeições e antes de dormir. Além disso, a visita ao dentista deve acontecer a cada seis meses para manter a saúde bucal 
em dia.

Faça seu login para comentar!
22/06/2024 00:00

BELEZA

CONDICIONADOR ANTES DO SHAMPOO

Conheça a lavagem inversa

22/06/2024 00:00

MELHOR IDADE

IDOSO SEM FOME?

Dicas para driblar a perda de apetite e ter mais saúde na terceira idade

22/06/2024 00:00

SAÚDE BUCAL

SABURRA LINGUAL

Saiba o que é, causas, tratamento e como prevenir

22/06/2024 00:00

Verdadeiro Self X Falso Self

15/06/2024 00:01

TERAPIA PARA OS CABELOS

15/06/2024 00:00

ARTIGO

Terapia de casal 3

15/06/2024 00:00

PETS

BRINQUE COM SEU PET

Brincadeiras são aliadas da saúde canina

15/06/2024 00:00

ALIMENTAÇÃO

VINAGRE DE MAÇÃ: ELIXIR OU MODISMO?

Entenda os benefícios e como consumir com segurança

08/06/2024 00:00

COMPORTAMENTO

SÍNDROME DO HULK

O que é e como tratar o transtorno explosivo intermitente

08/06/2024 00:00

ALIMENTAÇÃO

DESVENDANDO A APLV: ALERGIA À PROTEÍNA DO LEITE DE VACA

Sintomas, diagnóstico, tratamento e tudo que você precisa saber

08/06/2024 00:00

SAÚDE

CANELITE

Saiba o que é, quais as causas, como prevenir e como se livrar da dor de forma eficaz