INVESTIGAÇÃO
Operação Fandango pega ritmo
Depoimentos foram agendados após reportagem do JP sobre 10 meses sem denúncia
Logo depois do Jornal do Povo publicar a reportagem “Operação Fandango é mistério”, na edição de final de semana passado, registrando os 10 meses sem nenhuma denúncia por crime de corrupção na investigação, o Ministério Público começou, na segunda-feira, a intimar os 28 suspeitos de cometerem crimes contra a administração pública em Cachoeira do Sul.
As intimações da maioria dos envolvidos começaram a ser feitas na segunda-feira e terça-feira e são a última etapa antes de começarem a ser apresentadas eventuais denúncias. Em mais de 10 mil folhas de investigação, são apurados delitos licitatórios, corrupção ativa e passiva, concussão, bem como a prática de crimes de responsabilidade.
LIGAÇÕES
Para produzir provas, agentes do MP quebraram o sigilo telefônico de agentes públicos e privados e fizeram campanas na cidade antes de bater à porta de alguns dos investigados e na Prefeitura recolhendo documentos em 28 de setembro do ano passado. Naquele dia, o então prefeito José Otávio Germano e cinco secretários municipais, além de três servidores foram afastados dos cargos.
Trechos vazados da operação revelaram suspeitas de cobrança de parte do salário do prefeito a agentes políticos e servidores, uso indevido da máquina, suspeita de fraude de combustíveis e possível cobrança de propina de empresas contratadas pelo poder público.
IMPORTANTE
A renúncia do cargo do ex-prefeito José Otávio Germano provocou uma desarticulação na investigação, que inicialmente estava a cargo da Procuradoria da Função Penal Originária do MP. Quando ele renunciou, toda a investigação passou para o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), o que pode ter contribuído para a apuração levar mais tempo.
ATENÇÃO
Após renunciar ao cargo de prefeito em virtude da Operação Fandango, o nome de José Otávio seguiu sendo cotado no meio eleitoral para disputar a eleição deste ano. Nesta sexta-feira, ele encerrou as especulações e revelou que não disputará nenhum cargo eletivo no pleito.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Crise dos ônibus confronta prefeito e sindicalista
Prefeitura procura alternativas para afastar empresa do serviço
Ryan apresenta emenda para não ampliar vale-alimentação a CCs
Parlamentar entende que cofres combalidos exigem aplicação responsável dos recursos
Balardin confronta âncora da GVC em restaurante
Prefeito reclama de não ser ouvido na GVC
Prefeitura criará cargo para Defesa Civil com salário de R$ 3 mil
Atualmente, funcionários do setor são cargos em comissão
Vereador Serginho cobra mais banheiros químicos na fila da balsa
Parlamentar alerta que motoristas têm pedido a moradores banheiro emprestado devido à demora
Medicina não vem mais
Governo Lula cancela edital de novos cursos
Governo federal cancela edital para novos cursos de Medicina
Cachoeira perde a esperança após mobilização de três anos
Virou jogo de empurra para segunda balsa
Prefeito diz não ter como arcar com custos e entende que seja uma responsabilidade do Dnit
Governo Balardin diz que acessos para segunda balsa são responsabilidade do Dnit
Município respondeu a consulta feita pelo órgão federal
