INVESTIGAÇÃO
Operação Fandango pega ritmo
Depoimentos foram agendados após reportagem do JP sobre 10 meses sem denúncia
Logo depois do Jornal do Povo publicar a reportagem “Operação Fandango é mistério”, na edição de final de semana passado, registrando os 10 meses sem nenhuma denúncia por crime de corrupção na investigação, o Ministério Público começou, na segunda-feira, a intimar os 28 suspeitos de cometerem crimes contra a administração pública em Cachoeira do Sul.
As intimações da maioria dos envolvidos começaram a ser feitas na segunda-feira e terça-feira e são a última etapa antes de começarem a ser apresentadas eventuais denúncias. Em mais de 10 mil folhas de investigação, são apurados delitos licitatórios, corrupção ativa e passiva, concussão, bem como a prática de crimes de responsabilidade.
LIGAÇÕES
Para produzir provas, agentes do MP quebraram o sigilo telefônico de agentes públicos e privados e fizeram campanas na cidade antes de bater à porta de alguns dos investigados e na Prefeitura recolhendo documentos em 28 de setembro do ano passado. Naquele dia, o então prefeito José Otávio Germano e cinco secretários municipais, além de três servidores foram afastados dos cargos.
Trechos vazados da operação revelaram suspeitas de cobrança de parte do salário do prefeito a agentes políticos e servidores, uso indevido da máquina, suspeita de fraude de combustíveis e possível cobrança de propina de empresas contratadas pelo poder público.
IMPORTANTE
A renúncia do cargo do ex-prefeito José Otávio Germano provocou uma desarticulação na investigação, que inicialmente estava a cargo da Procuradoria da Função Penal Originária do MP. Quando ele renunciou, toda a investigação passou para o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), o que pode ter contribuído para a apuração levar mais tempo.
ATENÇÃO
Após renunciar ao cargo de prefeito em virtude da Operação Fandango, o nome de José Otávio seguiu sendo cotado no meio eleitoral para disputar a eleição deste ano. Nesta sexta-feira, ele encerrou as especulações e revelou que não disputará nenhum cargo eletivo no pleito.
Prefeitura quer ampliar prazo de contratados de residenciais terapêuticos
Serão concedidos mais seis meses de contrato
Governo Angela pede autorização para contratar psicólogo e assistente social
Remuneração será de R$ 4.507,60 para jornadas de 40 horas semanais
Tatsch propõe mais uma lei
Projeto estimula o trabalho voluntário em catástrofes
Schwab ainda está sem a TV
Candidato espera dinheiro do PRD
Candidatura de Godoi nas mãos do TRE
Pedido para juíza não foi aceito
Juíza eleitoral nega pedido de reconsideração de Godoi para concorrer
Progressistas recorre agora ao Tribunal Regional Eleitoral
Candidato faz ouvidoria na sua campanha
Eleitores relatam problemas
Projeto da segregação ficou para depois da eleição
Prefeita também quer reenviar pedido de parcelamento de dívidas ao Legislativo
Promessa: terá Carnaval
Candidatos a prefeito garantiram apoio para realizar a festa popular