ENSINO SUPERIOR

UAB não quer ir para a Uergs

28/10/2025 00:00 - por Vinícius Severo vinicius@jornaldopovo.com.br

Documento encaminhado ao governo sugere negociação com dono do atual prédio

A coordenação da Universidade Aberta do Brasil de Cachoeira do Sul (UAB) encaminhou um ofício ao prefeito Leandro Balardin para que ele reveja a ideia de transferir o polo de ensino superior a distância para salas desocupadas da Uergs/Cachoeira.

O manifesto visaria não impedir o projeto comunitário de duplicação da instituição de ensino superior estadual, que tentará junto ao governo estadual o aumento de vagas ou a oferta de novos cursos na cidade, mobilização que foi lançada recentemente pela confraria Gabinete da Crise.

CONSTRANGIMENTO

Na última semana, o avanço das tratativas para tirar a UAB de onde está (em reunião do coordenador da Uergs com o prefeito) causaram constrangimento interno não só entre servidores do polo, que a cada governo convivem com esta ameaça, mas na própria Uergs, onde alguns professores e servidores são contrários à instalação da UAB, entendendo que esta barraria a luta pelo crescimento da unidade.

Sede atual é o melhor para a UAB

Em mensagem ao prefeito, foi afirmado que o atual prédio da UAB/Cachoeira é visto como a melhor alternativa para as atividades, enfatizando que o polo abriga hoje 14 cursos de graduação, está com dois processos seletivos abertos e deve receber outros cinco cursos superiores em 2026. O manifesto sugere ao prefeito que renegocie o valor do aluguel com o proprietário. 

Um dos argumentos usados seria que para o polo manter seu conceito AA junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (Capes) é necessário estar instalado em espaço físico adequado e que comporte estruturas como salas de aula, laboratórios, biblioteca, como ocorre atualmente. Há um temor entre servidores da UAB de que o espaço na Uergs não seja suficiente para o polo, mas oficialmente ninguém fala sobre isso temendo represálias do prefeito. 

EMPENHO

Tanto que a coordenadora Denise Brum preferiu não dar mais detalhes sobre sua posição em relação ao tema. Oficialmente, Denise afirmou que ela e seus colegas estão “sempre trabalhando por uma UAB melhor, atentos aos cursos, aos acadêmicos e ao bom andamento das atividades. Sigo empenhada em buscar o melhor para essa universidade”, limitou-se.

IMPORTANTE

O governo municipal quer reduzir os gastos com aluguel do atual prédio da UAB, que custa R$ 14 mil mensais e fica na curva da Júlio de Castilhos, e está em negociações com a Uergs desde agosto deste ano para se instalar no prédio da instituição na Rua 7 de Setembro, onde não pagaria locação. Desde o dia 8 deste mês a reportagem do Jornal do Povo tentou informações sobre as negociações para a mudança com a secretária de Gestão e Governança Paola Braga, mas ela não deu maiores detalhes sobre o processo.

PARA SABER MAIS

O que está acontecendo

- O JP noticiou no último dia 10 as tratativas do governo para instalar a UAB na Uergs. 

- A reportagem teve como fonte a própria Uergs, que informou ter recebido uma comitiva do governo e da UAB que foram tratar da possibilidade. 

- A Prefeitura foi insistentemente procurada para dar maiores detalhes, mas não se manifestou.  

- Neste encontro já havia sido afirmado ao Município a necessidade de elaboração de um projeto técnico para ocupação das salas ora ociosas.

- Na semana passada, o tema evoluiu com algumas contrapartidas pedidas pela coordenação regional da Uergs em encontro com o prefeito, indicando que a transferência poderia evoluir. 

- Isso gerou uma reação comunitária porque há uma mobilização comunitária que pleiteará a duplicação da Uergs junto ao governo estadual, bandeira que poderia ser esvaziada com a ocupação das salas pela UAB. 

- A própria UAB manifestou ao prefeito o desejo de não ir para a Uergs para não impedir o projeto pela duplicação.

