A 5 DIAS DO VOTO
MP cobra explicações do boneco fiscal
Uso do personagem foi denunciado
O Ministério Público Eleitoral de Cachoeira do Sul notificou o candidato a vereador Luis Fernando Marques, o Negão Fernando, do Republicanos, a prestar informações sobre o boneco que ele tem usado nas ruas em meio à sua campanha eleitoral. Batizado de Fiscal do Povo, o boneco é usado para sinalizar problemas de infraestrutura pela cidade, como buracos pelas ruas, esgoto a céu aberto, entre outras situações.
O MP Eleitoral recebeu uma denúncia apontando que o boneco seria um tipo de propaganda proibida pela legislação eleitoral. O promotor Leonardo Giron abriu prazo até quarta-feira para que o candidato apresente suas explicações.
MADEIRA E CAMISETA
O Fiscal do Povo é feito artesanalmente com alguns pedaços de madeira e vestido com uma camiseta roxa similar ao uniforme que o candidato utiliza na empresa em que trabalha. O boneco já havia sido notícia do Jornal do Povo em 25 de junho deste ano, quando a campanha ainda não havia sido iniciada. Negão disse que sua defesa será feita pelos advogados do partido.
IMPORTANTE
O candidato Negão Fernando também apresentou uma proposta de forte apelo popular caso seja eleito, dizendo que apresentará uma proposta para reduzir os salários dos vereadores, limitando a no máximo dois salários do comércio.
O QUE DIZ
Fala, Negão Fernando
- “Fiquei surpreso com essa denúncia porque eu não usei o boneco para promover a minha campanha. O boneco foi uma ferramenta para gravar vídeos para as redes sociais, onde eu colocava e logo depois retirava. A intenção era mostrar que precisamos de alguém que esteja do lado da população, cobrando soluções e melhorias.”
- “O boneco é um símbolo para cobrar e fiscalizar a cidade. Espero que, ao esclarecer essa questão, o Ministério Público entenda que a ideia foi aliar-se ao povo e não desrespeitar as regras. Espero que a denúncia seja arquivada, evitando uma multa.”
- “Perdi a conta de em quantos pontos da cidade levei o boneco. Foi muito mais de 50, onde morador chamava eu ia. Agora, com a denúncia, decidi tirar o Fiscal do Povo de circulação.”
ATENÇÃO
Na denúncia enviada ao MP, foi anexado um vídeo de cerca de quatro minutos em que o candidato Negão Fernando faz uma intervenção em campanha no Bairro Ponche Verde, onde levou o Fiscal do Povo, conversando com moradores sobre o problema de uma sanga não canalizada naquela região e de buracos pela rua.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Cachoeira formou 200 novos bacharéis em 2025
UFSM, Uergs e Ulbra com novos formandos em Cachoeira do Sul
Despenca o custo para a CNH
A partir de segunda-feira, valor será 75% menor em Cachoeira do Sul
Blablacar vira opção para quem precisa viajar
Aplicativos de carona diminuem o movimento da Rodoviária Municipal
Tempo nublado na Praia Nova
Rio Jacuí subiu de nível e água chegou à guarita dos guarda-vidas
Brigada contra motocicletas barulhentas
3 foram recolhidas no sábado
Tempo nublado afugenta público da Praia Nova
Rio Jacuí subiu de nível e água chegou à guarita dos guarda-vidas
Cachoeira se prepara para a noite da virada
SRB e Clube Comercial preparam suas festas para celebrar o novo ano
Rio Jacuí sobe e avança sobre a Praia Nova
Balsa Deusa do Jacuí mudou atracadouro
Prendinha do Fegaes entrega alimentos para o Bairro Mauá
Comunidade Nossa Senhora das Dores atende moradores carentes
Água sobe 4,68% no dia 1º
Vale para todos os consumidores
Metade dos carteiros em greve
Sem reajuste desde agosto, proposta de pagamento em abril foi rejeitada