INVESTIGAÇÃO
Operação Fandango pega ritmo
Depoimentos foram agendados após reportagem do JP sobre 10 meses sem denúncia
Logo depois do Jornal do Povo publicar a reportagem “Operação Fandango é mistério”, na edição de final de semana passado, registrando os 10 meses sem nenhuma denúncia por crime de corrupção na investigação, o Ministério Público começou, na segunda-feira, a intimar os 28 suspeitos de cometerem crimes contra a administração pública em Cachoeira do Sul.
As intimações da maioria dos envolvidos começaram a ser feitas na segunda-feira e terça-feira e são a última etapa antes de começarem a ser apresentadas eventuais denúncias. Em mais de 10 mil folhas de investigação, são apurados delitos licitatórios, corrupção ativa e passiva, concussão, bem como a prática de crimes de responsabilidade.
LIGAÇÕES
Para produzir provas, agentes do MP quebraram o sigilo telefônico de agentes públicos e privados e fizeram campanas na cidade antes de bater à porta de alguns dos investigados e na Prefeitura recolhendo documentos em 28 de setembro do ano passado. Naquele dia, o então prefeito José Otávio Germano e cinco secretários municipais, além de três servidores foram afastados dos cargos.
Trechos vazados da operação revelaram suspeitas de cobrança de parte do salário do prefeito a agentes políticos e servidores, uso indevido da máquina, suspeita de fraude de combustíveis e possível cobrança de propina de empresas contratadas pelo poder público.
IMPORTANTE
A renúncia do cargo do ex-prefeito José Otávio Germano provocou uma desarticulação na investigação, que inicialmente estava a cargo da Procuradoria da Função Penal Originária do MP. Quando ele renunciou, toda a investigação passou para o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), o que pode ter contribuído para a apuração levar mais tempo.
ATENÇÃO
Após renunciar ao cargo de prefeito em virtude da Operação Fandango, o nome de José Otávio seguiu sendo cotado no meio eleitoral para disputar a eleição deste ano. Nesta sexta-feira, ele encerrou as especulações e revelou que não disputará nenhum cargo eletivo no pleito.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Balardin derrota servidores
Prefeito já tem os 8 votos para aprovar o superparcelamento
Governo já tem votos para aprovar reparcelamento do Faps
Edimar Garcia desempatará a favor da proposta. Sindicatos se mobilizam pelas redes sociais
Leilão da Prefeitura rende 1,751 milhão
Incremento sobre o valor inicial dos itens foi avaliado em 76%
Governo pede para trancar pauta da Câmara para votar reparcelamento
Câmara decidirá na terça-feira se vota ou não a proposta
Leilão de veículos da Prefeitura rendeu R$ 1,751 milhão
Resultado significa um incremento de 76% sobre valor mínimo
PSOL vai se reorganizar em Cachoeira do Sul
Bombeiro civil Patrick Santos vai reativar a sigla na cidade
Rua Coberta fechada prejudica o comércio, atesta vereadora
Vereadora Ana Paula Melo fez pesquisa com mais de 40 lojas, que atestaram queda nas vendas durante obras
A um voto do reparcelamento
Vereador Alex da Farmácia anunciou voto a favor ao interesse do prefeito
Uso da Rua Coberta terá custo
Prefeito anunciou a novidade no Cacisc ao Meio-dia