Blog da Arquiteta

O que é um quarto montessoriano?

31/10/2023 13:40 - por Luiza Pereira Ribeiro

Os quartos montessorianos têm conquistado cada vez mais espaço no universo da arquitetura infantil. Inspirados na pedagogia desenvolvida pela médica italiana Maria Montessori, tem o intuito de promover a autonomia e a liberdade da criança, respeitando os limites do seu desenvolvimento natural. Em um quarto montessoriano, o design é pensado para estar ao alcance dos pequenos, promovendo o desenvolvimento motor e cognitivo de forma natural e lúdica.

Quais as características?
Móveis e elementos de decoração são dispostos de maneira que a criança possa acessá-los sem a intervenção constante de um adulto. Prateleiras baixas, camas no chão e brinquedos organizados em caixas de fácil alcance incentivam a independência e a capacidade de escolha dos pequenos. Além disso, a paleta de cores e os materiais utilizados são selecionados cuidadosamente para criar um ambiente acolhedor e estimulante.

A organização cuidadosa dos elementos permite que a criança saiba exatamente onde encontrar seus brinquedos e materiais de aprendizagem, promovendo não apenas a independência, mas também um senso de ordem e responsabilidade desde os primeiros anos de vida. Dessa forma, os quartos montessorianos se destacam como espaços que vão muito além do aspecto estético, sendo verdadeiros facilitadores do crescimento e desenvolvimento infantil. 

Aqui estão algumas características e sugestões para criar um quarto Montessoriano:

Cama no Chão:
Em vez de um berço tradicional, opte por uma cama baixa ou um colchão no chão. Isso permite que a criança entre e saia da cama com facilidade, promovendo a independência. Mas claro que seu ambiente deve ser preparado com um piso quentinho e climatização.

Acesso Livre aos Brinquedos e Materiais:
Disponibilize brinquedos e materiais de aprendizagem em prateleiras baixas, ao alcance da criança. Isso encoraja a exploração e a escolha independente.

Espelho na Altura da Criança:
Coloque um espelho seguro na parede, permitindo que a criança se observe e explore sua própria imagem.

Organização e Ordem:
Mantenha o quarto organizado, com cada item tendo um lugar designado. Isso ajuda a criança a desenvolver um senso de ordem e responsabilidade.

Materiais Sensoriais:
Inclua materiais sensoriais que estimulem os sentidos da criança, como texturas diferentes, brinquedos musicais, objetos para tocar e explorar.

Elementos Naturais:
Utilize materiais naturais, como madeira, tecidos de algodão e tapetes de fibras naturais. Isso cria um ambiente acolhedor e conectado à natureza.

Cantos Aconchegantes:
Crie espaços confortáveis para leitura e relaxamento, com almofadas, tapetes macios e iluminação suave.

Estímulo à Independência:
Incentive a criança a realizar atividades cotidianas sozinha, como se vestir, se alimentar e arrumar seus brinquedos.

Espaço para Movimento:
Deixe espaço suficiente para a criança se movimentar livremente, estimulando a atividade física e o desenvolvimento motor.

Lembre-se de que o quarto Montessoriano deve ser adaptado às necessidades e interesses específicos da criança. É importante observar e interagir com a criança para entender suas preferências e fazer ajustes conforme necessário. Além disso, considere consultar recursos e orientações de profissionais especializados em educação Montessoriana para obter mais informações e sugestões.

Faça seu login para comentar!