INVESTIGAÇÃO
Operação Fandango pega ritmo
Depoimentos foram agendados após reportagem do JP sobre 10 meses sem denúncia
Logo depois do Jornal do Povo publicar a reportagem “Operação Fandango é mistério”, na edição de final de semana passado, registrando os 10 meses sem nenhuma denúncia por crime de corrupção na investigação, o Ministério Público começou, na segunda-feira, a intimar os 28 suspeitos de cometerem crimes contra a administração pública em Cachoeira do Sul.
As intimações da maioria dos envolvidos começaram a ser feitas na segunda-feira e terça-feira e são a última etapa antes de começarem a ser apresentadas eventuais denúncias. Em mais de 10 mil folhas de investigação, são apurados delitos licitatórios, corrupção ativa e passiva, concussão, bem como a prática de crimes de responsabilidade.
LIGAÇÕES
Para produzir provas, agentes do MP quebraram o sigilo telefônico de agentes públicos e privados e fizeram campanas na cidade antes de bater à porta de alguns dos investigados e na Prefeitura recolhendo documentos em 28 de setembro do ano passado. Naquele dia, o então prefeito José Otávio Germano e cinco secretários municipais, além de três servidores foram afastados dos cargos.
Trechos vazados da operação revelaram suspeitas de cobrança de parte do salário do prefeito a agentes políticos e servidores, uso indevido da máquina, suspeita de fraude de combustíveis e possível cobrança de propina de empresas contratadas pelo poder público.
IMPORTANTE
A renúncia do cargo do ex-prefeito José Otávio Germano provocou uma desarticulação na investigação, que inicialmente estava a cargo da Procuradoria da Função Penal Originária do MP. Quando ele renunciou, toda a investigação passou para o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), o que pode ter contribuído para a apuração levar mais tempo.
ATENÇÃO
Após renunciar ao cargo de prefeito em virtude da Operação Fandango, o nome de José Otávio seguiu sendo cotado no meio eleitoral para disputar a eleição deste ano. Nesta sexta-feira, ele encerrou as especulações e revelou que não disputará nenhum cargo eletivo no pleito.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Reeleição de Lula tem festa no Centro de Cachoeira
Manifestantes celebram virada histórica nas proximidades da Rua Coberta
Lula está reeleito presidente do Brasil
É a primeira vez na história do país que acontece uma virada do primeiro ao segundo turno
Com 16 seções apuradas, Flávio Bolsonaro vence Lula em Cachoeira
Jornal do Povo acompanha a apuração em tempo real
Apesar da prorrogação, votação do segundo turno em Cachoeira encerrou às 17h
Oficialmente, urnas deveriam estar abertas até as 19h
Cachoeirenses foram cedo votar na eleição
Votação se estende até as 17h
Campanha de Lula agita bandeiras no Centro
Manifestantes entoaram cantos em defesa dos trabalhadores
Campanha de Flávio Bolsonaro faz carreata pelas ruas de Cachoeira do Sul
Mais de 500 carros participaram do ato na estimativa dos organizadores
Vá votar, Cachoeira
2º turno tem só uma escolha, entre Lula e Bolsonaro
Vem Pro Jogo tem mata-mata
19 participam este ano e seis serão escolhidos por voto popular
Definidos cruzamentos do Vem pro Jogo
19 entidades participam este ano e seis serão escolhidas por voto popular
Promessômetro em 8,2 milhões
Virou emenda 64% do prometido em 2025