Prefeito acusa jornal de mentir, mas não prova


Prefeito acusou repórter de não ouvi-lo, mas foi procurado e não respondeu

A reportagem do Jornal do Povo contatou o prefeito Leandro Balardin diretamente na tarde desta segunda-feira, durante o grande expediente da Câmara de Vereadores alusivo ao Outubro Rosa. O prefeito reagiu de forma deselegante e áspera ao repórter, afirmando que ele não teria tentado ouvi-lo sobre o assunto antes de reportagens anteriores.

Balardin, no entanto, parece ter se esquecido que, no dia 8 de outubro, o repórter encaminhou mensagem diretamente ao seu celular solicitando informações sobre o tema. No mesmo dia, o prefeito também foi procurado por telefone, mas não atendeu. Para a produção da primeira reportagem sobre o tema, publicada em 10 de outubro, a secretária de Gestão e Governança, Paola Braga, também foi procurada, sem fornecer detalhes sobre o assunto. O prefeito ainda acusou a reportagem de ter publicado “mentiras”,  mas, em nota divulgada ontem sobre o tema, não apontou qualquer informação inverídica nas matérias.

Governo se manifesta por nota

Por meio de nota encaminhada ontem pelo procurador Bruno Müller, a Prefeitura disse estar “analisando com atenção e transparência a possibilidade de alocação da UAB em outra sede desde o início da gestão”, afirmando que a busca de novo prédio  para reduzir o gasto com aluguel, citando ainda que o governo teria recebido “inúmeras reclamações” sobre a infraestrutura do prédio da Júlio de Castilhos.

O governo mencionou que analisava duas alternativas, o prédio da Mitra e a UFSM/Cachoeira, mas esta não teria espaço devido às negociações para receber o Iffar. A UFSM foi quem sugeriu ao governo que estudasse a transferência para a Uergs, já que teve no passado uma parceria com a instituição estadual. Na nota, a Prefeitura diz que “jamais quis tomar espaço da Uergs” e encerra dizendo que ainda não decidiu nada sobre a mudança.

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!
28/10/2025 00:00

BATE-BOCA

Salário de servidor abaixo do mínimo

28/10/2025 00:00

SAÚDE DA MULHER

Câmara abraça o Outubro Rosa

27/10/2025 00:04

TORNEIO DE EMENDAS

Impositivas de Ana Paula na fase final

6 lutam em 3 categorias

27/10/2025 00:02

508 MIL EM 2026

Emendas participativas de Ryan são definidas

26/10/2025 16:35

Torneio de Emendas

Emendas participativas de Ana Paula estão na fase final

Votação ocorre até esta segunda-feira. São seis organizações concorrendo em três categorias.

25/10/2025 00:05

PROJETOS DE BALARDIN

Faps perderá 20 milhões por ano

Reparcelamento obrigará outras medidas para não matar o fundo

25/10/2025 00:02

AÇÃO SOCIAL

Balardin não quis a Cozinha Comunitária

Prefeitura não se inscreveu no edital estadual que apoia estes espaços

25/10/2025 00:01

RUAS BATIZADAS

Homenagem a Marly Caspary e Sheila Boustany

Iniciativa é da vereadora Ana Paula

24/10/2025 15:15

Projeto social

Governo Balardin não buscou recursos para retomar a Cozinha Comunitária

Prefeitura não se inscreveu em edital estadual que apoia estes espaços

24/10/2025 14:57

Projeto de lei

Ana Paula Melo batiza ruas em homenagem a Sheila Boustany e Marly Caspary

Empresárias tiveram grande atuação comunitária em Cachoeira

24/10/2025 00:03

CACISC AO MEIO-DIA

Cachoeira pede socorro à Corsan pelo Chatodô

Empresa reafirmou investimentos já anunciados anteriormente

24/10/2025 00:00

VEREADORA ANA PAULA

Torneio das impositivas tem 1ºs classificados

Projeto na fase semifinal