INVESTIGAÇÃO
Operação Fandango pega ritmo
Depoimentos foram agendados após reportagem do JP sobre 10 meses sem denúncia
Logo depois do Jornal do Povo publicar a reportagem “Operação Fandango é mistério”, na edição de final de semana passado, registrando os 10 meses sem nenhuma denúncia por crime de corrupção na investigação, o Ministério Público começou, na segunda-feira, a intimar os 28 suspeitos de cometerem crimes contra a administração pública em Cachoeira do Sul.
As intimações da maioria dos envolvidos começaram a ser feitas na segunda-feira e terça-feira e são a última etapa antes de começarem a ser apresentadas eventuais denúncias. Em mais de 10 mil folhas de investigação, são apurados delitos licitatórios, corrupção ativa e passiva, concussão, bem como a prática de crimes de responsabilidade.
LIGAÇÕES
Para produzir provas, agentes do MP quebraram o sigilo telefônico de agentes públicos e privados e fizeram campanas na cidade antes de bater à porta de alguns dos investigados e na Prefeitura recolhendo documentos em 28 de setembro do ano passado. Naquele dia, o então prefeito José Otávio Germano e cinco secretários municipais, além de três servidores foram afastados dos cargos.
Trechos vazados da operação revelaram suspeitas de cobrança de parte do salário do prefeito a agentes políticos e servidores, uso indevido da máquina, suspeita de fraude de combustíveis e possível cobrança de propina de empresas contratadas pelo poder público.
IMPORTANTE
A renúncia do cargo do ex-prefeito José Otávio Germano provocou uma desarticulação na investigação, que inicialmente estava a cargo da Procuradoria da Função Penal Originária do MP. Quando ele renunciou, toda a investigação passou para o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), o que pode ter contribuído para a apuração levar mais tempo.
ATENÇÃO
Após renunciar ao cargo de prefeito em virtude da Operação Fandango, o nome de José Otávio seguiu sendo cotado no meio eleitoral para disputar a eleição deste ano. Nesta sexta-feira, ele encerrou as especulações e revelou que não disputará nenhum cargo eletivo no pleito.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Incentivos para a Zé Box
Prefeitura não tem áreas para ceder para empresas se instalarem na cidade
Definida comissão que analisará novo Código Tributário
Proposta reduz juros para quem deve ao Município
Deputado Miguel Rossetto destinou R$ 150 mil para Cachoeira
Durante visita ao município, parlamentar anunciou investimento para Uergs e a Defesa Civil de Cachoeira
Cai repasse da Prefeitura para o Faps
Repasse que será feito hoje é R$ 856 mil menor do que do mês anterior
Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul adota novo logotipo
Imagem tem o desenho do Palácio João Neves, sede do Legislativo, estilizado
Faps segue em dia e 13º salário do funcionalismo está garantido
Secretaria da Fazenda pagará alíquotas do Faps nesta sexta-feira
Fórum do Faps para aplaudir Balardin
Prefeito ignora sindicatos e cria colegiado para debater o fundo com a Cacisc
Ana Paula une esforços por solução ao barranco do cemitério
UFSM alerta que sem contenção, deslizamentos vão 'até a metade do cemitério
Balardin ignora sindicatos e cria Fórum do Faps com a Cacisc
Siprom lamenta decisão e diz que governo jamais quis o diálogo
