JP É FERRAMENTA DE ESTUDO
Trabalhadores do futuro ainda estão na escola
Reportagem especial do Jornal do Povo deu o que falar entre os estudantes da região
O trabalhador do futuro precisa ir adaptando-se, desde já, às exigências que passarão a fazer parte dos requisitos para o preenchimento de vagas, o que envolve a força robótica, o compartilhamento de informações na internet e velocidade das redes sociais. Esse assunto foi abordado com estudantes, no decorrer do mês de setembro, por meio do projeto de incentivo à leitura JP/24ª CRE na Sala de Aula. O tema proposto pela reportagem especial para trabalhos escolares, "Trabalhador 4.0", reforçou a importância do perfil das novas gerações de profissionais das mais diferentes áreas de atuação.
Alunos da Escola Marieta Ribeiro de Almeida, por exemplo, fizeram um paralelo entre as profissões existentes e as que deverão surgir em função dos avanços tecnológicos. A professora Marisa Quadro Folgearini, do terceiro ano da Escola Nossa Senhora Medianeira, propôs um debate em sala de aula sobre os desafios dos profissionais do futuro. Já na Escola Angelina Salzano a professora Mariane Martins, além de uma reflexão referente ao tema da reportagem especial do JP, aproveitou outras matérias da edição para um trabalho curricular a respeito de estrutura textual da notícia.
IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR
A reportagem especial de outubro do projeto JP/24ª CRE na Sala de Aula será publicada na edição do Jornal do Povo da próxima segunda-feira. O tema será “Professor é a base do conhecimento”, abordando a importância dos educadores para a formação de crianças, jovens e adultos. Em dias de publicação de reportagens especiais do projeto o JP tem uma tiragem extra de aproximadamente três mil exemplares a mais.
Como o JP foi trabalhado em sala de aula no mês de setembro

Alunos da turma 301 da Escola Antônio Vicente, acompanhados da professora Rosalice Borba, leram o JP na praça vizinha do colégio, a Balthazar de Bem

Estudantes do 7⁰ ano da Escola Cândida Fortes Brandão aproveitaram um dia de sol, em meio à chuvarada registrada em setembro, para lerem e discutirem no pátio do colégio a reportagem especial do projeto JP/24ª CRE na Sala de Aula

Paralelo entre as profissões existentes e as que os estudantes acreditam que serão criadas em razão do avanço da tecnologia na Escola Marieta Ribeiro de Almeida

A professora Ana Moraes Brochi, com seus alunos da Escola Maria Paccico, em um trabalho de pesquisa sobre as profissões do futuro
ATENÇÃO
A edição 2023 é a 27ª do JP/24ª CRE na Sala de Aula, projeto de incentivo à leitura coordenado pelo Jornal do Povo, em parceria com a 24ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Em 2023 o projeto envolve 112 educadores e 8.413 estudantes de 45 escolas de Cachoeira do Sul, Agudo, Novo Cabrais, Paraíso do Sul e Cerro Branco.
GUIA JP
Como retirar exemplares do JP para trabalho em sala de aula
A retirada dos exemplares de JP para o projeto é exclusiva aos professores cadastrados e ocorre da seguinte forma:
- No Jornal do Povo, a partir das 6h30min do dia da publicação da reportagem especial, com entrada em um corredor ao lado do imóvel 836, na Rua Saldanha Marinho, nos fundos do JP.
- Na recepção do JP, a partir das 8h30min do dia da publicação da reportagem especial, na Rua 7 de Setembro, 1015.
- A partir do dia seguinte à publicação os jornais deverão ser retirados na 24ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

Debate referente aos novos desafios dos profissionais entre alunos do terceiro ano da Escola Nossa Senhora Medianeira, sob orientação da professora Marisa Folgearini

Leitura e reflexão do tema "Trabalhador 4.0" com alunos da professora Joana da Silva Rodrigues na Escola Nossa Senhora Medianeira

Trabalho sobre profissões atuais e do futuro na Escola Angelina Salzano, sob a coordenação da professora Mariane Martins
Repórter por Um Dia inscreve até dia 13
Estão abertas e irão até o próximo dia 13 as inscrições para a edição de 2023 do concurso Repórter por Um Dia. Iniciativa do Jornal do Povo, o projeto premia os melhores trabalhos jornalísticos apresentados por estudantes nas categorias reportagem, fotografia, charge e artigo de opinião. Qualquer aluno do quinto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio pode participar do Repórter por Um Dia, sejam estudantes de classes regulares ou do educação de jovens e adultos (EJA).
O concurso é uma atividade paralela do JP/24ª CRE na Sala de Aula, mas não é necessário ser participante deste projeto para aderir ao Repórter por Um Dia. Todos os professores podem incentivar e orientar seus alunos na elaboração de reportagens, artigos, charges e fotografias para o concurso. Os melhores trabalhos em cada categoria serão publicados em novembro, em um suplemento especial do Jornal do Povo. A publicação do jornal produzido por estudantes marcará o encerramento de 2023 do JP/24ª CRE na Sala de Aula.
CUPOM
Para inscrever-se, basta recortar, preencher e entregar na recepção do Jornal do Povo o cupom que está nesta edição do JP. As fichas também poderão ser enviadas preenchidas para o e-mail reporter@jornaldopovo.com.br. Os estudantes terão até 31 de outubro para elaborarem seus trabalhos de forma individual ou em duplas e enviá-los exclusivamente através do e-mail reporter@jornaldopovo.com.br. Cada aluno ou dupla pode enviar quantos trabalhos diferentes quiser, inclusive em mais de uma categoria.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Suspensa contratação da balsa
Juiz entende que empresa Lacel não atende à licitação
Mesa Brasil ajuda 6,5 mil em Cachoeira
Programa do Sesc conecta quem quer doar com quem precisa de ajuda
Mais bela negra estudantil tem inscrições abertas
Adesões vão até terça-feira
Farmácia doa ar-condicionado ao Bem Me Quer
Metade do valor arrecadado na inauguração da nova filial em Cachoeira foi para o Lar
Campanha Novembro Azul amplia horários de atendimento na Rede Municipal de Saúde
Horários ampliados buscam incentivar os cuidados com a saúde do homem
Revista Brasil Pecan é lançada em Cachoeira do Sul
Lançamento ocorreu no 2º Encontro Nacional da Pecanicultura
Rede de Farmácias São João doou aparelhos de ar-condicionado ao Lar Bem Me Quer
Metade do valor arrecadado na inauguração da nova filial em Cachoeira foram investidos na instituição de apoio a crianças
Justiça Federal suspende a contratação da balsa para Cachoeira do Sul
Empresa não atendeu aos resquisitos do edital
Sem contenção meio cemitério pode desmoronar
Ana Paula atrás de solução
Professora Eveline recebe alta do HPS
Após mais de um mês internada, educadora da rede municipal de ensino continuará tratamento de reabilitação em casa
