A 5 DIAS DO VOTO
MP cobra explicações do boneco fiscal
Uso do personagem foi denunciado
O Ministério Público Eleitoral de Cachoeira do Sul notificou o candidato a vereador Luis Fernando Marques, o Negão Fernando, do Republicanos, a prestar informações sobre o boneco que ele tem usado nas ruas em meio à sua campanha eleitoral. Batizado de Fiscal do Povo, o boneco é usado para sinalizar problemas de infraestrutura pela cidade, como buracos pelas ruas, esgoto a céu aberto, entre outras situações.
O MP Eleitoral recebeu uma denúncia apontando que o boneco seria um tipo de propaganda proibida pela legislação eleitoral. O promotor Leonardo Giron abriu prazo até quarta-feira para que o candidato apresente suas explicações.
MADEIRA E CAMISETA
O Fiscal do Povo é feito artesanalmente com alguns pedaços de madeira e vestido com uma camiseta roxa similar ao uniforme que o candidato utiliza na empresa em que trabalha. O boneco já havia sido notícia do Jornal do Povo em 25 de junho deste ano, quando a campanha ainda não havia sido iniciada. Negão disse que sua defesa será feita pelos advogados do partido.
IMPORTANTE
O candidato Negão Fernando também apresentou uma proposta de forte apelo popular caso seja eleito, dizendo que apresentará uma proposta para reduzir os salários dos vereadores, limitando a no máximo dois salários do comércio.
O QUE DIZ
Fala, Negão Fernando
- “Fiquei surpreso com essa denúncia porque eu não usei o boneco para promover a minha campanha. O boneco foi uma ferramenta para gravar vídeos para as redes sociais, onde eu colocava e logo depois retirava. A intenção era mostrar que precisamos de alguém que esteja do lado da população, cobrando soluções e melhorias.”
- “O boneco é um símbolo para cobrar e fiscalizar a cidade. Espero que, ao esclarecer essa questão, o Ministério Público entenda que a ideia foi aliar-se ao povo e não desrespeitar as regras. Espero que a denúncia seja arquivada, evitando uma multa.”
- “Perdi a conta de em quantos pontos da cidade levei o boneco. Foi muito mais de 50, onde morador chamava eu ia. Agora, com a denúncia, decidi tirar o Fiscal do Povo de circulação.”
ATENÇÃO
Na denúncia enviada ao MP, foi anexado um vídeo de cerca de quatro minutos em que o candidato Negão Fernando faz uma intervenção em campanha no Bairro Ponche Verde, onde levou o Fiscal do Povo, conversando com moradores sobre o problema de uma sanga não canalizada naquela região e de buracos pela rua.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Irmãs criam campanha de Natal
Marhia Antônia e Marhia Flor tiveram a ideia com o apoio dos pais e estão arrecadando doações
Associação do Quilômetro Zero está arrecadando brinquedos
Moradores estão pedindo doações para doar na festa de Natal, beneficiando mais de 60 crianças
Liga Feminina mantém Rosângela Rocha na presidência
Voluntárias foram convidadas a continuarem na diretoria. Jantar de posse é nesta terça-feira
Rotary Integração arrecada brinquedos para doar no Natal
Em parceira com empresas locais e a comunidade, o clube doará brinquedos para crianças carentes
Defensoria Pública regulariza Promorar
Moradores tiveram atendimento no sábado
Rua Coberta segue fechada. Até quando?
Prefeitura até agora não deu o aceite
Barão do Viamão sem previsão de liberação
Trecho da via precisa ser repavimentado
Projeto leva informática ao Cristo Rei
Computadores consertados e doados
Reforma do transbordo já tem habilitada
Serviço custará R$ 94,9 mil
Cachoeira fora dos recursos para os idosos
Prefeitura ficou na suplência