Blog da Arquiteta

Truques para ampliar espaços pequenos

17/01/2023 09:03 - por Luiza Pereira Ribeiro

Quando as medidas não são confortáveis, existem truques que podemos utilizar para dar a sensação de amplitude nos ambientes internos.  Separei os truques mais comuns sobre o assunto:

- Cores claras
As cores claras refletem a luz e as cores escuras absorvem, por conta disso, os nossos olhos tendem a interpretar ambientes claros como mais amplos. 


Foto: estratégias utilizando a pintura de parede.

- Espelhos
Os espelhos refletem os espaços, trazendo a possibilidade de duplicar o ambiente. Eletrodomésticos espelhados também criam a mesma sensação, mas tome cuidado com a quantidade de elementos espelhados, isso pode deixar o ambiente confuso. 

- Boa iluminação
Uma boa iluminação ajuda a ampliar o ambiente, justamente por tornar visível todos os pontos e cantos. Quando falamos em ambientes pequenos, devemos pensar em luminárias embutidas que ocupam menos espaço. 

 

 

- Linhas visuais 
Crie linhas visuais, tanto verticais quanto horizontais na sua decoração. Analise a sua volta, um espelho, que começa no piso e se estende até o forro, amplia o nosso pé direito, enquanto um painel de MDF, na horizontal, cria uma continuação e foco no comprimento da parede. É possível ampliar os ambientes a partir dessas percepções, evitando quebras visuais. 

- Decoração minimalista
Nunca é uma boa opção exagerar nos itens de decoração quando se trata de ambientes pequenos, pois os detalhes causam efeitos de luz e sombra diminuindo a sensação de amplitude.

E então, qual truque você utilizaria?

 

 

Faça seu login para comentar!