Blog dos Bichos

Qual raça de cão combina mais com as crianças?

21/01/2023 08:14 - por Cristiane Vieira da Cunha

Crianças e pets são uma combinação perfeita, mas nem todas as raças de cães são recomendadas para serem criadas com crianças. Porém, ter um cão em casa é um processo que precisa ser pensado com muito carinho, além de vários fatores a serem analisados. Muitas crianças sonham em ter um cachorro, e a raça deles pode ser muito benéfica para a família. Encontrar o melhor cão para a criança tem a ver com uma série de fatores, como idade, tamanho do pet e temperamento. Conheça qual raça de cão combina mais com as crianças.

O que levar em conta na hora de escolher um cão para a criança?
Antes da vinda do pet para a nova família, é preciso levar em consideração alguns fatores, como:

Ambiente: o espaço da sua casa e a disponibilidade e disposição de passear com o cão precisam ser levados em conta. Isso porque cães de portes grande e gigante precisam de mais espaço, por exemplo. 

Temperamento: cães mais tranquilos e sociáveis são mais indicados, uma vez que eles são mais tolerantes às brincadeiras das crianças.

Porte da raça: cães de portes mini e pequeno são mais indicados para crianças mais novas, por conta das brincadeiras serem mais leves. Já os cães de portes grande e gigante tendem a ser mais dóceis, energéticos e brincalhões, ideal para crianças mais velhas.

Qual raça de cachorro combina mais com a criança?
Existem muitas raças de cães que são caracterizadas por serem mais sociáveis e pacientes. Antes de decidir adotar um cão, vale a pena se familiarizar com as características das raças mais amigáveis. Confira algumas dessas raças:

Cães portes mini e pequeno
Os cães pequenos gostam de crianças, além de terem muita energia e uma paciência extraordinária. Por serem excelentes companheiros, são ideais para atividades em família, como os cães das raças Yorkshire Terrier, Poodle, Maltês, Pug e Bichon Frise.

Cães porte médio
Apesar de terem um tamanho maior, os cães de porte médio são uma boa opção para crianças e adultos que gostam de esportes e atividades ao ar livre, pois são cheios de energia e amam esse tipo de interação. Além disso, são excelentes protetores e não necessitam de muito espaço, podendo ser criados em apartamentos ou casas menores. São eles: Beagle, Basset Hound, Boxer, Cocker Spaniel e Border Collie.

Cães portes grande e gigante
Cães de portes grande e gigante para crianças e idosos podem assumir o papel de companhia perfeita, pois aos mesmo tempo que são bastante agitados, sendo ideais para brincadeiras, também são excelentes cuidadores, devido a sua paciência. Entretanto, precisam de mais espaço, sendo ideais para casas com quintais ou jardins, já que adoram correr e estar na presença da família. São exemplos desse porte as raças: Labrador, Golden Retriever e Pastor Alemão.

No caso de cães sem raça definida, há uma preocupação com tamanho e temperamento do cão por haver mistura de algumas raças e nem sempre esses pontos estão definidos. Por isso, ao optar por cães dessa raça, converse com a ONG ou responsável pelo pet antes da adoção. Uma boa alternativa para isso é optar por cães mais velhos, que já saíram da fase de filhote, dessa forma já se tem uma boa ideia do tamanho e temperamento desse pet. 

Todo cão, independentemente da raça, é um ótimo companheiro. No entanto, para evitar muitas situações indesejadas, vale a pena levar em conta o espaço e o estilo de vida na hora de escolher o cão ideal para toda a família!

Faça seu login para comentar!