ÁREAS FORAM DOADAS PELO MUNICÍPIO

Prefeitura pede Daer de volta

14/04/2025 00:02 - por Cleber Pinto cleber@jornaldopovo.com.br

Cláusula em contrato prevê reversão de prédios

Escritório da regional de Santa Cruz do Sul é o que restou do Daer em Cachoeira / CLEBER PINTO

A Prefeitura de Cachoeira do Sul protocolou no Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer) um pedido para a entrega dos prédios da autarquia em Cachoeira do Sul. O prédio da Avenida Brasil, em frente à Igreja São José, e uma casa no Bairro Rio Branco foram construídos em terrenos doados pela Prefeitura para o governo estadual. Também pertence ao Daer uma área de 15 hectares às margens da ERS 403, na divisa com Rio Pardo e Candelária.

A Prefeitura quer o cumprimento de uma cláusula de reversão que consta no contrato quando foi feita a doação dos terrenos ao Daer. Quando foi feita a doação, foi inclusa uma cláusula em que toda a estrutura construída nos terrenos ficaria para o Município quando não estivesse sendo mais ocupada. 

DOIS FUNCIONÁRIOS
Desde a extinção da Superintendência do Daer em Cachoeira do Sul, com transferência para Santa Cruz do Sul, apenas uma parte do prédio da Avenida Brasil é ocupada. Há dois funcionários que trabalham diariamente no prédio da Avenida Brasil com foco na parte administrativa. Já a casa do Bairro Rio Branco era ocupada pelo superintendente regional do Daer.

Escritório foi o que sobrou
A assessoria de comunicação do Daer informou ao Jornal do Povo que a ideia é manter um escritório em Cachoeira do Sul, subordinado à Superintendência de Santa Cruz do Sul. A estrutura deverá comportar maquinário, materiais para obras e, ainda, os arquivos da autarquia no município.

O prédio que deverá ser ocupado pelo escritório tem dois pisos e fica na esquina da Avenida Brasil com a Rua Ivo Becker. No restante do terreno, há prédios construídos por quase toda a extensão da quadra em frente à Igreja São José, além de uma área de pátio  que faz divisa com o Cemitério Municipal.

OCUPAÇÃO DA PREFEITURA
O prefeito Leandro Balardin espera pela oficialização da entrega dos prédios por parte do Daer para definir a ocupação. “Estão sendo feitos alguns estudos. Mas nada está definido. Em princípio, será destinado para atender a Secretaria de Desenvolvimento Social”, disse Balardin.

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!
09/05/2025 00:00

Mortes

09/05/2025 00:00

NOVO ENDEREÇO

Cartório Eleitoral de casa nova

Prédio na Rua 15 de Novembro foi alugado por R$ 5,500,00 mensais

09/05/2025 00:00

920 DOSES

Cachoeira vai vacinar contra dengue

Imunizantes chegam semana que vem

09/05/2025 00:00

AVALIAÇÃO DO CAPES

UAB/Cachoeira mantém AA

Conceito máximo já havia sido alcançado em setembro

09/05/2025 00:00

SAÚDE

HCB VIP com 30% de ocupação

Batizada de Select, ala com 8 suítes garante sustentabilidade financeira à instituição

09/05/2025 00:00

INOVAÇÃO

João Neves recebe kit de robótica

08/05/2025 16:24

visitação

Alunos da escola Antônio Vicente conheceram o JP

Estudantes aprenderam sobre a produção de jornais

08/05/2025 16:08

PREVENÇÃO

Previsão de temporal cancela aulas em escolas do interior

Medida abrange 11 escolas do meio rural

08/05/2025 12:44

Combate ao mosquito

Cachoeira do Sul vai receber vacina contra a dengue

Serão 920 doses de vacina segundo a Coordenadoria de Saúde

08/05/2025 08:20

Talento artístico

Petrus Mello foi campeão em rodeio em Ijuí

Conquista foi na modalidade de violão

08/05/2025 00:03

ANTES DO ROTATIVO PAGO

Vagas rápidas para estacionar

Espaços podem ser ocupados por 15 minutos com pisca ligado

08/05/2025 00:00

Mortes