Artigo

Tabagismo 2

13/04/2024 00:00 - por Taugo Omar Costa

Taugo Omar Costa
Psicanálise clínica humanista
CREDENCIADO MEC. N° 1.077/2019
Pós-graduado e Doutorando em Psicanálise

Com a chegada do cigarro eletrônico no mercado, acendeu uma luz vermelha, deixando a sociedade em alerta devido ao alto grau de maleficidade causada por seu uso exagerado e sem controle, principalmente por jovens, sempre os jovens, sendo usados como cobaias e consumidores de cocaína, maconha e agora o vape.

 Outro dia assisti um depoimento de uma jovem atriz de 27 anos que, entre soluços e lágrimas, pedia encarecidamente que as pessoas parassem de usar o cigarro eletrônico, pois ela havia contraído uma enfisema pulmonar irreversível, aos olhos dos médicos. Ela revelou que em cada peça do seu apartamento tinha uma cigarreira eletrônica, cada uma com um sabor, e não via a hora de sair do trabalho e ir para casa saborear o seu vape. Foi rápido, muito rápido, o vape realmente é letal.

 É muito triste quando tu vê o sofrimento das pessoas, principalmente os viciado em cigarros, maconha, cocaína e cachaça porque não são somente eles que sofrem, mas toda a família, que vive sempre em estado de alerta.

Um caso clínico: estava num domingo a tarde ali no Rio Jacuí, assistindo as acrobacias dos jet skis, quando vi 3 jovens encostados numa camionete, um deles estava fumando, mas só via a fumaça, ele fumava e punha aquilo no bolso. Pensei: ‘‘Deve ser o vape’’. Me aproximei, pedi licença e perguntei se o que ele estava fumando era cigarro eletrônico, e ele disse que sim. Então pedi para conhecer. Ele me mostrou e me disse como funcionava, até me ofereceu se eu queria experimentar, agradeci, disse que não fumava. Quis saber por qual motivo ele estava usando o cigarro eletrônico, e ele me disse que fumava cigarro comum, mas que sofria com os preconceitos das pessoas, que ficavam sempre reclamando da fumaça, da nicotina etc. 

Então trocou o cigarro comum pelo eletrônico. Observei que o jovem tinha um pouco de ansiedade, comentei com ele sobre o depoimento da jovem atriz, ele me escutou, mas não falou nada. Me identifiquei para ele e lhe ofereci meu cartão. ‘‘Se precisares, me liga’’, eu disse. Ele agradeceu, dei tchau e fui comer um peixinho frito.

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!
01/11/2025 00:02

ALIMENTAÇÃO

PSYLLIUM

Conheça a fibra natural que se destaca no bem-estar

01/11/2025 00:00

Conexão saúde

Teste Vocacional

01/11/2025 00:00

FITNESS

ALONGAMENTO ANTES DA MUSCULAÇÃO AJUDA A GANHAR MÚSCULOS?

Prática é uma boa opção para mobilidade, postura e alívio de dores por tensão, mas não há provas robustas de que ajude na hipertrofia

01/11/2025 00:00

ALIMENTAÇÃO

COMER UMA VEZ AO DIA FAZ MAL À SAÚDE?

O efeito da refeição única diária no corpo

25/10/2025 00:00

PETS

ADOTE UM PET

Como a adoção de pets transforma vidas

25/10/2025 00:00

SAÚDE

ESPINHAS: NÃO ESPREMA!

Saiba por que não se deve espremer espinhas inflamadas

25/10/2025 00:00

Conexão saúde

Outubro Rosa Prevenção do câncer de mama

25/10/2025 00:00

SAÚDE MENTAL

PONTO CEGO: O INIMIGO INVISÍVEL

Descubra porque as pessoas caem em armadilhas mentais sem perceber

18/10/2025 00:00

Conexão saúde

Outubro Prateado Mês internacional dos idosos

18/10/2025 00:00

SAÚDE

AUTISMO: AS NOVAS REGRAS

Abordagens com evidência científica e o alerta sobre técnicas sem eficácia comprovada

18/10/2025 00:00

ALIMENTAÇÃO

BATATA: O JEITO CERTO DE COMER

Dicas simples para reduzir calorias e aproveitar as fibras e vitaminas do alimento

18/10/2025 00:00

SAÚDE

CORPO SEM LESÕES

6 estratégias para blindar músculos e articulações na academia e no esporte