FORA LULA

Patriotas de Cachoeira do Sul mantêm mobilização por intervenção militar

07/01/2023 19:53 - por Luíza Silva faleconosco@jornaldopovo.com.br

Representantes da direita permanecem acampados na Praça da Nações

Cachoeirenses no quartel: contra a esquerda na presidência do Brasil

O presidente Lula completa neste domingo uma semana de governo, mas continua enfrentando por todo o país manifestações de cidadãos inconformados com o resultado da eleição. Em Cachoeira do Sul, neste sábado, o grupo de direita que acredita na fraude eleitoral voltou a cumprir seu ritual diário e foi à frente do quartel pedir intervenção militar.

O protesto reuniu cerca de 80 manifestantes, muito deles enrolados com a bandeira do Brasil. Enquanto isso, outros 20 permaneceram guarnecendo o acampamento que funciona como símbolo de resistência à volta da esquerda ao poder.

O ritual dura menos de uma hora. Eles se reúnem na Praça das Nações, em frente à guarnição do Exército, e caminham por cerca de 400 metros até o portão do Batalhão Conrado Bittencourt embalados pela canção "Eu te amo, meu Brasil". A música é amplificada por um caminhão-som. 

No portão do quartel, eles cantam o Hino Nacional, o Hino Rio-grandense e o Hino do Exército. Ao final, depois da oração Pai Nosso, os patriotas repetem por três vezes o grito de guerra "SOS Forças Armadas". A faixa carregada à frente da caminhada deixa claro o objetivo dos manifestantes: intervenção militar.

O horário marcado para as manifestações diárias é sempre às 18h30min, quando os cachoeirenses se dirigem à Praça das Nações e de lá iniciam a caminhada. Em menos de uma hora eles já estão de volta e logo em seguida se dispersam. 

Alguns permanecem por mais tempo no Acampamento Patriota, instalado desde 2 de novembro, logo depois da eleição que deu a vitória a Lula e frustrou a tentativa de reeleição do ex-presidente Jair Bolsonaro. 

A barraca que funciona como sede do acampamento foi reinstalada num dos cantos da praça. A estrutura anterior foi solicitada de volta pelo proprietário, mas no dia seguinte, segunda-feira passada, a nova barraca já estava erguida, exatamente no mesmo local.

O protesto diário dos cachoeirenses é conduzido ao microfone do caminhão-som pelo psicanalista Érico Magalhães, 42 anos. Na opinião dele, a eleição presidencial foi manipulada, as urnas foram fraudadas e a população não reconhece o resultado oficial. 

"Enquanto o código-fonte das urnas eletrônicas não for apresentado, continuaremos com as manifestações", garante.

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!

Até quando, JP?

Daniel Falkenberg em 09/01/2023 às 10h52

O genocida mentiroso fugiu enquanto era presidente... Sobraram milicianos bolsonaristas golpistas, muitos violentos ou armados, alimentados pela rede de mentiras e por empresários criminosos. Até quando o JP vai tratar estes antidemocratas como "patriotas"?

27/12/2025 00:01

CONTROLE SOCIAL

Hora de cobrar as promessas

Leitor do JP é convidado a ajudar na fiscalização das emendas prometidas

26/12/2025 00:06

DEVOLUÇÃO DO PRÉDIO

Prefeitura aguarda Daer

Município ainda não sabe o que fará do espaço

25/12/2025 16:15

Estrutura

Prefeitura não detalha como usará prédio do Daer na Avenida Brasil

Prefeito diz ter plano, mas mantém em sigilo

24/12/2025 00:04

OPORTUNIDADE DE EMPREGO

Prefeitura prepara seleção de serventes

Remuneração é de um salário mínimo

24/12/2025 00:02

EMENDAS DE 2025

2,8 milhões de Tatsch

Recursos para 20 ações em saúde, esporte, cultura e infraestrutura

24/12/2025 00:00

IMÓVEIS

Cedências do Daer ainda sem novidades

23/12/2025 16:28

OPORTUNIDADE

Prefeitura vai contratar 11 serventes com salário de R$ 1.518,00

Inscrições para o processo seletivo abrirão dia 5 de janeiro

23/12/2025 14:02

CONTEÚDO DO JP IMPRESSO

Câmara de Vereadores teve última sessão do ano conturbada

Vereadores tentaram constranger presidente por ameaças de esvaziar plenário contra manifestações da plateia

23/12/2025 00:06

ÚLTIMA REUNIÃO DO ANO

Réveillon quente no Legislativo

Bate-boca com Magaiver

23/12/2025 00:01

PARA A HISTÓRIA

Juliana Spolidoro confirma vitória

Tucana é a primeira presidenta da Câmara de Vereadores de Cachoeira

22/12/2025 19:26

Política

Juliana Spolidoro é a primeira presidenta da Câmara de Cachoeira

Vereadora recebeu oito votos e promete gestão democrática

22/12/2025 17:34

Eleição sindical

Sindigêneros terá nova direção a partir de 2026

Eleição para o sindicato alimentício tem chapa única