Blog da Arquiteta

Painéis solares: sustentabilidade sem abrir mão da estética

21/03/2023 10:03 - por Luiza Pereira Ribeiro

A energia solar é uma solução eficaz para projetos mais sustentáveis. Além de reduzir 95% dos gastos mensais com energia elétrica, é uma energia renovável produzida por painéis de longa vida útil, práticos na instalação e manutenção. Mas seria possível ter eficiência energética sem abrir mão da estética do projeto? 

SIM, é possível! Neste post, conheceremos alguns projetos que aliaram a sustentabilidade à arquitetura de forma inteligente.

Uma solução comum e discreta, é a instalação das placas nos telhados com platibanda. A platibanda é uma moldura, localizada na parte superior das paredes externas, que esconde o telhado, calhas, caixa d’água, deixando a fachada com o aspecto mais retangular e modernista. A sua vantagem é a possibilidade de esconder estruturas sem beleza, dando ênfase ao que realmente importa na volumetria da casa.

 

Foto: Residência com platibanda.

Quando o arquiteto tem a possibilidade de criação, as chances de soluções criativas são maiores e seu projeto pode ganhar uma estética única. Como a Casa Yin Yang, construída na Califórnia, onde os painéis foram aplicados como cobertura para varandas. Aqui os painéis cumprem sua função e contribuem como fechamento.

 
Foto: Casa Yin Yang construída na Califórnia (EUA).

Também é possível aplicar painéis fotovoltaicos em um sistema de trilhos, podendo ser deslocados por cima do telhado. Na imagem abaixo, podemos observar um exemplo de painéis instalados em trilhos que são deslocados para cima do deck de convivência, proporcionando sombra controlada aos ambientes externos. 

 
Foto: Solar Decatlhon, 2013.

De uma forma mais imponente, a Universidade de Stanford (EUA) sustenta placas solares acima de todo o edifício afim de contribuir para sua forma arquitetônica e eficiência. Na imagem abaixo observamos como os painéis trazem continuidade à forma, ritmo aos elementos e dinamicidade ao projeto. 

 
Foto: Universidade de Stanford (EUA).

De outro modo, o projeto da Biblioteca Pompeu Fabra de Mataró, na Catalunha (Espanha), idealizou os painéis como um revestimento de fachada afim de aproveitar a insolação e embelezar sua forma.

 
Foto: Biblioteca Pompeu Fabra de Mataró, na Catalunha (Espanha).

No Brasil, já estão sendo comercializadas as telhas fotovoltaicas com um alto potencial de economia, porém ainda com um alto valor de mercado. Elon Musk, chefe executivo da Tesla, já anunciou as telhas solares mais tecnológicas do mercado, que tornam a edificação independente da rede elétrica tradicional. Esperamos que o ramo tecnológico, continue a desenvolver soluções cada vez mais eficazes e acessíveis em busca da sustentabilidade.


 
Foto: Telhas solares.

Faça seu login para comentar!