Blog dos Bichos

Pet na praia: saiba quais são os principais cuidados

24/12/2022 08:41 - por Cristiane Vieira da Cunha

Para evitar alergias, queimaduras ou infecções, alguns cuidados específicos são necessários ao levar um pet à praia.
Em vez de deixar seu filho de quatro patas em um hotel ou creche, algumas pessoas preferem levar seu peludo para uma viagem à praia. Apesar de muito gostoso e divertido, esse passeio exige alguns cuidados especiais. 

Antes de tudo, você deve saber que os pets podem ir à praia, desde que não haja restrição de animais no local escolhido. Nem todas as praias aceitam e permitem a entrada de animais de estimação. Outros só podem fazê-lo se permanecerem no colo e não pisarem na areia. Portanto, antes de viajar, certifique-se sobre as restrições do local que pretende visitar. 

Outra coisa que os pais e mães de pets devem prestar atenção é se o seu animal está preparado para nadar. Muitas pessoas pensam que os cães podem nadar naturalmente, basta colocá-los na água, mas isso não é a verdade! Algumas raças não conseguem por causa das limitações respiratórias, como Pugs e Buldogues Franceses, ou por causa das pernas curtas e corpos longos, como o Dachshund. Tenha cuidado se o seu pet correr para a água.

7 cuidados com os pets na praia 
Não há dúvida de que a praia é uma das grandes criações da natureza, o som do mar e o bater das ondas trazem uma sensação única e agradável. Mas, assim como os humanos precisam estar atentos à proteção solar, águas-vivas e insolação, os pets que acompanham os tutores também precisam de cuidados especiais. Confira a seguir quais são: 

1) Coleira e identificação do pet 
Em primeiro lugar, para garantir a segurança do seu filho de quatro patas caso ele fuja ou se perca, certifique-se de colocar uma coleira com a identificação do seu animal de estimação e as informações de contato. Além disso, é recomendado manter sempre a guia presa ao animal, por ser um ambiente diferente, com muitos estímulos, o pet pode se comportar de forma inesperada. Portanto, para evitar qualquer ataque ou briga com pessoas ou outros animais, você deve mantê-lo sob supervisão na coleira. 

2) Pet também passa protetor solar 
Existem, no mercado, alguns produtos próprios para os pets que protegem a pele do animal contra os raios ultravioletas. Garanta, também, que seu pet tenha sempre acesso à sombra, caso ele sinta a necessidade de sair do sol. 

3) Cuidados com as patinhas
Os coxins, as famosas “almofadinhas”, dos pets são muito sensíveis e, por esta razão, precisam de alguns cuidados para evitar queimaduras e ferimentos. Uma das orientações é ir à praia antes das 10h ou depois das 16h, quando a temperatura está mais amena e confortável. 

4) Prepare uma mochila para as necessidades básicas 
Tenha petiscos, comida, água, coletores de fezes e sacos para coleta de lixo em mãos. Desta forma, você estará preparado caso o animal sinta fome, sede ou faça suas necessidades na praia. 

5) Certifique-se de que a vacinação esteja em dia 
Bactérias e verminoses são facilmente transmitidas pelo contato com as fezes de animais. Portanto, como em qualquer viagem, é fundamental garantir que cães e gatos estejam vacinados e devidamente vermifugados. Por isso, leve seu filho de quatro patas para um check-up. 

6) Após o passeio na praia, o pet precisa de um bom banho 
A água salgada do mar e a areia podem penetrar facilmente nos pelos dos animais, e apenas um bom banho pode ajudar a remover esses resíduos. É importante ressaltar que a exposição à areia e à umidade da praia pode causar dermatites em pets mais propensos a alergias e problemas de ouvido, como otite, se não forem devidamente limpos e secos. 

7) Não deixe o pet sem supervisão 
Os animais são curiosos por natureza e, quando sem supervisão, podem acabar ingerindo areia, lixo ou até mesmo peixes e águas-vivas, que podem causar algum tipo de intoxicação. 

Faça seu login para comentar!