Blog dos Bichos

O que pode ser essa bolinha no olho do seu cachorro?

29/07/2023 09:17 - por Cristiane Vieira da Cunha

A bolinha no olho do cachorro, também conhecida como “olho de cereja”, é a ocorrência de um prolapso da glândula da terceira pálpebra, que fica bem no cantinho do olho do seu cachorro.

Essa glândula é a grande responsável pelo processo de lacrimejar do seu pet. Lembre-se de que isso é importante para manter o olho limpo e ajudar a remover impurezas da região, como poeira, sujeiras e pelos.

Assim, a bolinha é um deslocamento dessa terceira pálpebra, fazendo com que ela fique na parte mais externa do olho. Não há, ainda, uma definição das razões pelas quais isso acontece.

Uma das principais hipóteses é de que isso possa ser derivado de má formação da terceira pálpebra ou características anatômicas do animal que favorecem o problema a surgir.

O que fazer caso seu pet apresente o “olho de cereja”?

Caso você veja que seu pet está apresentando o quadro de “olho de cereja”, é fundamental que ele passe por avaliação de um médico veterinário. Isso porque o próprio quadro em si favorece o surgimento de infecções no olho do seu cachorro.

Afinal, como o canal lacrimal estará comprometido, a tendência é que mais impurezas fiquem na região e isso leve o seu pet a ter problemas que possam comprometer os olhos dele. Por isso, é importante fazer uma avaliação do quadro e saber como monitorar a questão.

Algumas raças  possuem maior tendência a desenvolver a bolinha no olho. Estão entre elas:
- Pug;
- Shih Tzu;
- Buldogue Francês;
- Buldogue Inglês;
- Lhasa Apso;
- Boxer;
- Boston Terrier.

E, também, o problema tende a ser hereditário. Ou seja, se você tem um pet com o quadro, a tendência é que seus filhotes também venham a desenvolver a condição no futuro.

Fonte: Blog Polipet

Faça seu login para comentar!