ÁREAS FORAM DOADAS PELO MUNICÍPIO

Prefeitura pede Daer de volta

14/04/2025 00:02 - por Cleber Pinto cleber@jornaldopovo.com.br

Cláusula em contrato prevê reversão de prédios

Escritório da regional de Santa Cruz do Sul é o que restou do Daer em Cachoeira / CLEBER PINTO

A Prefeitura de Cachoeira do Sul protocolou no Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer) um pedido para a entrega dos prédios da autarquia em Cachoeira do Sul. O prédio da Avenida Brasil, em frente à Igreja São José, e uma casa no Bairro Rio Branco foram construídos em terrenos doados pela Prefeitura para o governo estadual. Também pertence ao Daer uma área de 15 hectares às margens da ERS 403, na divisa com Rio Pardo e Candelária.

A Prefeitura quer o cumprimento de uma cláusula de reversão que consta no contrato quando foi feita a doação dos terrenos ao Daer. Quando foi feita a doação, foi inclusa uma cláusula em que toda a estrutura construída nos terrenos ficaria para o Município quando não estivesse sendo mais ocupada. 

DOIS FUNCIONÁRIOS
Desde a extinção da Superintendência do Daer em Cachoeira do Sul, com transferência para Santa Cruz do Sul, apenas uma parte do prédio da Avenida Brasil é ocupada. Há dois funcionários que trabalham diariamente no prédio da Avenida Brasil com foco na parte administrativa. Já a casa do Bairro Rio Branco era ocupada pelo superintendente regional do Daer.

Escritório foi o que sobrou
A assessoria de comunicação do Daer informou ao Jornal do Povo que a ideia é manter um escritório em Cachoeira do Sul, subordinado à Superintendência de Santa Cruz do Sul. A estrutura deverá comportar maquinário, materiais para obras e, ainda, os arquivos da autarquia no município.

O prédio que deverá ser ocupado pelo escritório tem dois pisos e fica na esquina da Avenida Brasil com a Rua Ivo Becker. No restante do terreno, há prédios construídos por quase toda a extensão da quadra em frente à Igreja São José, além de uma área de pátio  que faz divisa com o Cemitério Municipal.

OCUPAÇÃO DA PREFEITURA
O prefeito Leandro Balardin espera pela oficialização da entrega dos prédios por parte do Daer para definir a ocupação. “Estão sendo feitos alguns estudos. Mas nada está definido. Em princípio, será destinado para atender a Secretaria de Desenvolvimento Social”, disse Balardin.

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!
13/06/2026 00:00

31ª TREZENA

Procissão de Santo Antônio é neste sábado

13/06/2026 00:00

Mortes

12/06/2026 16:54

Homenagem ao Santo Padroeiro

31ª Trezena de Santo Antônio encerra neste sábado

Programação iniciará às 18h com procissão e segue com missa presidida pelo bispo Dom Edson Batista de Mello

12/06/2026 16:39

Obituário

12/06/2026 10:32

CONTEÚDO DO JP IMPRESSO

Mais uma cachoeirense chega aos 100 anos

Delvair de Lima Silva, moradora do Bairro Soares, é a nova sócia do Clube dos Centenários

12/06/2026 00:05

DELVAIR DE LIMA SILVA

Clube dos 100 ganha uma nova participante

Centenária vive no Soares

12/06/2026 00:00

Mortes

11/06/2026 17:49

Obituário

11/06/2026 16:42

Violência de gênero

UFSM/Cachoeira inaugura banco vermelho no campus

Símbolo de conscientização a violência contra as mulheres foi instalado na entrada do campus do Passo D'Areia

11/06/2026 16:24

Inscrição gratuita

Inscrições abertas para a 12ª Conferência Municipal de Saúde

Evento ocorre nos dias 18 e 19 de junho e reunirá profissionais da saúde para debates

11/06/2026 00:04

CONGELADA

Tarifa de ônibus aguarda Conselho de Mobilidade

Prefeitura quer manter os mesmos R$ 5,70

11/06/2026 00:01

PROJETO DE ARQUITETURA

UFSM quer levar patrimônio para os estudantes

Kits são réplicas de monumentos do município