ÁREAS FORAM DOADAS PELO MUNICÍPIO

Prefeitura pede Daer de volta

14/04/2025 00:02 - por Cleber Pinto cleber@jornaldopovo.com.br

Cláusula em contrato prevê reversão de prédios

Escritório da regional de Santa Cruz do Sul é o que restou do Daer em Cachoeira / CLEBER PINTO

A Prefeitura de Cachoeira do Sul protocolou no Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer) um pedido para a entrega dos prédios da autarquia em Cachoeira do Sul. O prédio da Avenida Brasil, em frente à Igreja São José, e uma casa no Bairro Rio Branco foram construídos em terrenos doados pela Prefeitura para o governo estadual. Também pertence ao Daer uma área de 15 hectares às margens da ERS 403, na divisa com Rio Pardo e Candelária.

A Prefeitura quer o cumprimento de uma cláusula de reversão que consta no contrato quando foi feita a doação dos terrenos ao Daer. Quando foi feita a doação, foi inclusa uma cláusula em que toda a estrutura construída nos terrenos ficaria para o Município quando não estivesse sendo mais ocupada. 

DOIS FUNCIONÁRIOS
Desde a extinção da Superintendência do Daer em Cachoeira do Sul, com transferência para Santa Cruz do Sul, apenas uma parte do prédio da Avenida Brasil é ocupada. Há dois funcionários que trabalham diariamente no prédio da Avenida Brasil com foco na parte administrativa. Já a casa do Bairro Rio Branco era ocupada pelo superintendente regional do Daer.

Escritório foi o que sobrou
A assessoria de comunicação do Daer informou ao Jornal do Povo que a ideia é manter um escritório em Cachoeira do Sul, subordinado à Superintendência de Santa Cruz do Sul. A estrutura deverá comportar maquinário, materiais para obras e, ainda, os arquivos da autarquia no município.

O prédio que deverá ser ocupado pelo escritório tem dois pisos e fica na esquina da Avenida Brasil com a Rua Ivo Becker. No restante do terreno, há prédios construídos por quase toda a extensão da quadra em frente à Igreja São José, além de uma área de pátio  que faz divisa com o Cemitério Municipal.

OCUPAÇÃO DA PREFEITURA
O prefeito Leandro Balardin espera pela oficialização da entrega dos prédios por parte do Daer para definir a ocupação. “Estão sendo feitos alguns estudos. Mas nada está definido. Em princípio, será destinado para atender a Secretaria de Desenvolvimento Social”, disse Balardin.

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!
06/04/2026 00:00

Mortes

06/04/2026 00:00

COMBATE AO CRIME

Motocicleta comprada em golpe é recuperada

06/04/2026 00:00

VIOLÊNCIA

Homem leva facadas e vai parar na UTI

06/04/2026 00:00

MARIA DA PENHA

Suspeito de agredir mulher preso pela BM

06/04/2026 00:00

ÓBITO NA COSTA RICA

Arrozeiros perdem seu líder César Gazzaneo

05/04/2026 21:52

TRADIÇÃO

Cachoeira encerrou Semana Santa com celebrações neste domingo de Páscoa

Semana foi marcado por intensa fé e devoção

04/04/2026 00:05

FOMENTO

Cultura distribuirá 485 mil

Serão premiados 14 pontos de cultura e financiadas 43 iniciativas culturais com recursos federais

04/04/2026 00:00

BELAS E SOLIDÁRIAS

520 sorrisos de Páscoa

Corte do Broto mobilizou parceiros para atender a 3 projetos sociais

04/04/2026 00:00

Mortes

02/04/2026 17:18

Trânsito

13º GAC orienta militares sobre prevenção de acidentes de moto

Efetivo recebeu instruções teóricas e práticas

02/04/2026 17:04

FALECIMENTOS

Obituário

02/04/2026 15:39

ENSINO SUPERIOR

Universidades acionam a Justiça contra revogação do edital de novos cursos de Medicina

Setor vinha estudando a medida após quebra de expectativa gerada pelo governo federal